Confira as dicas para uma alimentação saudável no verão

Confira as dicas para uma alimentação saudável no verão

Com a chegada do verão, muita gente quer entrar em forma, além de buscar alimentos que combinem melhor com as altas temperaturas; veja como fazer isso de forma saudável.

A alimentação saudável é fundamental no ano inteiro. No entanto, com a chegada do verão, é comum que as pessoas busquem dietas mais leves, seja com o objetivo de perder peso, seja para aguentar o calor. Saladas frescas, frutas e hidratação são fundamentais nesse período do ano!

Alimentos gordurosos não combinam com o verão. Além disso, o excesso de sal e de industrializados pode levar ao inchaço, que é mais frequente nessa época. Por isso, consuma muita água. Além disso, inclua alimentos ricos em água, como abacaxi, melancia,  melão, pera, pepino, abobrinha, tomate.  A água de coco também é uma excelente escolha! 

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A preferência por alimentos mais frescos no verão não é à toa; de acordo com o HCor, as altas temperaturas levam a mudanças fisiológicas que reduzem o metabolismo basal (energia mínima gasta para manter funções vitais), em relação às necessidades do inverno. Com isso, a tendência é de que a ingestão calórica seja reduzida.

Perda de líquidos com a transpiração precisa ser reposta

O calor também aumenta a transpiração corporal, que é um mecanismo que garante a manutenção da temperatura. Isso causa uma grande perda de líquidos e minerais, fazendo com que a hidratação seja essencial.

Além disso, evite o consumo de bebidas alcoólicas, que também levam à desidratação. Se beber, não esqueça de ingerir muita água.

Águas saborizadas

A água mineral sem gás é uma ótima opção para quem quer se refrescar sem recorrer aos refrigerantes. Porém, muita gente acaba consumindo pouca água pela falta de sabor. Nesse caso, uma dica é preparar uma água saborizada. Isso pode ser feito com a adição de pedaços ou gotas de fruta em uma jarra de água. Algumas ideias são tangerina, maçã, pera, uva, abacaxi e folhas de hortelã. 

Veja uma receita especial que a PROTESTE preparou:

Ingredientes:

  • 1,5 litro de água mineral;
  • meio limão fatiado;
  • suco de meio limão;
  • melancia cortada em pequenos pedaços, a gosto;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 4 fatias finas de pepino;
  • cubos de gelo.

Preparo:

Em uma jarra, coloque a água e o gelo, acrescente todos os ingredientes e coloque na geladeira por 1 hora. Quando servir, acrescente mais gelo.

 

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt