Melancia regula o sono? Veja 6 benefícios da fruta

Melancia regula o sono? Veja 6 benefícios da fruta

Embora não tenha propriedades sedativas diretas, a melancia pode promover uma boa noite de sono

Embora seja considerada uma hortaliça, a melancia é versátil e pode ser consumida de várias formas, desde sucos até sobremesas e receitas salgadas, mantendo um baixo teor calórico. Essa característica, aliada aos seus inúmeros benefícios à saúde, destaca a melancia como uma escolha nutritiva e saborosa para incluir na dieta diária.

A melancia é uma fonte rica em vitaminas, oferecendo diversos benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, digestivas e anti-hipertensivas. Sua abundância de antioxidantes também contribui para a proteção das células contra danos causados pelos radicais livres, ajudando na prevenção de doenças cardíacas, neurodegenerativas e câncer.

6 benefícios da fruta:

Melancia e o sono repousante: Embora não tenha propriedades sedativas diretas, a melancia pode promover uma boa noite de sono devido à produção de melatonina a partir da serotonina, proporcionando sensação de descanso e conforto durante a noite.

Benefícios para pele e cabelo: As vitaminas A e B6 presentes na melancia contribuem para a saúde dos folículos capilares, regeneração celular e produção de sebo, mantendo a saúde da pele e dos fios.

Fortalecimento do sistema imunológico: Rica em vitamina C, a melancia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sendo uma opção para reduzir o risco de resfriados durante o inverno.

Baixo teor calórico: Com apenas 6% de açúcar em sua composição, a melancia é uma opção de baixa caloria e pode ser consumida sem afetar significativamente os níveis de açúcar no sangue, sendo uma alternativa saudável para satisfazer o desejo por doces.

Hidratação eficiente: A melancia, composta principalmente de água, ajuda a manter o corpo hidratado, regulando a temperatura corporal e promovendo uma pele e cabelos saudáveis.

Prevenção de doenças: Rico em licopeno, a melancia possui propriedades antioxidantes que contribuem para o equilíbrio oxidativo do organismo, prevenindo a formação de placa de ateroma nos vasos sanguíneos e auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, disfunção erétil, hipertensão, sensibilidade à insulina e degeneração macular. As informações são do Globo Rural.