Saiba como funcionam os testes da Proteste

Saiba como funcionam os testes da Proteste

Entenda como funcionam os testes da PROTESTE, quais são os critérios de avaliação, especialistas e títulos de qualidade da associação.

Defender e fortalecer os direitos dos consumidores é a missão da Proteste. Nós desenvolvemos serviços e conteúdos para melhorar a relação entre consumidores e fornecedores, como os testes comparativos, o canal Reclame, os nossos blogs e muito mais. 

Somos uma associação do Grupo Euroconsumers, líder global em serviços especializados, informações inovadoras e defesa dos direitos dos consumidores. Atualmente, a Proteste é a maior associação de consumidores da América Latina. 

Banner canal Reclame

Com mais de 20 anos de atuação no Brasil, a Proteste continua contribuindo com muitos brasileiros, conscientizando-os sobre boas escolhas em suas contratações de serviços e compras diárias. Tudo isso é possível por meio dos nossos serviços, que auxiliam os consumidores e levam informação sobre direitos, produtos, serviços, tecnologias e saúde.

Um dos destaques da PROTESTE, que auxilia os consumidores na tomada de decisão consciente, são os testes comparativos. Por isso, compartilhamos o resultado de algumas avaliações durante o mês de julho. Continue a leitura e saiba como nossos testes são realizados!

Você conhece os testes comparativos da Proteste?

Nem sempre é fácil fazer boas escolhas no momento da compra. Por isso, a PROTESTE realiza testes comparativos com uma equipe de profissionais especializados, com o objetivo de avaliar os produtos e serviços oferecidos ao consumidor, como o desempenho, funcionalidades, custo-benefício, segurança e muito mais.

Para que os testes sejam realizados de forma justa, precisa e rigorosa, seguimos várias etapas. Inicialmente, compramos os produtos de forma anônima e independente. Após a compra, os itens são submetidos a análises e testes. 

Dica: Quiz: saiba como sua alimentação afeta os níveis de estresse

Durante os testes, os produtos são avaliados a partir de diferentes critérios, como desempenho, versatilidade, facilidade de uso, manual, rotulagem, características físicas e químicas e preço. Já a avaliação de serviços, é realizada com a simulação e a utilização dos serviços como um cliente comum, para analisar o atendimento oferecido e a qualidade.

Os resultados dos testes são divulgados na Revista Proteste e no site da associação para os associados e em outros canais de comunicação da PROTESTE, como campanhas educativas, assessoria de imprensa, redes sociais e blogs.

Quando um produto ou serviço que passa pelos nossos testes ameaça a segurança e a integridade dos consumidores ou desrespeita os direitos do consumidor, nós acionamos os órgãos responsáveis, como as agências reguladoras e o Ministério Público. O fabricante ou prestador de serviço também é informado e advertido.

Conheça os especialistas Proteste

A Proteste é composta por uma equipe multidisciplinar de especialistas, responsáveis pelos testes e avaliações de diferentes produtos. O time é composto por engenheiros, químicos, nutricionistas e muitos outros especialistas. 

Quais produtos e serviços são testados pela Proteste?

Os produtos e serviços avaliados pela Proteste são de categorias variadas, como eletrodomésticos, saúde, alimentação, eletrônicos, bem-estar, seguros e muitos outros. Também testamos os principais produtos encontrados nas prateleiras dos supermercados e aqueles que mais fazem parte do dia a dia dos consumidores. 

No mês de julho, mês de aniversário da Proteste, alguns comparadores estarão disponíveis para o público em geral, sendo eles: 

Essa é uma ótima oportunidade para você conferir um pouco dos testes comparativos realizados por nossos especialistas e aproveitar para fazer a escolha certa.

Guia do direito do consumidor

Títulos da Proteste

Para auxiliar na classificação dos resultados dos testes, criamos os títulos PROTESTE, que são classificações dadas aos produtos de acordo com o desempenho obtido em nossas avaliações. Veja a seguir quais são eles:

O melhor do teste

O título é dado aos produtos ou serviços que apresentaram as melhores pontuações nos testes comparativos. “O melhor do teste” é o mais recomendado ao consumidor dentre as demais opções testadas. 

Dica Saiba os perigos da pressão alta para a saúde

A escolha certa

O título da PROTESTE indica que um determinado produto é “A escolha certa” para o consumidor, por causa do seu alto desempenho nos testes realizados por nossos especialistas e sua boa relação entre qualidade e preço. Ou seja, indica que o produto possui um bom custo-benefício.

O barato do teste

O título “O barato do teste” é dado aos produtos que apresentam uma qualidade aceitável e um preço bem atrativo

Não compre

A classificaçãoNão compre” é uma advertência da PROTESTE, ou seja, não recomendamos que esses produtos sejam adquiridos pelos consumidores.

Também conheça os selos desenvolvidos pela associação para auxiliar o consumidor durante as compras:

Teve problema com algum produto?

Além dos testes comparativos, a PROTESTE desenvolveu um canal exclusivo para envio de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa e a resposta chega na própria plataforma, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de nossos especialistas em direito do consumidor. Você pode registrar a sua reclamação através da plataforma ou pelo telefone 4020-7753.

Veja como fazer uma reclamação pelo canal Reclame:

Conheça outros serviços da PROTESTE

Conheça os conteúdos produzidos pela maior associação de consumidores da América Latina e mantenha-se atualizado sobre saúde e bem-estar, direitos do consumidor e tecnologia com nossos blogs MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá.

Inscreva-se nos cursos da Escola do Consumo, plataforma de educação da PROTESTE com cursos gratuitos sobre alimentação, inclusão digital e finanças domésticas. Nossos especialistas criaram conteúdos exclusivos para melhorar a sua qualidade de vida e a sua relação com o dinheiro.

Para ajudar nas suas escolhas de compra, você ainda pode contar com a ferramenta Mais Barato Proteste, uma forma de comparar preços em diferentes lojas online. Assim você pode conferir em qual e-commerce o item desejado está mais barato. Ao instalar a ferramenta no Google Chrome, você ainda pode ativar alertas para ser avisado quando o produto selecionado chegar ao preço desejado. Além disso, é possível testar automaticamente cupons de desconto.  

Tornando-se um associado PROTESTE, você tem acesso a tudo isso e muito mais, como a Revista Proteste, os resultados dos testes comparativos, apoio jurídico especializado e outros serviços.