Saiba como limpar os eletrodomésticos corretamente

Saiba como limpar os eletrodomésticos corretamente

Veja as dicas da PROTESTE de como limpar os eletrodomésticos corretamente e a importância de realizar a higienização desses equipamentos.

Os eletrodomésticos são uma mão na roda para quem busca praticidade nas atividades domésticas, principalmente, na cozinha. Eles assam mais rápido, aquecem a comida, fritam sem óleo, preparam o café, fazem torradas, além de outras diversas funções que facilitam o dia a dia.

Mas para garantir que eles continuem funcionando perfeitamente e por mais tempo é importante saber como higienizá-los.

Banner canal Reclame

Pensando nisso, a PROTESTE reuniu todas as dicas e informações para que você possa limpar os seus eletrodomésticos corretamente. Confira a seguir tudo que você precisa saber!

Higienização dos eletrodomésticos

A higienização dos eletrodomésticos é uma prática de limpeza muito importante para aumentar a durabilidade, eficiência e a segurança durante o uso do aparelho. 

No caso dos eletrodomésticos da cozinha, que lidam com alimentos, é preciso ter mais atenção com a limpeza para evitar a contaminação por bactérias e fungos, que podem oferecer riscos para a saúde da família.

Outro motivo para que a higienização seja realizada é que a sujeira acumulada pelo uso pode fazer com que as funções do eletrodoméstico sejam prejudicadas, causando um mau funcionamento do aparelho. Isso pode resultar em um maior consumo de energia elétrica e até mesmo na redução da vida útil do equipamento. Por isso, limpá-lo corretamente permite, além de tudo, obter uma boa economia financeira. 

Esta ação também minimiza riscos com a segurança e problemas de funcionamento pelo acúmulo de sujeira em determinadas áreas do produto, como resistências e fontes de calor.

Como limpar os eletrodomésticos corretamente

Agora que você já sabe a importância de limpar os eletrodomésticos corretamente, vamos ensinar o passo a passo e todas as dicas de como higienizar cada aparelho a seguir:

Micro-ondas

Limpeza simples, pode ser feita com pano umedecido e sabão neutro. Já as mais pesadas, quando se tem sujeira incrustadas, a limpeza do micro-ondas é mais fácil com uma mistura caseira preparada com 500 ml de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Para limpá-lo você deve utilizar um pano umedecido com essa mistura, seguindo os passos abaixo:

Com o eletrodoméstico fora da tomada, comece limpando a parte interna do micro-ondas. Remova a gordura, os restos de comida acumulados na parede interna e repita o processo até eliminar todos os resíduos. 

Remova o prato do micro-ondas e lave na pia com água e sabão, utilizando a parte macia da esponja para não riscar. Seque bem o acessório e a parte interna do micro-ondas para finalizar. 

Por fora, você também pode usar a mistura de água com bicarbonato de sódio para retirar a poeira e a sujeira do micro-ondas. É recomendado realizar a higienização pelo menos uma vez por semana. 

Sanduicheira

Para limpar a sanduicheira, comece umedecendo os restos de comida. Você pode retirar o excesso da sujeira com um papel toalha. Com a parte macia da esponja, limpe toda a sanduicheira e retire o resíduo restante. Finalize a limpeza com um pano seco.

A sanduicheira deve ser limpa com uma frequência maior, cada vez que ela for utilizada. No preparo de sanduíches que levam queijo, por exemplo, apenas um uso pode sujar o eletrodoméstico com partículas de comida grudadas. Por isso, o ideal é sempre limpá-la antes que a sujeira fique incrustada.

Lembre-se que a sanduicheira não pode ir pra debaixo da torneira, assim, somente nos casos em que a chapa possa ser desconectada é que esta ação pode ser feita.

Geladeira

A limpeza da geladeira é um pouco mais trabalhosa, pois precisa ser feita retirando todos os alimentos de dentro do eletrodoméstico. 

Comece retirando os itens de dentro da geladeira e lave, se possível, a gaveta de frutas e legumes e outras peças removíveis. 

Limpe a parte interna da geladeira usando a mesma mistura de água com bicarbonato para neutralizar odores. Depois seque tudo com um pano seco e coloque as partes removidas no eletrodoméstico novamente.

Uma vez ao ano é válido tirar a geladeira do lugar, desligar da tomada e limpar a parte de trás com um aspirador de pó. Já a limpeza interna pode ocorrer uma vez ao mês.

Dica: Saiba como funcionam os testes da Proteste

Liquidificador

Comece retirando a jarra e lave-a na pia com água corrente. Retorne o acessório para o liquidificador, adicione um copo de água, um pouco de detergente e ligue a função pulsar algumas vezes. Esta ação é importante, principalmente, nos casos em que a hélice está presa ao copo.

Depois, retire a jarra, lave-a com água corrente, adicione detergente e com o auxílio de uma escova de dente esfregue os cantos

Deixe a hélice de molho em uma mistura com 2 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água. Para concluir a higienização das peças, jogue água quente após o enxágue em água corrente. Vale destacar que nem todos os liquidificadores possuem hélice removível, sendo um diferencial dos modelos com essa funcionalidade. 

