Como escolher o melhor liquidificador para você?

Como escolher o melhor liquidificador para você?

Saiba o que avaliar na hora de escolher o liquidificador ideal e quais são as características do eletrodoméstico.

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais versáteis de uma cozinha. Além de ser útil para a sua função básica, que é liquidificar alguns tipos de alimentos, ele também pode ser usado como substituto do processador de alimentos, mixer e até de batedeiras, em algumas receitas. 

Com tantas utilidades, ele faz parte do dia a dia de muitas pessoas e já se tornou um item indispensável na cozinha. Não é à toa que existam tantos modelos, marcas e características diferentes de liquidificadores no mercado. 

Banner canal Reclame

Mas isso acaba gerando uma grande dúvida: afinal, como escolher um bom liquidificador? A PROTESTE foi atrás dessa resposta e hoje nós vamos te ajudar a escolher uma excelente opção para a sua cozinha. Confira a seguir as nossas dicas de como escolher o liquidificador!

Tipos de liquidificador

Você sabia que existe mais de um tipo de liquidificador? Antes de escolher o seu eletrodoméstico, veja a seguir os três principais tipos de liquidificador que você poderá encontrar no mercado:

Tradicional

O liquidificador tradicional é aquele que encontramos na maioria das cozinhas. Ele é composto por uma jarra e por uma base onde fica o motor. É aquele modelo tradicional, que você com certeza já viu em alguma cozinha ou mesmo já usou. 

Esse modelo pode ser usado para receitas variadas, como sucos, purês, cremes e até para bater alguns tipos de massas, como bolo ou a famosa torta de liquidificador. Portanto, é uma versão bastante versátil e útil para quem gosta de experimentar receitas e quer um eletrodoméstico “faz-tudo”. 

Dica: Saiba como funcionam os testes da Proteste

Portátil

Muitos ainda não conhecem o liquidificador portátil, mas essa é uma versão desse eletrodoméstico que oferece mais praticidade na preparação de receitas rápidas, como sucos e vitaminas. 

Esse modelo é sem dúvidas o queridinho daqueles que fazem academia e que procuram um estilo de vida mais saudável. Não é para menos, a versão portátil é ótima para preparações individuais, sendo uma grande aliada para os amantes de suplementos batidos.

Esse modelo é composto por um copo menor e por uma base onde fica o motor. Alguns modelos possuem a lâmina na tampa do copo, outros se assemelham ao liquidificador tradicional. 

Industrial

Por último, outro modelo que você poderá encontrar no mercado é o liquidificador industrial, que é a versão mais robusta dos liquidificadores. Esse modelo é o mais indicado para quem usa o liquidificador com frequência na cozinha, principalmente para quem utiliza esse eletrodoméstico como instrumento de trabalho, como é o caso de cozinheiros de restaurantes, donos de bares, lanchonetes e empreendedores do setor alimentício. 

Com alta potência e grande capacidade, esse liquidificador é capaz de triturar alimentos sólidos, bater alguns tipos de massas e processar ingredientes com muita facilidade. É o braço direito de quem comanda uma cozinha.

Assim como o liquidificador tradicional, esse modelo é composto por uma jarra, com capacidade maior, e uma base onde fica o motor. A grande diferença entre os dois modelos está justamente na potência e na capacidade. 

Como escolher o liquidificador ideal?

Agora que você já conhece os três tipos de liquidificadores que você pode encontrar no mercado, conheça as principais características que devem ser avaliadas ao escolher o liquidificador ideal para suas necessidades e preferências na cozinha:

Tamanho

O tamanho do liquidificador é uma característica que faz uma grande diferença no uso do eletrodoméstico. Afinal de contas, é a partir dessa característica que sabemos a capacidade da jarra. Há basicamente três escalas de tamanho ou capacidade dentre os liquidificadores encontrados no mercado. Veja quais são elas e as indicações de cada uma:

  • Até 1 litro – são indicados para quem faz receitas com pouco volume;
  • De 1 a 2 litros – são indicados para quem faz receitas que precisam de mais espaço;
  • De 2 litros ou mais – são indicados para quem faz receitas em grande volume.

Velocidade

Outra característica que você deve avaliar ao escolher o seu liquidificador é a velocidade. Além dos modelos mais básicos, que possuem velocidade 1, 2 e pulsar, hoje em dia há modelos que contam com variações de velocidade indicadas para diferentes tipos de preparações. 

Alguns liquidificadores possuem até 15 níveis diferentes de velocidade. Na prática, a diferença entre os níveis de velocidade é quase imperceptível, mas para quem utiliza o liquidificador de forma profissional, esse maior controle da velocidade pode ser útil.

Dica: Açúcar nos rótulos dos alimentos: saiba como identificar

Ruído

Algo muito importante ao escolher um liquidificador é a intensidade do ruído do eletrodoméstico. Sabemos que o liquidificador é um pouco barulhento, devido ao seu motor e ao processo de triturar os alimentos. Mas a intensidade do ruído não pode gerar desconforto para quem usa o eletrodoméstico. 

Nesse caso, uma forma de saber se o equipamento é barulhento ou não é observando o Selo Ruído do Inmetro, que classifica de 1 a 5 o nível de ruído do aparelho. O liquidificador mais silencioso recebe selo 1 e o mais barulhento recebe selo 5. 

