Nutri Escolha: Gaste menos e coma melhor

Com a nova funcionalidade do APP Meu Carrefour você conhece o preço e a pontuação nutricional dos produtos e ainda consegue ver alternativas mais baratas

Nutri Escolha: Gaste menos e coma melhor

Consumir alimentos nutricionalmente equilibrados não, necessariamente, precisa ser caro e trabalhoso. Muitas vezes o produto industrializado é a escolha do momento. E ela não precisa vir acompanhada de culpa e sim, de informações consistentes. Essa foi a premissa que levou ao lançamento do Nutri Escolha, nova funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour, lançada em junho e já disponível para qualquer consumidor. 

A funcionalidade faz parte da iniciativa Act for Food, desenvolvida pela rede com o propósito de estimular a alimentação balanceada, sustentável e consciente dos brasileiros. Uma causa que a PROTESTE endereça há muitos anos, avaliando e recomendando alimentos, por meio de testes ou estudos. O objetivo do Carrefour é tornar-se líder nas iniciativas de transformação alimentar no Brasil. E a PROTESTE apoia essa iniciativa, que irá levar conhecimento para a melhoria da qualidade de vida dos consumidores. 

Baseado na metodologia francesa do Nutri Score, e já em uso em alguns países da União Europeia, o Nutri Escolha utiliza um código de cores e de letras que comunica, de modo fácil e rápido, o valor nutricional dos alimentos. A ideia é facilitar o entendimento e interpretação  das informações contidas nos rótulos dos produtos. Para além da informação nutricional, o Nutri Escolha mostra os preços dos produtos, um grande diferencial para o consumidor realizar escolhas mais conscientes, para a saúde e para o bolso. Continue a leitura para saber mais sobre a novidade que pretende auxiliar o consumidor.

Compreender os rótulos não é tarefa simples. Essa barreira pode ocasionar diversos problemas de saúde pública e financeiros, visto que, boa parte da população não consegue escolher os produtos com o melhor custo-benefício. Assim, em muitos casos, o consumidor acaba levando um alimento mais caro, e ainda com menor valor nutricional. E é essa lacuna que o Nutri Escolha pretende preencher. 

A maior associação de consumidores da América Latina parabeniza o Carrefour pelo lançamento da nova ferramenta que colabora para autonomia dos consumidores por meio da informação.

Dica: Como escolher alimentos ricos em fibras

Como utilizar?

A ferramenta está disponível de forma gratuita para os não clientes e clientes cadastrados no aplicativo Meu Carrefour e que compram nas lojas físicas ou no e-commerce da rede. Os principais benefícios do Nutri Escolha funcionam em duas frentes, sendo que as duas utilizam a metodologia Nutri Score.A primeira frente traduz as informações nutricionais e classifica os produtos em uma das cinco pontuações disponíveis: A, B, C, D e E. As  pontuações nutricionais são diferenciadas por cores e levam em consideração a porção de 100 g ou 100 ml do produto analisado. Após a avaliação detalhada dos componentes nutricionais, o Nutri Escolha gera a pontuação, no qual A é a escolha que tem um perfil nutricional mais equilibrado e seu consumo deve ser estimulado e E corresponde à escolha com um perfil nutricional menos equilibrado e que precisa ser consumida com moderação. 

economia-e-alimentacao-equilibrada

Na segunda etapa, a ferramenta apresenta os preços dos produtos presentes nas lojas físicas e no e-commerce do Carrefour, para, assim, mostrar ao consumidor sugestões de itens da mesma categoria com informações nutricionais e preços semelhantes ou melhores. Além disso, o consumidor terá acesso à lista de recomendações, baseada em   seu histórico de compras, com opções mais baratas de produtos semelhantes e com percentual nutricional equivalente ou melhor. A lista também vai contar com uma comparação de economia entre as opções de itens elegíveis ao Nutri Escolha. Assim, o consumidor consegue visualizar as opções mais econômicas.

Inicialmente, o catálogo contém 16 mil produtos, aproximadamente. Para ser mais inclusiva, a ferramenta sinaliza os produtos livres de glúten e lactose, com um selo ilustrativo. 

A maior rede varejista do Brasil pretende ampliar a quantidade de produtos e as funcionalidades do APP. Por isso, o Carrefour estreitou sua comunicação com as principais indústrias de alimentos e bebidas do Brasil para que informem a composição nutricional de seus produtos. Já que a rede quer contribuir para a consciência alimentar da população brasileira e empoderar os seus consumidores.

“Como líderes da transição alimentar, vamos fornecer informações e transparência através de uma solução digital simples e eficaz para ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas”, reforça Daniel Milagres, Diretor de Marketing do Carrefour.

Como usar o Nutri Escolha?

O consumidor precisa baixar o aplicativo Meu Carrefour, totalmente gratuito, disponível para Android e IOS, e realizar o login ou o cadastro. Com a tela inicial aberta, ele deve clicar no ícone Nutri Escolha e escolher a forma de compra, Mercado Online (caso esteja utilizando de casa) ou Loja Física (caso esteja em uma das lojas Carrefour). Em seguida, o consumidor já pode aproveitar os benefícios da nova função.

O cliente pode buscar produtos de três formas: digitando o nome do produto na caixa de busca; com a leitura do código de barras; ou através da categoria do produto, navegando pela aba de “corredores”. O layout intuitivo contribui para a praticidade e objetividade nas consultas nutricionais e econômicas.

Dica: Qual é o melhor desinfetante? Saiba mais sobre o produto

Ao lado da imagem dos produtos no aplicativo, aparece a classificação entre A e E. Na parte inferior, ficam duas vitrines de itens relacionados. Uma vitrine mostra alternativas de produtos com melhor preço, a outra mostra alternativas com melhor ou igual pontuação nutricional. 

Caso o usuário seja cliente da rede, a ferramenta disponibiliza uma lista de recomendações, na parte “Lista de Sugestões”, com base nas compras realizadas nos últimos 90 dias são feitas sugestões de produtos mais baratos e com melhor ou igual pontuação nutricional. 

Nutri Score

Nutri Score é uma metodologia de pontuação nutricional desenvolvida pelo Ministério de Saúde da França, em 2017. O sistema teve sua eficiência comprovada pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) que passou a recomendar o uso por causa dos benefícios para as estratégias de prevenção contra doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão e a obesidade. Além da facilidade de interpretação das avaliações fornecidas.

Em 2018, começou a ser amplamente recomendada e utilizada nos países da União Europeia. O algoritmo do Nutri Score é independente, oferece avaliações transparentes e com os mesmos critérios para todos os produtos. Os dados das análises podem ser consultados por todos os consumidores.

nutri-escolha-avaliacoes

Nutri Escolha e o impacto social

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, cerca de 96 milhões de pessoas estavam acima do peso, no Brasil. Isso significa que seis a cada dez brasileiros estavam na faixa do sobrepeso ou obesidade, ao calcular o Índice de Massa Corporal (IMC).

supermercado-carrefour

O problema atinge todas as faixas etárias, inclusive os mais novos, como aponta a pesquisa. Aproximadamente, 19,4% dos jovens estavam com problemas relacionados ao excesso de peso, cerca de 1,8 milhões de pessoas. Entre os adultos com faixa etária dos 18 aos 24 anos, 33,7% apresentaram resultados acima do peso. E, no grupo com 40 a 59 anos, os números cresceram para 70,3% das pessoas com excesso de peso. 

Os dados alertam para a importância da consciência alimentar. Por isso, o Carrefour quer permitir que os consumidores possam fazer melhores escolhas alimentares, por meio de ações informativas, transparentes e com comprometimento. Assim, liderando a transição alimentar e ajudando o cliente a suprir suas principais necessidades que são: gastar menos, conveniência e rapidez na busca por melhores alternativas. Além de simplicidade, transparência e confiança na informação. Acesse a página do Nutri Escolha e saiba mais.

Os valores mencionados estão alinhados com as atividades desempenhadas pela PROTESTE, que visam compartilhar informações que impactam positivamente a realidade da população brasileira. Por meio do blog MinhaSaúde, a maior associação de consumidores da América Latina explica aos leitores dúvidas e questionamentos sobre a saúde e alimentação. Os testes realizados indicam quais são as melhores opções de consumo e colaboram para escolhas mais conscientes.