Confira as dicas para uma alimentação saudável no verão

Confira as dicas para uma alimentação saudável no verão

Veja as dicas da PROTESTE para ter uma alimentação saudável no verão e saiba quais alimentos consumir na estação mais quente do ano.

Frutas, água de coco, chás gelados e saladas são algumas das sugestões para quem quer ter uma alimentação saudável no verão. Embora uma dieta balanceada seja importante no ano todo, é natural que as pessoas busquem uma alimentação mais equilibrada ao longo da estação mais quente do ano.

Afinal de contas, é nessa época em que o metabolismo fica mais lento e que temos preferência por alimentos refrescantes, leves e de fácil digestão. Outro impulsionador da busca por uma alimentação saudável no verão é a preocupação com o corpo. Nesse período, aumenta a preocupação com a boa forma e com a saúde.

Banner canal Reclame

Se você está buscando uma alimentação mais saudável neste verão, tanto para perder peso quanto para manter uma boa saúde, acompanhe todas as dicas da PROTESTE para comer cada vez melhor!

O que é uma alimentação saudável?

Vamos começar entendendo o que é uma alimentação saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, ela deve incluir práticas alimentares que correspondem ao estilo de vida da pessoa e ao ambiente que ela vive. Trata-se de uma alimentação balanceada, com a ingestão de alimentos saudáveis e regionais, considerando também os aspectos comportamentais e afetivos em relação à prática alimentar. 

Sendo assim, uma alimentação saudável é aquela que proporciona bem-estar em todos os sentidos, tanto para a saúde física quanto para a saúde emocional.  

Ao começar uma alimentação saudável, é importante considerar aspectos importantes para cada pessoa, como as características regionais, tipos de alimentos encontrados com mais facilidade, condições do clima, hábitos alimentares comuns na região, entre outros.

Portanto, uma alimentação saudável não é um padrão que deve ser usado por todas as pessoas, mas sim um conceito que considera a prática de hábitos alimentares saudáveis, considerando diversos aspectos importantes.

Dica: Copo térmico: como manter a bebida na temperatura ideal

Quais são os cuidados com a alimentação no verão?

Na época mais quente do ano, os cuidados com a alimentação estão divididos entre a escolha correta dos alimentos e o armazenamento adequado de cada produto. É importante lembrar que, no verão, os alimentos costumam estragar com maior facilidade, por isso é preciso ter o cuidado de armazená-los corretamente para evitar o desperdício e o consumo de itens impróprios. 

Além disso, é muito importante saber o que consumir durante o verão. O mais recomendado são os alimentos leves, como frutas, hortaliças, legumes e outros itens que podem ser consumidos in natura. 

E claro, não podemos nos esquecer da ingestão de líquidos que é essencial para manter-se bem hidratado. Água não pode faltar em uma alimentação saudável para o verão, mas você pode incluir outros líquidos para ajudar a refrescar no calor, como chás gelados e sucos.

Já o consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com cautela, pois esse tipo de bebida já tem o potencial de eliminar os líquidos do corpo, além de oferecer outros problemas para a saúde. Combinado ao calor, pode se tornar bastante prejudicial.

Dica: Como manter a hidratação do corpo no verão?

O que comer no verão?

Agora, vamos falar sobre quais são os alimentos mais indicados no verão e quais são seus benefícios:

Frutas aguadas

As frutas aguadas são ótimas opções para repor líquidos e ainda contribuem para uma refeição leve e muito nutritiva. Alguns exemplos são: melancia, melão, maracujá, uva, morango, abacaxi e laranja

Verduras frescas

Comer legumes e verduras é indicado para todas as épocas do ano, especialmente no verão. Esses alimentos oferecem uma refeição nutritiva e leve, além de serem muito saudáveis. Alguns exemplos são couve, cenoura, alface, rabanete e repolho Eles são ótimos para consumir in natura e possuem preços mais acessíveis durante o final e começo do ano.

Proteínas saudáveis

Também é importante consumir proteínas saudáveis durante o verão, especialmente quem deseja perder peso, já que esses alimentos oferecem mais saciedade. Além da carne vermelha, frango e peixe, é recomendado consumir outros alimentos ricos em proteína, como brócolis, grão de bico e lentilha. 

Líquidos

É muito importante consumir bastante água no verão. É recomendado a ingestão de 35 ml de água para cada quilo de peso corporal ao longo do dia. Para auxiliar nessa ingestão, também é possível incluir sucos naturais, chás gelados e água de coco, que são ótimas opções de líquidos para o metabolismo.

Veja duas receitas deliciosas para se refrescar e manter hábitos alimentares saudáveis neste verão:

O que avaliar ao comer fora de casa?

É importante redobrar os cuidados ao comer fora de casa na época mais quente do ano. No calor, os alimentos estragam com mais facilidade e isso aumenta o risco do consumo de alimentos impróprios. 

Especialmente, com a ingestão de alimentos em praias e clubes, que são os lugares mais frequentados pelas pessoas no verão. Vale uma atenção especial para os frutos do mar.

Portanto, sempre certifique-se de que os alimentos foram devidamente conservados para evitar uma intoxicação alimentar. Também é importante avaliar a higiene do ambiente antes de escolher onde comer.

Guia do direito do consumidor

Conheça o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos

Você pode aprender sobre como aproveitar os alimentos de forma integral e ter uma alimentação mais saudável através do curso Aproveitamento Integral dos Alimentos, oferecido pela Escola de Consumo, um projeto desenvolvido pela PROTESTE. 

Neste curso, você aprende a utilizar todas as partes dos alimentos, incluindo cascas, folhas, caules e sementes, para evitar desperdícios e ter uma alimentação ainda mais nutritiva. Você também aprende a montar um cardápio equilibrado, a escolher melhor os alimentos e a conservá-los corretamente.

Dica: Café da manhã saudável simples e fácil: confira nossas dicas

Conheça outros serviços da PROTESTE para você

Você pode continuar aprendendo com a PROTESTE através dos nossos blogs e conteúdos exclusivos para os associados.

Confira os artigos do MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá para ficar informado sobre saúde e bem-estar, direitos do consumidor e tecnologia, respectivamente. 

Conheça os testes comparativos da PROTESTE. Nossos especialistas avaliam os principais produtos e serviços disponíveis no mercado e indicam qual é a melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

Envie seu problema de consumo com um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt