Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

A sopa de legumes é feita com ingredientes nutritivos e proporciona diversos benefícios para o corpo. Saiba como fazer esse prato.

Uma alimentação equilibrada é essencial para manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, já que frutas, verduras e legumes contam com nutrientes que ajudam o organismo a se manter saudável, reduzindo os riscos de doenças. A sopa de legumes, por exemplo, é um prato cheio de vantagens que contribuem para o nosso corpo.

Bons hábitos alimentares são fundamentais para evitar o aparecimento de problemas de saúde. Uma maneira de adotar boas práticas no dia a dia relacionadas à alimentação é com o preparo da sopa de legumes, já que os diferentes itens que compõem o prato têm propriedades nutricionais variadas

Além disso, preparar a receita é simples e você pode usar a criatividade para a composição da sopa ao misturar diferentes legumes e temperos do seu agrado. Vale lembrar que é necessário tomar cuidado com o excesso de sal ou outros ingredientes que, em demasia, podem fazer mal à saúde.

Banner canal Reclame

Ao mesmo tempo, entender como escolher os legumes para preparar a sopa também é importante e ajuda a evitar desperdícios ou mesmo o consumo de itens impróprios para o organismo. 

Também é fundamental saber maneiras de conservar os legumes por mais tempo, assim é possível mantê-los sempre prontos para consumo. 

Saiba como fazer sopa de legumes e evitar o desperdício de alimentos, os benefícios do prato para a saúde e como escolher, limpar e armazenar os legumes usados para preparar a receita.

Você já comeu sopa de legumes?

Acredita-se que a palavra sopa tem origem no sânscrito, com o significado de “bem alimentar”, ou que tenha sido criada do germânico a partir do termo “suppa”, que seria o pedaço de pão mergulhado em líquido, uma das maneiras de consumir sopas, como a de legumes.

Sopas e caldos estão presentes em diferentes culturas e podem ser preparados com uma infinidade de alimentos, como legumes, ou combinados também com proteínas, como carne bovina, peixes e aves. Além disso, a sopa pode ser consumida tanto quente, principalmente durante o inverno ou em regiões frias, quanto fria, como uma alternativa de alimento refrescante e saudável no verão.

A sopa é conhecida pela versatilidade de sabores, pela composição de cardápios (como entrada ou refeição principal, por exemplo) e pela praticidade de preparo. Dessa maneira, ela é um prato que traz várias vantagens para a cozinha, como evitar o desperdício de alimentos.

Evite o desperdício de alimentos com sopa de legumes

O aproveitamento integral de alimentos é uma estratégia para evitar o desperdício, que pode ser aplicada no preparo de sopas e caldos com legumes. Isso porque esse tipo de prato pode ser preparado com cascas, talos ou mesmo legumes, que podem ser triturados, batidos e transformados em sopa quando já não podem ser cozidos ou consumidos crus.

Ao mesmo tempo, é possível misturar diferentes legumes com verduras, proteínas e outros alimentos diversos que resultam em uma sopa ou caldo, consumindo mais alimentos ao mesmo tempo e evitando que cada um deles estrague e pare no lixo.

Você pode aprender como evitar o desperdício de alimentos como frutas, legumes e verduras no curso Aproveitamento Integral dos Alimentos, da Escola do Consumo da PROTESTE. Inscreva-se e aprenda mais sobre:

  • Elaboração de cardápio semanal nutritivo;
  • Identificação das melhores frutas, verduras e legumes;
  • Como conversar corretamente esses alimentos;
  • Cuidados de higiene na manipulação da comida;
  • Receitas que aproveitam alimentos de maneira integral.

Dica: Hábitos alimentares podem contribuir para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

Benefícios da sopa de legumes

Os legumes são fontes importantes de diversos nutrientes que trazem benefícios para a saúde. Conheça os principais:

Fonte de vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais ajudam a manter a saúde da pele, o funcionamento da visão e a nutrição de cabelos e mucosas, por meio de substâncias como a vitamina A, vitaminas do complexo B e C.

Abóbora, cenoura, beterraba e chuchu são alguns exemplos de legumes ricos em vitaminas e minerais que podem ser usados em sopas de legumes.

Redução dos radicais livres

Os radicais livres são substâncias que causam alterações de membranas celulares e contribuem para o envelhecimento precoce do organismo. Uma maneira de combatê-los é consumir alimentos ricos em antioxidantes, que tenham substâncias como o beta-caroteno, 

Cenoura, pimentão, salsa, manjericão e alho são ingredientes que contém substâncias antioxidantes.

Ação anti-inflamatória

Os alimentos com ação anti-inflamatória ajudam a reduzir inflamações e radicais livres, assim o sistema imunológico fica mais protegido contra infecções. Além disso, eles ajudam na cicatrização de cortes e picadas e, também, na redução do risco de desenvolver problemas de saúde como a degeneração macular, alergias e até mesmo doenças como o Alzheimer e Parkinson.

Brócolis, espinafre, beterraba e tomate são alimentos com vitamina A e, portanto, com boa ação anti-inflamatória.

Auxilia a imunidade

O bom funcionamento do sistema imunológico pode ser favorecido por uma rotina alimentar que inclua variados tipos de legumes e verduras, inclusive os que são fontes de vitamina C, um nutriente importante para o combate a infecções como a gripe, por exemplo.

Alface, couve, brócolis, cenoura, pimentão amarelo e repolho são exemplos de legumes ricos em vitamina C, além de serem fontes de outros nutrientes importantes. 

Dica: Saiba quais são os benefícios do milho para a saúde

Melhora o funcionamento intestinal

O funcionamento intestinal é favorecido pelo consumo de alimentos com fibras, que resistem à digestão e diminuem o tempo em que as fezes ficam no intestino. Logo, consumir legumes ricos em fibras reduz as chances de problemas como a prisão de ventre.

Abóbora, abobrinha, couve e repolho são exemplos de legumes que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

Colabora com a hidratação corporal

Feita com água e outros líquidos, além de legumes que também possuem boa quantidade de água, a sopa contribui para a hidratação corporal, o que é fundamental ao bom funcionamento do organismo e redução dos riscos de problemas relacionados à desidratação, como infecção urinária ou ressecamento da pele.

Logo, incluir sopas em sua rotina pode contribuir para aumentar o consumo de líquidos,  além da hidratação obtida com o consumo de água e outras bebidas.

Como comprar vegetais e hortaliças?

Vegetais e hortaliças em geral possuem diferenças importantes em relação a seus aspectos físicos, por isso saber avaliá-los ajuda a escolher os melhores itens para consumo e, também, a conservá-los por mais tempo. Saiba como escolher os legumes para uma boa sopa.

Abóbora 

Abóboras sujas ou manchadas devem ser evitadas, assim como aquelas com polpa mofada ou mole. As opções verdes devem ser conservadas em locais frescos e arejados, já as maduras devem ir para a geladeira, e podem ser consumidas em até 3 semanas. Experimente cozinhar a casca da abóbora e bater no liquidificador para fazer sopa cremosa.

Cenoura 

A boa aparência, cores vivas em tom alaranjado e sem sinais de mofo são características das melhores cenouras para serem compradas. O alimento pode ser conservado entre 2 e 3 semanas se mantido na gaveta de legumes da geladeira, em sacos plásticos. Não se esqueça de cozinhar a cenoura com a casca. 

Cebola 

A cebola deve ter casca firme, brilhante e sem pontos pretos, brotos ou líquidos melados. Além disso, ela não deve ir para a geladeira, mas ficar em temperatura ambiente, em local seco e arejado, dentro de um pote fechado. Dessa maneira, ela dura até 7 dias.

Guia do direito do consumidor

Chuchu

Um bom chuchu é aquele pequeno, firme e consistente, sem áreas moles, manchas, cortes ou sinais de machucado. Na geladeira, ele pode durar entre 5 e 7 dias se mantidos em sacos plásticos bem vedados na gaveta.

Couve 

A couve deve ter folhas pequenas, frescas, sem manchas amareladas ou escuras e não podem estar murchas. Quando conservadas em sacos plásticos, a couve pode durar até 2 semanas, sendo que o tempo pode aumentar se ela for picada e congelada.

Quiabo 

O quiabo deve ser bem verde, firme e não pode estar seco ou mole demais. O indicado é guardar o legume dentro da geladeira para aumentar o prazo de conservação do alimento. 

Tomate

Tomates maduros, firmes, lisos, sem rachaduras, manchas e de cor uniforme são os ideais para compra. Na geladeira, eles podem ser conservador por uma semana, aproximadamente. Caso seja comprado verde, o tomate deve ser mantido em temperatura ambiente até o amadurecimento.

Veja outras dicas da PROTESTE ao comprar alimentos:

Como limpar e armazenar os legumes? 

Para higienizar os legumes que serão usados na sopa, siga o passo a passo abaixo:

  1. Lave as mãos com sabonete líquido, inclusive unhas, dorso e entre os dedos;
  2. Remova toda a sujeira dos legumes ao lavar em água corrente. Pode ser utilizada uma escova exclusiva para esta finalidade;
  3. Faça uma solução, em uma tigela, de 1 colher de sopa de água sanitária (ou 2 colheres de sopa de hipoclorito de sódio) em 1 litro de água;
  4. Deixe os legumes na solução por 15 minutos;
  5. Retire os legumes e lave em água corrente;
  6. Deixe secando naturalmente.

Depois de higienizar, é hora de armazenar os legumes. É importante usar sacos plásticos ou caixas de plástico ou vidro, com tampa. Além disso, a geladeira e os locais em que os legumes vão ficar devem estar higienizados.

Não use caixas de papelão ou madeira, nem deixe os legumes no chão ou perto de fontes de sujeira, pois isso favorece a proliferação de bactérias e a contaminação dos alimentos.

Dica: Alimentos ricos em carboidratos: saiba quais são

Como fazer sopa de legumes

Existem diferentes maneiras de fazer sopa de legumes e é possível combiná-la com alimentos como proteínas ou massas, como o macarrão. Confira uma receita de sopa de legumes simples, servida quente. Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de azeite extravirgem;
  • 1 cebola picada;
  • 2 cenouras cortadas;
  • 1 abobrinha cortada;
  • 6 batatas picadas;
  • 3 litros de água;
  • Sal a gosto;
  • Outros legumes que forem de sua preferência.

Modo de preparo: Refogue a cebola no  azeite em uma panela em fogo baixo e, depois, acrescente a cenoura e a abobrinha. Em seguida, coloque-os em uma panela e acrescente as batatas e os outros ingredientes. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe por aproximadamente 45 minutos, ou até as batatas ficarem macias. Para reduzir o gasto do gás, sugerimos o preparo na panela de pressão por 20 minutos. Pronto, já pode servir em seguida.

Saiba como a PROTESTE pode melhorar seu dia a dia

A sopa de legumes é uma boa alternativa para manter a alimentação saudável, já que é feita com ingredientes nutritivos e variados que auxiliam no bom funcionamento do organismo e na redução dos riscos de doenças

É importante escolher e conservar os legumes corretamente, para evitar o desperdício e a ingestão de ingredientes inapropriados para o consumo. É para ajudar você em suas tomadas de decisão que a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, produz conteúdos sobre diferentes temas.

Continue no MinhaSaúde para ler mais artigos sobre saúde e bem estar. Visite o ConectaJá e o SeuDireito para acompanhar as novidades sobre tecnologia e direitos do consumidor.

A PROTESTE também realiza testes comparativos com diversos produtos e serviços para você escolher as opções que mais atendem ao que você precisa. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados.

Se tiver qualquer problema de relacionamento com empresas, utilize a plataforma Reclame, da PROTESTE, pelo site ou telefone 4020-7753. Ela permite que você registre reclamações contra fornecedores de produtos ou serviços. A resposta da sua solicitação chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio dos especialistas em direito do consumidor da PROTESTE.