Sucos de uva integrais: quais são as melhores opções?

Sucos de uva integrais: quais são as melhores opções?

PROTESTE avaliou em laboratório 15 marcas e identificou os melhores sucos de uva integrais do mercado; veja aqui os resultados

Rica fonte de vitaminas e minerais, a uva é uma ótima opção de fruta para o cardápio do dia a dia. Além de saborosa e versátil, possui ação antioxidante, combate doenças crônicas e até ajuda a baixar a pressão arterial. Para quem prefere os sucos, é possível encontrar à venda nos mercados diversas e boas opções integrais. Para comprovar a qualidade desses produtos, a PROTESTE testou 15 marcas.

De acordo com o resultado dos testes, a maioria dos sucos foi produzida com uvas de qualidade e equilibra bem os sabores doce e ácido. De acordo com a pesquisa, não foram encontrados açúcares em nenhum produto. No entanto, há açúcares presentes na própria fruta, que só foram encontrados em grande quantidade na marca Sunny Days.

Vantagens

Porém, quais as características dos sucos integrais e as vantagens em relação aos demais? Para você ter uma ideia, muitas bebidas de frutas disponíveis no mercado possuem pouca ou nenhuma fruta na composição, como acontece com os néctares e os refrescos.

A diferença é que integral é o suco puro da fruta não fermentada, em sua concentração natural. Nesses casos, não há acréscimo de água, açúcar e aditivos, como conservantes.

Portanto, a versão integral é a mais saudável e nutritiva entre as bebidas à base de uva. A única desvantagem ainda é o preço, consideravelmente mais alto.

Vale lembrar que os sucos integrais podem ser produzidos com qualquer uva, desde que ela tenha amadurecido adequadamente. Também é importante que a fruta não apresente problemas de higiene e contaminação que coloquem em risco a saúde dos consumidores.

Aditivos

Para identificar quais são os melhores sucos integrais do mercado, foram enviadas amostras de 15 marcas para o laboratório. O estudo também verificou se os rótulos traziam as informações obrigatórias por lei.

Nesse sentido, os resultados, em geral, foram bons. Nenhum produto utiliza alegações medicamentosas ou terapêuticas do tipo “caseiro, natural e original”, enquanto todos mostram o alerta sobre a presença de glúten.

Por outro lado, foi constatada a presença de aditivos que podem causar alergias em três marcas. Na Garibaldi, foi encontrado dióxido de enxofre, e na Aurora e Carrefour, dióxido de enxofre e sorbato de potássio. Por isso, foram penalizadas no quesito rotulagem, visto que, atualmente, muita gente se preocupa com a ingestão desses ingredientes nos alimentos.

Acidez

A próxima etapa foi fazer análises físico-químicas dos sucos, ou seja, verificar se os parâmetros estão de acordo com os limites determinados pela legislação brasileira. Esse tipo de produto não deve apresentar partes e películas de sementes ou outros fragmentos sólidos suspensos.

No entanto, o suco pode ter sua cor alterada em função da presença de partículas da polpa. Neste teste, vimos que todas as marcas respeitam as normas para a presença de sólidos solúveis, usados como índice de maturidade para alguns frutos.

Três delas – Sunny Days, Salton e Casa Madeira – apresentam maiores quantidades do que os demais. É preciso que esses teores se equilibrem com a acidez total do suco de uva, o que representa a combinação ideal entre os gostos doce e ácido dos sucos. As marcas Sunny Days, Catafesta e Aurora apresentaram maiores proporções e, por isso, se destacam em relação às demais.

A acidez do suco de uva, por sinal, é influenciada pela presença dos ácidos tartárico, málico e cítrico. As amostras analisadas contêm acidez volátil (expressa como ácido acético) dentro do limite permitido. Isso indica que não ocorreram fermentações indesejáveis nos produtos. Em contrapartida, os sucos integrais também possuem sabor doce, proveniente da glicose e da frutose (açúcares presentes na fruta), que variam conforme o tipo da uva e do seu amadurecimento.

Percepção dos consumidores

Para avaliar os teores de açúcares totais dos produtos, foi utilizado o critério da Agência Regulatória de Alimentos do Reino Unido, que classifica como alto um teor superior a 15%. O órgão ainda considera médio aquele que fica entre 5,1% e 14,9% e baixo o que não passa de 5%.

Entre os sucos testados, 14 possuem teores médios de açúcar. E, embora respeite o limite da norma (que é de 20 g por litro), o Sunny Days apresenta uma alta quantidade, bem maior que a dos demais.

A última etapa do teste foi verificar a percepção dos consumidores ao degustarem os sucos de uva. Participaram da análise sensorial 198 pessoas treinadas, divididas em quatro grupos.

Oito dos 15 produtos foram considerados bons pelos participantes. O Sunny Days recebeu a menor nota na avaliação. Os participantes afirmaram que o produto é muito doce e parece artificial.

Nem tudo é suco

Existem nos mercados diversas bebidas não alcoólicas feitas com frutas como uva que podem confundir os consumidores. Para não se enganar, entenda a diferença entre os produtos e fique atento:

Suco de uva reconstituído

É obtido pela diluição do concentrado ou desidratado, até chegar à concentração recomendada. Pode receber até 10% de açúcar. Essas informações devem estar no rótulo do produto. Nesse caso, observe as palavras “reconstituído” e “adoçado”.

Suco de uva concentrado

É aquele que teve parte da sua água retirada (até 50%). Ele não é mais forte ou melhor, apenas precisa da adição de água para ser consumido.

Suco misto de uva

Neste caso, houve mistura de uva com uma ou mais frutas. Confira o rótulo para saber quais frutas foram utilizadas no preparo.

Polpa congelada

É a parte comestível da uva congelada, que pode ser descongelada e utilizada como suco ou ser usada para preparar um refresco acrescentando água.

Néctar

Bebida pronta para consumo, preparada com água e açúcar e com, no mínimo, 50% de suco ou polpa da fruta. Possui açúcar, água e aditivos, como acidulante, antioxidante, corante, aromatizante, espessante, estabilizante e conservante.

Refresco ou bebida de uva

É muito parecido com o néctar, no entanto, 30% da bebida é suco de uva. O restante é composto por água, açúcar e aditivos.