Conheça os benefícios da banana para a saúde

Conheça os benefícios da banana para a saúde

Conheça os benefícios da banana para a saúde e saiba fazer algumas receitas com esse fruto popular no Brasil e repleto de nutrientes.

A banana é um fruto popular no Brasil e tem diversos nutrientes. Além de poder ser consumida in natura, ela combina com diversas receitas, o que ajuda a manter a alimentação equilibrada e cheia de nutrientes.

A banana contém vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, além de ser ótima fonte de potássio e carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, sódio, zinco e fibras. O alto teor de carboidratos faz com que ela seja uma fruta que fornece energia ao organismo.

Ao mesmo tempo, a banana pode ser consumida ao longo do ano inteiro em suas mais diversas variedades. Por isso, não faltam motivos para incluir a fruta em sua dieta. Conheça os benefícios da banana para a saúde e aproveite algumas receitas para deixar a sua alimentação ainda mais saudável e saborosa.

Banner canal Reclame

Principais tipos de banana

Existem vários tipos de banana no Brasil, todos eles repletos de nutrientes. O que muda é o tamanho dos frutos, tonalidade, sabor e aroma. Conheça mais sobre as principais opções de banana.

Banana-prata

Introduzida pelos portugueses, a banana-prata tem porte pequeno, sabor suave e textura consistente. Ela costuma ser usada em sobremesas, como doce de banana e banana split. A banana-prata possui em 100 g, aproximadamente, 98 kcal, 358 mg de potássio, 26 mg de magnésio e 2,0 g de fibras.

Banana-da-terra

A banana-da-terra é comprida e tem formato achatado. De sabor menos doce e de difícil ingestão, é recomendada para ser consumida frita, cozida ou no preparo de pratos salgados. Ela tem, aproximadamente, 128 kcal, 328 mg de potássio, 24 mg de magnésio e 1,5 g de fibras.

Banana-maçã

A banana-maçã tem polpa clara e suave e sabor e aroma que lembram a maçã. De tamanho pequeno, pode ser consumida em receitas de bolo, torta ou mesmo cozida. Ela tem em 100g, aproximadamente, 87 kcal, 264 mg de potássio, 24 mg de magnésio e 2,6 g de fibras.

Banana-nanica

Um dos tipos mais populares no Brasil, a banana-nanica é comprida, tem sabor doce e polpa macia. Ela é utilizada em diversos doces e vitaminas. Em 100g da fruta há, aproximadamente, 92 kcal, 376 mg de potássio, 28 mg de magnésio e 1,9 g de fibras.

Dica: Saiba quais são os benefícios do milho para a saúde

Benefícios da banana

São diversos os benefícios da banana para a saúde. Além disso, algumas particularidades nutricionais da fruta são aproveitadas por atletas, especialmente no que diz respeito à recuperação muscular. Saiba mais!

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Aumentar a ingestão de potássio, através do consumo de mais frutas e legumes frescos, por exemplo, e reduzir a ingestão de sódio, são medidas favoráveis contra a hipertensão

Uma maior ingestão de potássio está associada com a redução do risco de acidente vascular cerebral e doenças renais, dentre outros benefícios à saúde cardiovascular. Também contribui na redução dos riscos de desmineralização óssea.

Colabora para a saúde dos olhos

A banana contém vitamina A como um de seus nutrientes. Essa vitamina não pode ser sintetizada pelo organismo tendo que ser obtida através da ingestão dos alimentos. É essencial para o processo de reprodução, desenvolvimento embrionário, crescimento, desenvolvimento e manutenção dos tecidos epiteliais, além de ajudar a melhorar a visão noturna, através da regeneração de fotorreceptores (receptores de luz).Isso diminui a possibilidade de degeneração macular, que aumenta conforme a idade.

Digestiva

Auxiliar o aparelho digestivo é outro benefício da banana, que possui flavonoides – antioxidantes que protegem a mucosa gástrica. Ao mesmo tempo, a presença de fibras contribui para regular o sistema digestivo e favorece a eliminação de toxinas.

A banana ainda é um alimento de fácil digestão pelo organismo e, por isso, é indicada em situações de enjôo e diarréia, já que ajuda na reposição do potássio perdido durante esses episódios.

Aumenta a saciedade

As fibras presentes na banana contribuem para aumentar a saciedade, já que os nutrientes ajudam a atrasar o esvaziamento gástrico. Dessa maneira, consumir banana regularmente diminui a sensação de fome, o que pode favorecer indiretamente a perda de peso.

Com isso, comer a fruta é importante para evitar excessos na alimentação causados pela sensação demasiada de fome.

Dica: Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

Reduz cãibras e problemas musculares

Um dos benefícios mais conhecidos da banana é auxiliar na redução de câimbras.

A banana ajuda na reposição de potássio, sódio, cálcio e magnésio, que têm atuação nos músculos e diminuem o surgimento desses desconfortos, especialmente após a prática de atividades e exercícios físicos.

Melhora o sono

Outra benefício da banana é no sono e redução da tensão muscular, graças à vitamina B6, ao triptofano e ao magnésio presentes no alimento. Eles contribuem para que o organismo possa gerar melatonina, hormônio responsável pela qualidade do sono.