Já a base do aparelho deve ser limpa com um pano úmido. Você pode usar a mistura de água com bicarbonato para auxiliar na limpeza. 

A jarra do liquidificador e hélice devem ser limpas sempre após o uso, mas é necessária uma limpeza mais eficiente uma vez a cada 15 dias. Principalmente, após o preparo de pratos doces e salgados, já que pode inclusive afetar o gosto da receita.

Airfryer

A airfryer é um aparelho que pode ser um pouco complexo de limpar, dependendo do que você cozinhou nela. Para começar, retire a bandeja, remova o cesto e elimine todos os resíduos de comida. 

Jogue água quente na bandeja e no cesto para auxiliar na eliminação da gordura. Depois, lave tudo com o lado macio da esponja e detergente. Seque bem essas peças e antes de colocá-las no eletrodoméstico, use um pano levemente úmido para limpar a parte interna da airfryer. Seque tudo e monte a fritadeira elétrica novamente.

A parte externa pode ser limpa com um pano de microfibra e com algumas gotas de detergente neutro. Basta passar levemente pela parte externa para remover a poeira e a gordura.

Esse equipamento também deve ser limpo sempre que usar. Já a higienização completa pode ser feita pelo menos uma vez por semana, dependendo da frequência de uso do eletrodoméstico.

Cafeteira

A limpeza da cafeteira varia de acordo com o modelo do eletrodoméstico. Basicamente, em todas as opções você deve usar um pano úmido para limpar a parte externa e um tecido seco para secá-la. 

O próximo passo na limpeza é remover a jarra, a tampa, o filtro e a base, no qual é colocado o café. Tudo que é desmontável deve ser lavado com água corrente, detergente e uma esponja macia para não arranhar. Depois, é só secar todas as peças e montar a sua cafeteira novamente. 

Limpe as partes desmontáveis sempre que usar a cafeteira e faça a limpeza completa uma vez na semana.

Para os modelos de café expresso, periodicamente, é necessário fazer uma descalcificação do produto. É um processo importantíssimo para que não se acumule sujeira internamente, que afeta o desempenho do aparelho, seja no sabor, no aroma e até mesmo no fluxo de café que sai. 

Cada modelo tem uma maneira de fazer, usando programas diferentes, por isso, é muito importante que o usuário leia o procedimento atentamente no manual de instrução.

Torradeira

Para limpar a torradeira, comece retirando os resíduos de alimentos. Depois jogue um pouco de sal grosso nos vãos do aparelho. Tampe a entrada, utilizando um papel absorvente, e chacoalhe o eletrodoméstico com cuidado. Para finalizar, vire a torradeira para eliminar o sal e qualquer resíduo de alimentos.

Alguns modelos possuem uma bandeja para o depósito de resíduos deixados durante o preparo, principalmente farelo de pão. Esse acessório facilita a higienização, já que basta jogar o resto de comida no lixo.

A parte externa da torradeira pode ser limpa com um pano levemente úmido e com algumas gotas de detergente neutro. Já a frequência da limpeza depende do uso, mas é recomendado fazer a higienização completa toda semana

Churrasqueira elétrica

Por ser um equipamento que acumula bastante resíduos, você pode limpar a churrasqueira elétrica, a bacia coletora de gordura e a grelha utilizando água quente para derreter a sujeira. Depois, é só lavar na pia com água corrente e detergente para eliminar o resto de comida.

Você também pode limpar a resistência com uma esponja macia e detergente neutro. É preciso secar muito bem todas as partes para montar a sua churrasqueira novamente. O lado externo pode ser limpo com pano úmido e detergente neutro. 

Cuidado apenas com a parte que conecta a resistência à churrasqueira, pois ela não deve ser molhada.

Limpe a churrasqueira elétrica sempre que usá-la, pois a gordura acumulada pode ficar cada vez mais difícil de sair com o uso frequente e sem a correta higienização.

Dica: Açúcar nos rótulos dos alimentos: saiba como identificar

Fogão

Comece a limpeza do fogão removendo todas as partes desmontáveis, como bicos, queimadores, botões e grelha. Coloque essas pequenas peças de molho em uma mistura com 500 ml de água quente, 1/2 de xícara de vinagre branco, suco de um limão e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. 

Enquanto isso, limpe todo o fogão usando o lado macio da esponja e detergente neutro. Finalize secando bem o eletrodoméstico e volte para a limpeza das peças.

Depois de 5 minutos de molho, lave todas as peças com o auxílio da esponja e do detergente, enxágue e seque bem. Para finalizar, coloque todos os itens de volta no eletrodoméstico. 

A limpeza do fogão deve ser feita todos os dias. Mas a higienização completa pode ser realizada uma vez por semana ou a cada 15 dias. Ela é necessária para eliminar a gordura deixada durante o preparo dos alimentos, já que respinga e acaba sujando todo o eletrodoméstico.

