Os benefícios da aveia e diferenças entre cada apresentação da planta

Os benefícios da aveia e diferenças entre cada apresentação da planta

Flocos, farinha ou farelo, esse grão pode ajudar no emagrecimento

A aveia é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos disponíveis, oferecendo uma variedade de benefícios para a saúde quando incorporada à dieta regular. Além disso, existem diferentes tipos de aveia, cada um com suas próprias características e benefícios únicos.

Benefícios da Aveia

Fonte de Nutrientes Essenciais: A aveia é rica em nutrientes importantes, incluindo fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e zinco. Esses nutrientes desempenham papéis cruciais no funcionamento adequado do corpo humano. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, além de ajudar a manter a saúde digestiva e imunológica. Os detalhes de cada uma dessas propriedades serão explicados a seguir. 

Promove a Saúde Digestiva:

A alta quantidade de fibras na aveia, especialmente a fibra solúvel chamada betaglucana, ajuda a regular o sistema digestivo e  também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação. A aveia também está associada à diminuição do risco de câncer de cólon.

Controla o Colesterol:

A aveia é conhecida por seu potencial em reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, graças às suas fibras solúveis. Isso pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Ajuda na Perda de Peso:

A inclusão de aveia na dieta pode auxiliar na perda de peso devido à sua capacidade de promover a saciedade e controlar o apetite, ajudando as pessoas a comerem menos calorias ao longo do dia.

Estabiliza os Níveis de Açúcar no Sangue:

As fibras presentes na aveia ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a condição.

Tipos de Aveia e para que serve cada um:

  • Aveia em Flocos (ou flocos de aveia): Esta é a forma mais comum e versátil de aveia, disponível em flocos finos, médios ou grossos. Pode ser usada para preparar mingaus, granolas, bolos, biscoitos e muito mais.
  • Aveia Instantânea (ou aveia rápida): Essa variedade é pré-cozida e laminada, o que a torna mais rápida de cozinhar. É ideal para quem tem pouco tempo pela manhã e deseja um café da manhã saudável.
  • Aveia em Flocos de Aço (ou steel-cut oats): Esta forma é a aveia integral cortada em pedaços menores com uma lâmina de aço. Ela leva mais tempo para cozinhar do que os flocos de aveia, mas retém mais textura e sabor.
  • Aveia em Farelo: Esta variedade é feita moendo a casca do grão de aveia. É uma excelente fonte de fibras, mas tem uma textura mais grossa e pode ser mais difícil de cozinhar.
  • Independentemente do tipo escolhido, a aveia oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde e pode ser facilmente incorporada à dieta de diversas maneiras. Desde o tradicional mingau de aveia até biscoitos e barras de granola, há opções para todos os gostos e preferências alimentares. Incorporar aveia em sua dieta pode ser uma maneira deliciosa e nutritiva de melhorar sua saúde geral a longo prazo.

Aveia tem glúten?

Não. Muitas pessoas acreditam que a aveia contém glúten e, por isso, evitam comer qualquer coisa que leve essa planta como ingrediente. O que acontece é que muitos alimentos que levam aveia na composição têm contaminação cruzada com recipientes da fábrica onde a proteína esteve presente – o que acaba fazendo quem tem alergia ao glúten acreditar que a grande culpada é a aveia.

Aveia engorda?

Não existe relação entre ganho de peso e consumo de aveia. Pelo contrário, como dito antes, o cereal ajuda no controle de doenças cardiovasculares e dá a sensação de saciedade por seu índice glicêmico ser baixo – o que significa que ela é absorvida aos poucos pelo organismo. A betaglucana presente na aveia ajuda a liberar hormônios produzidos no intestino que levam à redução da ingestão calórica, o que evita o ganho de peso.