Desperdício de alimentos: saiba como evitar

O aproveitamento integral dos alimentos é uma alternativa para evitar o descarte de produtos nutritivos e saborosos

Desperdício de alimentos: saiba como evitar

O brasileiro adora reunir a família para fazer uma refeição, por isso, somos conhecidos pelo famoso almoço familiar aos domingos. Quando utilizamos nossa vasta cultura para fazer pratos típicos de diferentes regiões e sabores. Assim, saber como evitar o desperdício de alimentos é importante.

Além de ser um dos principais momentos do dia, as refeições também têm grande importância nutricional, já que são responsáveis por nos fornecer os nutrientes necessários para ter uma vida equilibrada. Porém, vivemos em um país desigual e muitas pessoas não têm acesso aos mesmos alimentos e assim não conseguem montar pratos tão nutritivos. 

A situação se agrava por causa da alta nos preços de produtos essenciais no dia a dia. Está cada vez mais difícil montar um cardápio com variedade de alimentos e opções mais equilibradas.

Por isso, devemos evitar o desperdício de alimentos e aproveitá-los de forma integral. O Nutri Escolha, a funcionalidade do APP Meu Carrefour, pode ajudar nisso. A ferramenta auxilia na escolha das melhores opções do mercado que podem ajudar na elaboração de receitas com parte de produtos que seriam descartados. Além disso, você pode fazer escolhas com o mesmo valor nutricional ou maior.

Ficou curioso? Continue o artigo e saiba como aproveitar todas as partes dos alimentos com a ajuda do Nutri Escolha.  

Dica: Chia, aveia e linhaça: conheça os benefícios desse trio

O que é desperdício de alimentos?

Antes de explicar sobre as dicas de aproveitamento integral dos alimentos, precisamos falar sobre seu desperdício. Você sabe o que isso significa?

Descartar alimentos próprios para consumo representa a perda de nutrientes essenciais para o organismo, recursos agrícolas e ambientais. Você sabia que antes de chegar às mesas dos consumidores, eles passam por um longo processo que envolve o uso de diferentes técnicas? 

O levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que 30% dos alimentos produzidos, em todo o mundo, são descartados em uma das etapas de produção.

Quando desperdiçamos essas comidas, estamos desconsiderando todo trabalho realizado para que elas cheguem nas casas dos brasileiros. O problema se agrava já que vivemos em um país desigual em que muitas famílias têm dificuldade de montar refeições equilibradas.

Além disso, aproveitar os alimentos integralmente significa reduzir os gastos mensais, já que é possível montar mais pratos nutritivos com a mesma quantidade de ingredientes.

Desperdício de alimentos no Brasil

Em média, uma família brasileira desperdiça 128 quilos de alimentos por ano. A quantidade representa uma despesa de R$ 1.002,00 por cada casa com três moradores. A pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ainda explica que os produtos mais descartados são arroz, feijão, carne, frango e leite.

Além da perda de nutrientes, essas atitudes representam gastos que poderiam ser evitados e transformados em refeições nutritivas e saborosas. A ferramenta Nutri Escolha pode ser utilizada para escolher ingredientes que ajudam na elaboração de receitas com alimentos que seriam desperdiçados.

Os consumidores têm a oportunidade de economizar ainda mais com os cupons de descontos exclusivos do APP Meu Carrefour. Além disso, as compras realizadas pela plataforma são convertidas em moedas que podem ser trocadas por produtos ou serviços.

economia-e-alimentacao-equilibrada

Consequências do desperdício de alimentos

Como falamos anteriormente, o desperdício de alimentos representa a perda de nutrientes, recursos e prejuízo financeiro. As consequências também podem ser estendidas para questões ambientais e sociais, como o uso da água e o desmatamento.

O relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) constatou que 61% dos descartes acontecem nos lares. Isso significa que a maior parte dos itens jogados no lixo são de alimentos que poderiam ser aproveitados e utilizados em refeições nutritivas.

