Laranja: conheça os benefícios da fruta para sua saúde

Laranja: conheça os benefícios da fruta para sua saúde

Conheça as propriedades nutricionais da laranja e seus benefícios para a saúde.

Aproveitar os nutrientes de frutas como a laranja faz a diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas, principalmente diante de tantos benefícios oferecidos por esse alimento.

A laranja contém substâncias que auxiliam na proteção contra o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, sendo um importante componente de uma alimentação equilibrada, já que suas propriedades nutricionais podem ser combinadas com nutrientes de outros alimentos, o que potencializa os efeitos benéficos de uma dieta balanceada.

Banner canal Reclame

O consumo regular de laranja ou do suco de laranja sem adição de açúcares está ligado a efeitos benéficos no organismo e no combate à diversas doenças, como gripes e resfriados, mas também a outros problemas mais sérios, como doenças cardiovasculares.

Para aproveitar tudo isso, é importante saber como escolher a fruta corretamente na hora da compra, como armazenar em casa e, também, como aproveitar o alimento de maneira integral, inclusive fazendo uso da casca da laranja.

Entenda quais são os nutrientes, benefícios e cuidados que devem ser tomados com o consumo da laranja, uma grande aliada da alimentação saudável e equilibrada.

Qual é a importância de uma alimentação equilibrada?

A alimentação equilibrada é essencial para prevenir o surgimento ou evolução de doenças diversas, já que os nutrientes dos alimentos ajudam o organismo e atuam na promoção da saúde.

Com a laranja não seria diferente, já que o alimento é repleto de nutrientes que ajudam o sistema imunológico e possui propriedades com vários benefícios para a saúde.

O consumo da laranja pode ocorrer in natura, em sucos ou como ingrediente de diversas receitas, o que favorece a absorção de seus nutrientes.

Por falar em absorção, a laranja também ajuda a potencializar o efeito positivo de nutrientes presentes em outros alimentos, como no caso da absorção do ferro não-heme (aquele presente em alguns vegetais).

Dica: Farelo, flocos e farinha de aveia: diferenças, benefícios e nutrientes

Nutrientes presentes na laranja

Conheça os principais nutrientes presentes na laranja e como eles trazem benefícios para a saúde.

Vitamina C

A vitamina C é um micronutriente muito importante que o nosso organismo não é capaz de produzir. Por isso, é necessária a ingestão de alimentos ou, em casos específicos, o uso de suplementação alimentar. 

Ela apresenta diversos benefícios à saúde sendo muito estudada principalmente devido ao seu papel antioxidante e ação no sistema imunológico. Sua ingestão tem sido relacionada até mesmo com a diminuição do risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Além disso, também atua no processo de cicatrização de feridas e na absorção de ferro. 

Fibras 

A laranja também contém fibras, item importante para a redução do nível de colesterol.

Ao mesmo tempo, a fibra contribui para o controle do nível de açúcar no sangue, algo positivo, por exemplo, para diabéticos.

E estima-se que as fibras da laranja possuem propriedades que diminuem a constipação ou diarreia, favorecendo o funcionamento intestinal.

Minerais 

A laranja também possui minerais, principalmente potássio e magnésio, considerados macrominerais com funções que previnem problemas cardiovasculares.

No caso do potássio, ele ainda contribui para que a pressão arterial seja mantida em níveis saudáveis e evita cãibras, enquanto o magnésio é importante para que diversas enzimas do nosso corpo atuem. 

Antioxidantes 

A laranja tem alto índice de ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, que é um importante antioxidante e traz uma série de contribuições ao organismo, como já relatado acima. 

Mas a laranja  também possui flavonoides, com ação antioxidante e anti-inflamatória, e carotenóides, que possuem atividade pró-vitamina A e de redução do risco de desenvolvimento de degeneração macular – gera a perda gradual da visão.

Dica: Conheça os benefícios da banana para a saúde

Benefícios da laranja para a saúde

Conheça os principais benefícios que o consumo da laranja traz para o organismo e por que ela contribui para a prevenção de diversas doenças.

Combate de doenças cardiovasculares

Ao ajudar na redução do colesterol ruim, a laranja combate doenças cardiovasculares e ajuda na manutenção da pressão arterial regulada. A presença de magnésio, potássio e betacaroteno também auxilia no combate de outras doenças.

Melhora da função cognitiva

Estudos, como o realizado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, indicam que a laranja ajuda na melhora da função cognitiva por causa da vitamina C, antioxidante que contribui com a sinapse de neurônios. Com isso, as células cerebrais transmitem melhor impulsos nervosos.

Fonte de energia

A laranja é um alimento que contém carboidratos, nutrientes essenciais para o fornecimento de energia ao organismo. Logo, a fruta também contribui para o fornecimento de energia necessária para o correto funcionamento do corpo.

Fortalecimento do sistema imunológico

O fortalecimento imunológico também é beneficiado com o consumo de laranja, pois a vitamina C ajuda na absorção de outros nutrientes, principalmente o ferro. Ao combinar a laranja com o consumo de feijão ou folhas verde-escuras, o organismo tende a absorver ainda mais o ferro desses alimentos.

Melhora do sistema digestivo

As fibras da laranja geram efeitos benéficos ao intestino, evitando, por exemplo, a constipação.  

