Melancia tem inúmeros benefícios; saiba como escolher a ideal

Melancia tem inúmeros benefícios; saiba como escolher a ideal

Promover a hidratação do corpo é apenas uma das coisas que essa fruta promove no nosso organismo

A melancia, com sua polpa suculenta e sabor doce, é uma fruta tão refrescante quanto nutritiva. Originária da África, tornou-se um alimento popular em todo o mundo, não apenas por seu delicioso sabor, mas por seus inúmeros benefícios à saúde. Desde o aumento da hidratação até a promoção da saúde cardiovascular, esta fruta oferece uma ampla gama de vantagens nutricionais e medicinais. Por isso, reunimos diversos benefícios da melancia para que você fique por dentro de como ela pode melhorar sua qualidade de vida.

Vitaminas e minerais na melancia

Essa fruta faz bem à saúde, em parte, por causa das vitaminas que carrega em sua polpa. A melancia é rica em vitamina C, E, A e B6. Isso significa que ela é muito benéfica para cabelos, pele, sistema imunológico e outras partes do corpo, além de ser extremamente hidratante pela quantidade de água que carrega. 

Ainda falando na parte de nutrientes, a melancia tem cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio, que atuam em diversas áreas do metabolismo. Até câncer e doenças cardíacas podem ser prevenidas com essa fruta devido ao licopeno, um componente que está presente na cor avermelhada desse alimento.

Consumida regularmente, pode prevenir pedras nos rins, sendo diurética e ajudando a manter a urina limpa. É ótima para refrescar em dias quentes, protegendo a pele do sol e evitando o envelhecimento precoce devido aos carotenoides presentes, como o já citado licopeno. O intestino não fica de fora nos órgãos que são “tratados” por essa fruta. Rica em fibras, além de promover a saciedade de quem come, ela também ajuda na digestão e bom funcionamento do intestino. 

Benefícios da melancia para o resto do corpo

Possuindo antioxidantes como beta-caroteno, luteína e zeaxantina, a melancia é uma grande aliada na prevenção de doenças oculares e manutenção da boa visão. Catarata, degeneração macular e cegueira noturna são prevenidas em quem tem uma dieta rica nessa fruta. 

Problemas para dormir também podem ser tratados com melancia. A fruta melhora a produção de serotonina, que age diretamente ligada à produção de outro hormônio importantíssimo para uma boa noite de sono: a melatonina. Isso ajuda no descanso, trazendo sensação de bem estar durante a noite e, consequentemente, o dia. 

Como escolher a melancia?

Podemos usar três técnicas para escolher a melancia ideal. Cor, maturação e “cara boa” são os métodos mais usados para acertar na hora de comprar a fruta: 

  • Se a melancia estiver em fatias, aposte na que estiver com o interior mais vermelho – é sinal de que ela está bem doce. 
  • Casca mole e manchas escuras são um sinal claro de que aquela fruta não está boa para consumo. Quanto mais firme a casca, melhor – e, se tiver manchas brancas, tudo bem também. 
  • Por fim, a maturação da melancia ideal é quando batemos os dedos e ouvimos um som grave vindo de dentro dela. Se o som estiver “metálico”, significa que ela não está madura. 

Quem não pode comer melancia

Apesar de ter inúmeros pontos a seu favor, a melancia pode ser um perigo para pessoas diabéticas por ser muito doce. Por isso, o consumo dela para pessoas com esse tipo de problema deve ser feito de acordo com indicação médica, na quantidade e frequência adequada para evitar problemas.

Mitos e verdades sobre a melancia

A melancia, assim como qualquer alimento, também carrega consigo algumas polêmicas. Mas será que todas elas são reais? É isso que iremos descobrir na sequência.

  1. Melancia causa indigestão. Mito. De acordo com o médico Durval Ribas Filho explicou, em entrevista ao G1, que a fruta melhora toda a parte digestiva por ter muitas fibras – que são essenciais para o bom funcionamento do intestino. 
  2. A melancia reduz a acidez do estômago e da urina. Verdade! Essa propriedade da fruta garante que quem a coma com frequência não tenha pedras no rim – justamente por diminuir a acidez da urina.
  3. Consumir melancia de noite faz mal. Mito. Não existe estudo científico que comprove a relação entre melancia e problemas durante a noite. Muito disso se deve à crença de que a fruta é indigesta mas, como explicamos anteriormente, não é o caso da melancia. 
  4. Melancia ajuda a emagrecer. Verdade! Por ser uma fruta pouco calórica, ela é uma ótima opção para quem quer perder peso. Além disso, a alta quantidade de água e  fibras trazem a sensação de saciedade, evitando que a pessoa coma mais do que necessita. Já a parte branca e as sementes da fruta auxiliam a manter a massa muscular enquanto o corpo elimina gordura. 

Informações retiradas do g1, Minha Vida, Unimed e Tua Saúde.