A FAO Brasil fez uma análise do lixo doméstico dos brasileiros e percebeu que ele é 60% composto por alimentos bons para o consumo. 

Infelizmente, algumas pessoas não sabem o valor nutricional desses produtos ou como utilizá-los de forma integral. Por isso, acabam desperdiçando e aumentando os números das estatísticas. 

Por outro lado, aproveitar todas as partes de frutas e legumes pode colaborar para a qualidade de vida. Principalmente, quando usadas para montar opções mais coloridas e equilibradas nutricionalmente.   

A ferramenta Nutri Escolha pode ser utilizada para escolher ingredientes que ajudam na elaboração de receitas com alimentos que seriam desperdiçados

Ela pode ser utilizada para comprar produtos equilibrados gastando muito menos. Por isso, ela colabora para o equilíbrio nas escolhas alimentares das famílias brasileiras. Saiba como fazer isso, a seguir. 

Antes de ir ao supermercado, veja no armário ou na dispensa quais são os produtos disponíveis e os que precisam ser adquiridos. Assim, você evita comprar itens repetidos que acabam colaborando para o desperdício. Após a análise, pesquise algumas receitas que usem partes de produtos que seriam deixados de lado e veja quais opções devem ser trazidas do mercado.

Dica: Entenda o que é desnutrição e a importância do diagnóstico

Pronto, agora usamos o Nutri Escolha para melhorar, ainda mais, o valor nutricional dos pratos. A ferramenta mostra opções de produtos semelhantes aos que você costuma comprar. Além disso, ela apresenta o comparativo de preços e valor nutricional para o consumidor fazer a melhor escolha custo-benefício

Separamos duas receitas para você se inspirar e montar outros pratos na sua casa. Confira:

Brownie de beterraba com casca

Ingredientes:

2 unidades pequenas de beterraba com casca

½ xícara de chá de açúcar demerara

3 ovos inteiros

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

½ xícara de chá de farinha de trigo integral

¼ xícara de chá de cacau em pó ou chocolate 70% em pó

½ xícara de nozes picadas

1 colher de chá de fermento químico

1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha

Modo de preparo:

No liquidificador, bata os ovos, as beterrabas cortadas cruas em cubos com casca, a manteiga, a baunilha e o açúcar, até obter uma massa lisa e homogênea. Após isso, coloque essa mistura em um bowl e vá adicionando a farinha e o chocolate 70% ou cacau,

peneirando-os com muito cuidado. Misture devagar até que todos os ingredientes tenham sido incorporados à massa. Adicione as nozes picadas e o fermento, e misture. Coloque em um refratário untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo integral. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 20 a 30 minutos. Após esse tempo, abra o forno e use um palito para espetar a massa. Atenção, o palito não sairá totalmente seco, pois é uma característica do brownie ser mais molhadinho por dentro.

supermercado-carrefour

Bolo de casca de abóbora

Ingredientes da massa:

1 ½ xícara de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar mascavo

¾ xícara de maisena

2 ovos

1 xícara de óleo

2 xícaras de casca de abóbora picada

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as cascas, os ovos e o óleo. A parte, peneire numa tigela a farinha, a maisena, açúcar e fermento. Junte as misturas e misture até formar uma massa homogênea. Unte a assadeira e leve para assar em forno médio, por aproximadamente 35 minutos.

Ingredientes para a cobertura:

4 colheres de sopa de leite

4 colheres de sopa de cacau em pó

4 colheres de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver e reserve. Depois do bolo assado, espalhe a cobertura por cima e deixe esfriar.

PROTESTE junto com o consumidor

Ficou mais fácil aproveitar os alimentos integralmente? Com a ajuda da tecnologia, podemos melhorar nossos hábitos de consumo e ter rotinas mais equilibradas. Conheça o APP Meu Carrefour e aproveite suas vantagens.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve ações em prol da boa relação entre lojistas e clientes. Por meio de artigos informativos, ferramentas de denúncias, testes e assistência, consumidores de todo o país podem melhorar suas escolhas e qualidade de vida.