Como manter a hidratação do corpo no verão?

Como manter a hidratação do corpo no verão?

Saiba mais sobre a importância da água para a saúde e descubra como manter o corpo bem hidratado na estação mais quente do ano.

Os dias ensolarados do verão são um convite para os banhos de mar e de piscina, os passeios com as crianças, o happy hour com os amigos e tantas outras atividades ao ar livre. Só que as temperaturas mais elevadas nessa época do ano exigem atenção redobrada com a hidratação.

Com o calor, o nosso corpo acaba perdendo mais líquidos através do suor, da urina e até da respiração. Por isso, é tão importante reforçar o consumo de água para manter a saúde em dia durante toda a estação.

Banner canal Reclame

Mas você sabe por que a água é tão importante para o nosso organismo e quais os efeitos da desidratação? Ou como manter a hidratação no período de calor? É exatamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Acompanhe as orientações e saiba mais.

Qual é a importância da água para o nosso corpo?

Talvez você já tenha ouvido falar que mais da metade do peso do nosso corpo é composto por água. Essa substância é tão importante para o funcionamento do organismo que sem ela sobreviveríamos apenas alguns dias.

Precisamos de água para muitas funções, como digerir alimentos, absorver nutrientes, eliminar substâncias em excesso ou tóxicas e melhorar a circulação sanguínea. Em consequência, a água acaba auxiliando na prevenção de doenças e na nossa qualidade de vida, já que promove o bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, a água tem um papel essencial no processo de termorregulação, ajudando a manter a temperatura do corpo estável mesmo quando a temperatura do ambiente externo varia.

Para regular a sua temperatura, o organismo utiliza diversos mecanismos, incluindo a transpiração. Quando o suor evapora, é liberada a energia calorífica, o que faz com que o corpo esfrie. E, nesse processo, eliminamos parte da água que temos no organismo.

Por essas razões, é imprescindível manter-se hidratado ao longo de todo o dia. Se você tem dúvidas sobre qual a quantidade ideal de água diária, não deixe de ler o próximo tópico.

Dica: Salada nutritiva e deliciosa: conheça as diferentes opções

Qual é a quantidade de água diária recomendada?

O consumo diário ideal de água varia em função de diversos fatores, como as condições climáticas da região e também o peso e idade da pessoa.

A recomendação geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que adultos bebam pelo menos dois litros de água por dia. Mas isso não é regra, já que algumas circunstâncias fazem com que o organismo precise de mais água para manter-se hidratado e saudável, como o calor ou a prática de atividade física.

A principal orientação é estar atento ao seu corpo. Um dos sinais mais básicos de que precisamos de água é quando sentimos sede. Procure satisfazer essa necessidade sempre que o organismo acende o alerta. Mas, busque criar o hábito de beber água mesmo sem ter a sensação de sede, pois neste caso o seu organismo já está sentindo falta do líquido.

Com as crianças, é preciso um pouco mais de atenção, pois nem sempre elas sabem sinalizar quando estão com vontade de beber água. O Ministério da Saúde explica que a bebida deve ser oferecida para os pequenos a partir do momento que novos alimentos, além do leite materno, são incluídos na rotina.

Os cuidados valem para as pessoas idosas, pois elas também têm dificuldade em perceber que estão com sede. Além disso, a tendência é que o volume de água no organismo diminua ao longo da vida, reforçando a necessidade de hidratação.

Quando não ingerimos a quantidade de água necessária, ficamos desidratados e corremos o risco de ter diferentes sintomas que prejudicam o nosso bem-estar.

Dica: Conheça 9 benefícios do abacate para sua saúde

Você conhece os sintomas da desidratação?

A desidratação acontece quando há falta de água no organismo, podendo levar a uma série de problemas. Sua causa mais comum é a baixa ingestão de líquidos. Mas outros fatores como a exposição solar, diarreia e vômito podem agravar o caso.

Antes de falarmos sobre os perigos da desidratação, é importante conhecer quais são os seus principais sintomas. Esses sinais podem variar conforme o grau de gravidade do quadro. Por isso, fique atento se perceber algum dos sinais para evitar que a situação piore.

Sede excessiva

A sede excessiva é um importante indicativo de que estamos desidratados. A vontade de ingerir líquidos ocorre porque o cérebro identifica que há falta de água no corpo, traduzindo essa necessidade por meio da sensação de sede.

No entanto, quando estamos com muita sede, podemos exagerar no consumo de água. E isso também faz mal, pois provoca o desequilíbrio dos eletrólitos (minerais presentes no sangue).

Por essa razão, verifique se a sede em excesso vem acompanhada de outros sintomas, como boca seca e mudança na cor da urina, e busque orientação médica para garantir o tratamento adequado.

Fadiga muscular

Sabe aquela sensação de fraqueza? Ela pode ser um sinal de que você está desidratado. Quando perdemos água no organismo, eliminamos junto eletrólitos, como sódio, cálcio e potássio, que são essenciais para o funcionamento dos músculos. Ou seja, sem água e minerais, sentimos fadiga.

Irritabilidade

A irritabilidade é outro sinal de que nosso organismo precisa de água, sendo bastante comum em bebês. Assim como a fadiga, esse sintoma é resultado do desequilíbrio dos eletrólitos ocasionado pela desidratação.

Cansaço

O cansaço que surge sem motivo aparente pode estar associado a um episódio de desidratação. Nessa hora, beber água é um recurso indispensável para garantir que o corpo volte a funcionar com toda energia.