Melhora o humor

E por falar em triptofano, a banana também contribui para o bom  humor e a sensação de bem-estar, visto que esse aminoácido favorece a formação da serotonina, o “hormônio da felicidade”.

Benefícios da casca da banana

A casca da banana também possui benefícios diversos, graças às suas propriedades nutricionais, especialmente as fibras, antioxidantes, potássio, cálcio e fósforo, que contribuem para:

  • Auxiliar no combate a problemas digestivos e favorecer o trânsito intestinal;
  • Auxiliar no controle da fome, aumentando a sensação de saciedade;
  • Auxiliar no controle glicêmico; 
  • Evitar a fadiga muscular e a desmineralização óssea;
  • Auxiliar na saúde dos olhos.

A casca da banana pode ser usada em receitas com o fruto à milanesa ou mesmo em tortas, doces e bolos. Para saber mais receitas, acesse o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos” da Escola do Consumo da PROTESTE, que tem um material repleto de receitas com banana e outros alimentos, além de ensinar como utilizar diversos alimentos de maneira integral, o que evita o desperdício e aumenta a absorção de nutrientes.

Guia do consumidor

Receitas com banana

Conheça algumas receitas com banana para consumir o alimento no dia a dia de maneira criativa e saborosa.

Bolo de banana e aveia

Para o bolo de banana e aveia, você vai precisar de:

  • 4 bananas maduras;
  • 4 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 2 xícaras de farelo de aveia;
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo: corte as bananas e adicione-as no liquidificador com os ovos e o óleo e bata bem. Em seguida, coloque a massa em um recipiente e adicione a aveia e a canela e misture até ficar homogêneo. Por último, adicione o fermento e misture levemente. Coloque no forno em uma forma untada por, aproximadamente, 35 min.

Sorvete caseiro

Para preparar o sorvete caseiro de banana, você vai precisar de:

  • 5 bananas;
  • 1 xícara de cacau em pó;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo: primeiro, corte as bananas em pedaços pequenos e deixe no congelador por aproximadamente 2 horas. Em seguida, adicione e bata as bananas cortadas, o cacau em pó e a água no liquidificador durante 5 minutos. Depois, deixe a mistura no congelador por 6 horas, ou até ficar consistente.

Brigadeiro fit

Para o brigadeiro fit de banana, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 bananas maduras;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó;
  • coco ralado a gosto, se desejar.

Modo de preparo: amasse a banana até ficar pastosa e, depois, coloque a mistura em uma panela. Acrescente o leite em pó e o cacau e leve ao fogo. Mexa levemente até o ponto de brigadeiro. Em seguida, desligue o fogo, aguarde esfriar e enrole as bolinhas da massa no coco ralado.

Vitamina de banana

A vitamina de banana pode ser feita apenas com a fruta ou com a mistura de diversos ingredientes. Você pode utilizar:

  • 5 bananas;
  • 1 litro de leite;
  • Açúcar a gosto;
  • Gelo a gosto;
  • Frutas picadas como maçã, mamão, abacate ou manga.

Modo de preparo: basta bater tudo no liquidificador por aproximadamente 3 minutos ou até a bebida ficar cremosa.

Salada de frutas

Outra receita popular com banana é a salada de frutas. Você pode adicionar diversos ingredientes, sendo que os mais populares são:

  • 1 banana picada;
  • 1 maçã picada;
  • 1 manga picada;
  • 1 mamão picado;
  • Mel e granola a gosto, para acompanhamento.

Modo de preparo: basta adicionar os ingredientes em uma tigela e acrescentar a granola e o mel. 

Vale destacar que é importante saber o que avaliar na hora de escolher o mel. Para isso, a PROTESTE realizou um teste com diversas marcas de mel, que vai ajudar você a escolher a opção ideal para a sua alimentação. Torne-se um associado da PROTESTE para acessar o teste.

Dica: Conheça os perigos do refrigerante para a saúde

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

A banana é repleta de benefícios e nutrientes para o organismo, além de ter uma série de possibilidades de consumo. Dessa maneira, é possível incluir o alimento de forma regular na dieta e aproveitar todas as suas vitaminas e minerais.

Contar com informação de qualidade faz a diferença na saúde e bem-estar. Por isso, você encontra na PROTESTE diversos conteúdos que ajudam consumidores na tomada de decisão na hora de adquirir produtos ou serviços. 

Continue no MinhaSaúde para mais dicas de saúde e bem-estar. Acesse os blogs SeuDireito e ConectaJá para saber mais sobre direito do consumidor e tecnologia, respectivamente.

A maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos para avaliar os principais produtos e serviços. Assim, você tem acesso a diversas informações que ajudam a escolher o item que mais atende às suas necessidades. Nossas avaliações são feitas por especialistas PROTESTE em laboratórios credenciados. 

Diante de qualquer problema com fornecedores de produtos e serviços, conte com o canal Reclame, da PROTESTE, para fazer a sua reclamação e receber a resposta das empresas na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com a ajuda de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.