Para a Limpeza do forno: diversos modelos de fogão vêm com a informação que possui um sistema autolimpante no forno. Mas o que é realmente esta tecnologia e como funciona?

Nos fogões a gás, esta tecnologia nada mais é que um esmalte que reveste o interior do forno. Esta cobertura fica cheia de poros fazendo com que a gordura que pinga do alimento reaja com o revestimento e evapore (catálise) com a circulação de ar quente do ambiente. Assim, o interior fica muito mais limpo, bastando um pano seco para retirar os excessos de gordura. Já as partes sem esmalte, não tem jeito, é necessário esfregar manualmente.

Nos fornos elétricos a situação é mais complicada e cara, já que para a limpeza é necessário que o forno fique a uma temperatura de 500º C por duas horas, assim todo e qualquer material contido no interior vira cinza (pirólise) e pode ser limpo com facilidade depois do procedimento. 

O problema aqui, além de financeiro, é de segurança. Tal condição vai elevar muito a temperatura externa do forno elétrico, podendo ocasionar queimaduras em qualquer contato do consumidor com as partes externas, além disso, manter o forno ligado por tanto tempo nesta temperatura vai sair caro, com as atuais tarifas de energia elétrica.

Assim, apesar de eficiente, não recomendamos esta limpeza, mas caso realmente o consumidor queira utilizar este recurso deve fazê-lo, após já ter usado o forno, pois como ele estará preaquecido facilitará o processo, atingindo a temperatura de 500ºC mais rapidamente. Realize esta atividade isolando o local e só termine a limpeza após o resfriamento do eletrodoméstico.

Máquina de lavar

Se a sua máquina de lavar tiver a função autolimpeza, basta programá-la para limpar sozinha. Mas se não tiver, você pode colocar vinagre branco no compartimento do sabão e ativar o ciclo de água quente. Dessa forma, o eletrodoméstico ficará limpo e livre de bactérias. 

Guia do direito do consumidor

Cuidados importantes

Antes de limpar um eletrodoméstico, é sempre importante ter alguns cuidados de uso para evitar quebras. Veja a seguir os principais:

  • não jogue água em partes inapropriadas como o motor ou sistemas elétricos internos;
  • observe a variação de tensão dos eletrodomésticos;
  • sempre desligue o aparelho da tomada para fazer a higienização;
  • utilize o item de limpeza correto para cada material do aparelho;
  • siga as orientações do fabricante durante a limpeza para garantir a durabilidade.

Qual é a importância de escolher eletrodomésticos de qualidade?

Depois de todas essas dicas, você já sabe como higienizar muito bem os seus eletrodomésticos. Mesmo assim, é sempre válido lembrar da importância de escolher eletrodomésticos de qualidade para garantir uma compra com bom custo-benefício

Os eletrodomésticos que possuem qualidade comprovada são mais eficientes e oferecem maior durabilidade. No final das contas, você economiza no consumo de energia elétrica, na manutenção do aparelho e tem ele funcionando perfeitamente por ainda mais tempo.

Liquidificador Philips Walita é bem avaliado pela PROTESTE

Esse é o caso do liquidificador Philips Walita RI2242, que foi bem avaliado pela PROTESTE após ser testado em diversos parâmetros, recebendo o selo Testado e Aprovado. O selo aumenta a confiança de que o produto oferece a qualidade informada pelo fabricante e se destaca perante a concorrência

O liquidificador da Philips Walita passou por vários testes comandados por especialistas, a partir de critérios importantes para o consumidor que busca um eletrodoméstico de qualidade com bom custo-benefício. 

Após a análise feita pela nossa equipe multiprofissional, o liquidificador Philips Walita RI2242 recebeu o selo Testado e Aprovado da PROTESTE. Veja alguns resultados de destaque apresentados pelo eletrodoméstico:

  • a jarra não transbordou em nenhum dos testes com uso em capacidade máxima;
  • as hélices com 6 lâminas apresentaram uma alta eficiência de processamento;
  • facilidade de limpeza com a possibilidade de remover as hélices;
  • a jarra apresentou uma alta resistência devido ao material de fabricação;
  • o fio da tomada possui o tamanho recomendado.
  • preparou todas as receitas sem deixar resíduo.

Você pode conferir os detalhes do teste no artigo completo da PROTESTE.

Dica: Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Conheça os testes comparativos realizados pelos especialistas da PROTESTE. Nós comparamos diferentes marcas dos principais produtos disponíveis no mercado, de eletrônicos a serviços. Os resultados são compartilhados com você para te ajudar a fazer escolhas mais conscientes.

Encontre conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar aqui no MinhaSaúde. Visite os blogs SeuDireito e ConectaJá para acompanhar as novidades dos direitos do consumidor e da tecnologia, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também disponibiliza o canal Reclame para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A sua mensagem é enviada diretamente para a empresa e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.