Guia do consumidor

Perigos da desidratação

Agora que você já sabe que sede excessiva, fadiga muscular, irritabilidade e cansaço estão entre os indícios da desidratação, é importante entender o que pode acontecer com o nosso corpo caso haja um agravamento do caso.

Quando a desidratação evolui para um quadro mais grave, os sintomas ficam mais intensos e se juntam a outros sinais, incluindo queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsões e até mesmo coma. Em algumas situações, a falta de água no organismo pode levar à falência dos órgãos e à morte.

O verão exige ainda mais atenção porque o calor contribui para a perda de água no organismo. Conheça, a seguir, algumas dicas para manter a hidratação na estação mais quente do ano.

Dicas de como manter a hidratação no verão

O calor do verão demanda cuidados adicionais para evitar os sintomas da desidratação, como aumentar o consumo de líquidos e a ingestão de alimentos ricos em água. Confira abaixo essas e outras recomendações:

  • Beba água: Ter uma garrafinha de água sempre por perto é perfeito para garantir o consumo necessário de líquidos. Você também pode optar por água saborizada com limão, hortelã, gengibre, abacaxi e outras frutas e ervas para dar sabor à bebida e manter-se hidratado.
  • Crie lembretes de hidratação: alertas no celular, notificações em aplicativos específicos ou até mesmo bilhetes espalhados pela casa são recursos que podem ajudar a lembrar de beber água ao longo do dia.
  • Evite refrigerantes e sucos com açúcares adicionados: como alerta o Ministério da Saúde, esses produtos são ricos em açúcar, devendo ser evitados. Prefira água ou outras bebidas não adoçadas, como água de coco, chá gelado e sucos naturais.
  • Consuma alimentos ricos em água: frutas e vegetais também são fontes de hidratação. Uma sugestão é a melancia, fruta típica da estação que é composta por 90% de água e ainda ajuda a repor nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Aposte ainda no abacaxi, abobrinha e pepino, boas alternativas para evitar a desidratação e refrescar-se no verão.
  • Use roupas leves e evite o sol forte: o calor excessivo contribui para a perda de água do organismo. Procure usar peças adequadas à estação e evite a exposição excessiva ao sol.
  • Cuidado extra com crianças e idosos: vale lembrar que a atenção deve ser redobrada na infância e com pessoas idosas, pois nem sempre eles percebem que estão com sede ou sabem indicar essa necessidade.

E a água com gás? Será que é uma opção de hidratação? Continue a leitura e descubra.

Água mineral com gás realmente hidrata?

Sim! A água com gás é uma excelente forma de manter a hidratação no verão.

Ela é tão saudável quanto a água sem gás, seja na sua versão naturalmente gasosa (o gás é originado na fonte) como na água gaseificada artificialmente (quando passa pelo processo de desaeração e carbonatação após a retirada da fonte). A única diferença é que algumas pessoas podem ser mais sensíveis e ficar com flatulência em função do gás presente na bebida.

Além disso, a água com gás é uma ótima opção para substituir o refrigerante. Para dar ainda mais sabor à bebida, nossa sugestão é preparar um drink refrescante e sem álcool que leva ainda melancia, morango e hortelã. Confira a receita no vídeo e aprenda também a reaproveitar as cascas da melancia em uma geleia deliciosa:

Quando for comprar água com gás, sempre confira a integridade da garrafa, o prazo de validade (vale apenas por seis meses) e as substâncias indicadas no rótulo. Já na hora de armazenar, a orientação é proteger a embalagem da luz solar, em local seco, limpo e arejado. Ainda, abra a garrafa já gelada para manter o gás por mais tempo (ele tende a escapar com mais facilidade no calor).

Ficou em dúvida sobre qual marca escolher? A PROTESTE realizou um teste comparativo avaliando a qualidade de 10 águas minerais com gás disponíveis no mercado. Torne-se associado da PROTESTE e tenha acesso ao resultado completo da avaliação.

Dica: Vitamina B12: para que serve, alimentos e deficiência

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Cerveja, caipirinha e drinks alcoólicos gelados parecem o refresco perfeito para os dias quentes do verão. Mas para manter o corpo saudável e hidratado, a orientação é não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool diminui a produção do hormônio antidiurético (ADH), o que estimula a produção de urina e pode levar à desidratação.

A dica é então fazer o consumo moderado e sempre intercalar as bebidas alcoólicas com a ingestão de água. Isso vai ajudar o fígado a processar melhor o álcool e garantir a hidratação do organismo. Em consequência, também contribui para evitar a embriaguez e a ressaca.

Descubra como a PROTESTE pode ajudar você

Agora que você já sabe a importância da hidratação para o organismo, mantenha uma rotina diária de cuidados. Fique atento aos sintomas da desidratação, lembrando sempre de consumir água potável. Aposte ainda na ingestão de outros líquidos não adoçados e alimentos ricos em água para garantir a hidratação e o bom funcionamento do organismo.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Acesse outras publicações no MinhaSaúde para saber mais sobre saúde e bem-estar. Não deixe também de visitar os blogs ConectaJá e SeuDireito para acompanhar as novidades da tecnologia e dos direitos do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, disponibiliza o canal Reclame, um espaço exclusivo para envio de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços. Envie sua mensagem e obtenha uma resposta na própria plataforma. Nós encaminhamos o seu caso para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados contam também com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Conheça também outros testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por especialistas e levam em consideração fatores importantes para o consumidor. Ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