Como escolher e conservar a laranja?

O momento de escolher a laranja na hora da compra é importante, pois o ideal é optar por frutas apropriadas para o consumo, que preservam suas propriedades nutricionais.

Observe se a casca da laranja é lisa, polida e brilhante, com o mínimo de machucados e sem manchas marrons. Além disso, a fruta deve ser pesada e com cheiro agradável.

Para conservá-la, o ideal é mantê-la em local fresco, arejado e limpo. O consumo deve ser preferencialmente antes que a casca comece a murchar. Também é possível colocar a fruta na geladeira.

Guia do direito do consumidor

Qual é o melhor suco de laranja?

O suco de laranja é uma das maneiras mais populares de consumir a fruta.

Por isso, existem diversas marcas dessa bebida e nem sempre os consumidores sabem como escolher a melhor opção.

Para resolver isso, a PROTESTE realizou um teste comparativo com as principais marcas de suco de laranja sem adição de açúcares. Foram avaliados critérios como:

  • Rotulagem dos produtos;
  • Veracidade das informações nutricionais;
  • Análises microbiológicas, de contaminantes e sensoriais.

Para saber qual foi considerado o melhor suco de laranja do mercado, torne-se um associado  PROTESTE e confira o resultado na íntegra.

Quais são os benefícios da casca da laranja?

A casca da laranja também tem benefícios similares à polpa da fruta, como fibras, vitamina C e substâncias antioxidantes.

Dessa maneira, essa parte da fruta também ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, melhorar o colesterol e a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico, além de também favorecer o sistema digestivo.

Não é só a casca da laranja que possui benefícios para a saúde. Outras partes de alimentos que geralmente não consumimos também possuem boas propriedades nutricionais. Conheça nosso curso Aproveitamento integral dos alimentos, desenvolvido pela Escola do Consumo, uma iniciativa da PROTESTE.

Durante as aulas e com a apostila desenvolvida pelos nossos especialistas, você também vai aprender sobre:

  • como fazer lista de compras;
  • como montar um cardápio saudável e nutritivo;
  • como higienizar os alimentos;
  • como aproveitar os alimentos integralmente;
  • e muito mais.

O que fazer com a casca da laranja?

A casca de laranja pode ser totalmente aproveitada em diversas receitas, o que potencializa os benefícios do consumo da fruta. Confira essas receitas:

Bolo com casca de laranja

Para fazer o bolo com casca de laranja, lave bem a fruta. Depois, separe os seguintes ingredientes:

  • 1 laranja com casca, cortada em cubos sem as sementes;
  • 3 ovos;
  • ½ xícara de óleo de coco;
  • ½ xícara de farinha de arroz;
  • ½ xícara de açúcar demerara, batido no liquidificador para ficar bem fino;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;

Modo de preparo: Misture a farinha, o açúcar e o fermento em uma tigela. Já no liquidificador, bata a laranja, os ovos e o óleo. Acrescente a mistura do liquidificador na tigela, misture bem e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido e deixe por 35 minutos. 

Geléia com casca de laranja

Para a geléia com casca de laranja, você vai precisar de:

  • 100 gramas de laranja;
  • ½ xícara de açúcar demerara ou mascavo;
  • 1 limão;
  • 5 xícaras de água.

Modo de preparo: Corte as cascas da laranja em tiras finas. Depois, em um recipiente, amasse a polpa da laranja, adicione as cascas e a água e deixe descansar por 12 horas. Em seguida, leve a mistura ao fogo em uma panela até ferver. Na sequência, diminua a potência do fogo e mexa durante o cozimento por 50 minutos. Por fim, acrescente o suco de limão e o açúcar e misture até a dissolução, durante 20 minutos. Em seguida, armazene em um pote de vidro.

Dica: Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

Saiba como a PROTESTE ajuda os consumidores

A laranja é uma fruta com diversos benefícios à saúde e, ao ser consumida em conjunto com outros alimentos, contribui para combater doenças cardiovasculares, fornecer energia ao corpo, melhorar o sistema digestivo e fortalecer o sistema imunológico.

Tudo isso graças a nutrientes como vitamina C, fibras, minerais e antioxidantes presentes tanto na polpa quanto na casca da fruta, que pode ser aproveitada em receitas diversas.

Ter acesso a informações como formas de aproveitar os alimentos de maneira integral faz a diferença no dia a dia e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A PROTESTE sabe disso e trabalha para fornecer informações importantes para a tomada de decisão de consumidores. No portal MinhaSaúde, você tem acesso a uma série de conteúdos informativos voltados ao bem-estar, saúde e alimentação saudável.

Já no portal SeuDireito, nossos conteúdos abordam direitos e deveres nas relações de consumo, para que consumidores saibam o que fazer diante de qualquer imprevisto.

No site ConectaJá, os leitores encontram diversas dicas e novidades sobre tecnologia.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também realiza testes comparativos que avaliam, de forma detalhada e clara, os principais produtos e serviços. Dessa maneira, os consumidores podem conferir informações fundamentais para que a escolha de compra seja consciente e de acordo com o custo-benefício.

Diante de qualquer problema com fornecedores de produtos ou serviços, conte com a PROTESTE no canal Reclame. Você pode enviar sua reclamação e receber o retorno da empresa na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