Material

Outro item que deve ser avaliado ao escolher o liquidificador é o material desse eletrodoméstico. O copo ou jarra, por exemplo, pode ser de vidro, acrílico e inox. A base do liquidificador, geralmente é feita de plástico, mas há alguns modelos que são feitos de inox também. Veja a seguir algumas considerações sobre os diferentes materiais do copo:

  • Copo de vidro – fácil de limpar, não mancha e não retém odores, mas é mais pesado e menos resistente;
  • Copo de acrílico – fácil de limpar, leve e transparente, mas mancha com facilidade;
  • Copo de plástico polipropileno – barato, fácil de limpar e resistente à queda, mas tem menor resistência ao calor;
  • Copo de inox – resistente, imune a odores e manchas e leve, mas não permite a visualização da mistura.

Acessórios

Alguns liquidificadores possuem acessórios que podem fazer a diferença na sua escolha do melhor eletrodoméstico para a sua cozinha. Opções de copos com diferentes capacidades, filtro e espátula são acessórios que podem facilitar o uso do liquidificador.

Há ainda alguns modelos que possuem dois eletrodomésticos em 1, como é o caso de liquidificadores que possuem jarra e lâmina para processar alimentos. Nesse caso, avalie a sua necessidade antes da escolha.

Recursos adicionais

E não para por aí, os recursos adicionais também podem fazer a diferença na sua escolha. Veja a seguir quais são eles e suas características:

  • Pulsar – é a função que pula para a velocidade máxima, sendo útil para alimentos sólidos;
  • Filtro – esse é um acessório que separa o bagaço do suco, eliminando a necessidade de coar a bebida;
  • Triturador de gelo – é a função ideal para triturar gelo e alimentos congelados;
  • Timer – é a função que desliga o equipamento no tempo programado, ideal para seguir a receita à risca;
  • Indicador luminoso – esse recurso permite ver a velocidade e outras configurações em uma pequena tela;
  • Motor com reverso – é um recurso que muda a direção das lâminas e evita que alguns alimentos travem;
  • Base antiderrapante – esse recurso permite que o liquidificador fique fixado à bancada;
  • Autolimpeza – é a função que auxilia na limpeza da jarra, mas não elimina a lavagem;
  • Lâminas removíveis – é um recurso que permite uma limpeza mais fácil e menor risco durante a lavagem;
  • Organizador de fio – esse recurso permite organizar o fio do eletrodoméstico em sua base.

Guia do consumidor

Liquidificador Philips Walita recebe selo Testado e Aprovado da PROTESTE

A PROTESTE realiza testes sob demanda dos fabricantes, que querem uma avaliação de seus produtos seguindo nossa metodologia . Caso o produto passe nos critérios adotados, ele recebe o selo “Testado e Aprovado”. Esse é um indicativo de grande importância para o consumidor, pois ele aumenta a confiança de que o modelo avaliado tem boa qualidade geral e cumpre muito bem sua função principal.

Dessa forma, o Fabricante Philips Walita nos procurou para submeter o modelo de liquidificador RI2242 aos nossos testes. Como os resultados alcançados atenderam aos critérios estabelecidos, o modelo recebeu o selo Testado e Aprovado da PROTESTE

Dica: Saiba se a airfryer faz mal para a saúde

Como o teste foi realizado?

Para garantir a imparcialidade no teste, nós adquirimos o liquidificador Philips Walita de forma anônima em um estabelecimento que vende produtos para consumidores em geral. Logo após, o eletrodoméstico foi encaminhado para o laboratório, onde passou por diversos testes como resistência, facilidade no uso, manual de informações, limpeza e desempenho ao preparar vitamina e suco, entre outros itens que foram avaliados.

Veja a seguir alguns destaques que fez esse liquidificador receber o selo da PROTESTE:

  • transbordamento da jarra, o liquidificador da Philips não derramou nenhuma gota do conteúdo interno;
  • jarra com material extremamente resistente;
  • fio da tomada de um tamanho ideal para o consumidor usar o eletrodoméstico em sua cozinha;
  • garantia de dois anos oferecidos pela marca.
  • não deixou nenhum pedaço de frutas ou legumes ao final do processo de preparação das bebidas.
  • bateu muito bem o gelo.

Veja todos os detalhes deste teste em conteúdo completo sobre o liquidificador Philips Walita RI2242.

Com todas essas informações, você já sabe que para escolher um liquidificador é preciso avaliar a sua capacidade, potência, velocidade, consumo de energia, ruído e outras características. 

A PROTESTE também pode te ajudar com informações sobre saúde e alimentação, no blog MinhaSaúde, sobre seus direitos, no blog SeuDireito, e sobre tecnologias, no blog ConectaJá.

Tornando-se um associado da PROTESTE você tem benefícios como o acesso a Revista PROTESTE e aos testes comparativos, onde você pode descobrir em primeira mão qual é o melhor produto ou serviço de cada categoria.

E tem mais, na PROTESTE você também recebe ajuda jurídica para resolver seus problemas de consumo. Pelo portal Reclame, que pode ser acessado pela plataforma ou pelo telefone (4020-7747), você pode cadastrar a sua reclamação e receber a resposta do fornecedor ou fabricante.