Evite anemia ferropriva com dicas da PROTESTE

Evite anemia ferropriva com dicas da PROTESTE

A falta de ferro no sangue pode agravar outros problemas de saúde e comprometer a qualidade de vida do paciente

Uma alimentação de qualidade é fundamental para preservar a saúde e manter o bem-estar de uma pessoa, especialmente porque uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a evitar doenças que debilitam o organismo, como a anemia por deficiência de ferro.

A falta desse mineral traz uma série de sintomas que prejudicam a qualidade de vida e a rotina, pois fazem com que uma pessoa tenha menos disposição para fazer suas atividades diárias. Além disso, a anemia pode desencadear problemas de saúde mais sérios se o tratamento não for feito rapidamente. 

Banner canal Reclame

Por isso, é fundamental entender do que se trata, quais são seus sintomas, como é feito o diagnóstico e quais alimentos estão entre as opções que contribuem para evitar o aparecimento da anemia ferropriva.

O que é anemia ferropriva?

A anemia ferropriva, também chamada de anemia por deficiência de ferro no organismo, tem como característica o baixo nível de hemoglobina, ferritina, transferrina, hematócrito. Elas são responsáveis por muitas funções no organismo, algumas delas são o armazenamento e transporte do ferro

A hemoglobina, por sua vez, compõe quase 50% do sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão para o todo organismo, por isso são essenciais para a vida das células. 

Quando o organismo sofre de anemia, o nível de hemoglobina está abaixo do normal, geralmente por causa da ausência de nutrientes. A unidade para medir a substância é g/dL, que representa a quantidade de grama por decilitro, décimo de litro. Os níveis de hemoglobina considerados normais são:

  • 13g/dL para homens;
  • 12g/dL para mulheres;
  • 11g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

O baixo nível de hemoglobina resulta na falta de oxigenação dos tecidos, já que o sangue perde sua capacidade de transportar o oxigênio necessário para o funcionamento eficiente dos tecidos.

Estimativas apontam que a anemia ferropriva é responsável por 90% dos casos de anemia e costuma ter ligação com uma dieta pobre em ferro. Outras situações, como a menstruação excessiva, podem provocar a perda de sangue e, com isso, a diminuição de glóbulos vermelhos. 

Idosos, gestantes e crianças, com destaque para aquelas entre 6 e 23 meses, são alguns dos grupos mais afetados pela anemia ferropriva.

Dica: Segurança alimentar: entenda a importância

Principais sintomas da anemia ferropriva

Por envolver o sistema sanguíneo e a oxigenação de diversos tecidos do corpo, a anemia ferropriva pode trazer diversos sintomas para o organismo. Conheça os principais indicativos de que alguém pode estar com a doença.

Cansaço generalizado

O cansaço generalizado pode ser causado pela falta de oxigênio nos tecidos responsáveis por manter o funcionamento do organismo. A oxigenação deve estar em dia para que os músculos possam trabalhar com eficiência durante atividades e exercícios físicos, por exemplo.

Quem sofre de anemia ferropriva costuma sentir-se mais indisposto, sem um motivo aparente. Por isso, diante desse sinal, é importante investigar se o problema não é a deficiência de ferro no organismo.

Palidez de pele e mucosas

A falta de glóbulos vermelhos também pode provocar palidez na pele e em áreas como gengiva e parte interna do olho. Logo, é importante ter atenção para esses sinais, que costumam ser identificados por médicos durante a consulta.

Falta de concentração

A falta de concentração é outro sintoma da deficiência de ferro no organismo, já que a presença menor de oxigênio nos tecidos prejudica seu funcionamento, inclusive em relação à atividade cerebral.

Taquicardia

O aumento da frequência cardíaca também pode ser um sintoma de anemia ferropriva, pois o coração pode ficar sobrecarregado devido à menor presença de glóbulos vermelhos e, para conseguir levar oxigênio às células, o músculo acelera seu funcionamento para tentar compensar a falta de hemoglobina em níveis normais.

Palpitação 

Devido ao aumento da atividade cardíaca, é possível que haja palpitação em quadros de anemia ferropriva. Isso acontece em consequência da sobrecarga do coração ao tentar levar mais sangue e oxigênio para os tecidos.

Ansiedade 

A ansiedade também pode ser provocada pela deficiência de substâncias no organismo, como o ferro. Além disso, o cansaço generalizado e a dificuldade de concentração podem agravar quadros de ansiedade e depressão. Por isso, é essencial buscar o diagnóstico e o tratamento para evitar que a doença não contribua para o agravamento de outros problemas de saúde.

Dica: O que é ansiedade generalizada e como tratar

Diagnóstico 

O diagnóstico da anemia ferropriva envolve recursos como:

  • Avaliação clínica e de hábitos alimentares;
  • Exames laboratoriais, como o hemograma e exame de fezes;
  • Exames de imagem, como endoscopia e ultrassom.

Especialistas em hematologia e clínica geral, por exemplo, podem contribuir para o diagnóstico correto de anemia ferropriva, além de indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Tratamento 

O tratamento pode envolver o enriquecimento da dieta com alimentos ricos em ferro, que podem ser divididos entre 2 tipos:

  • Ferro heme, provenientes de alimentos de origem animal;
  • Ferro não-heme, a partir de alimentos de origem vegetal.

O tipo de alimento influencia na capacidade do organismo em absorver o ferro. O mineral de origem animal é absorvido pelo corpo de forma mais fácil. Os alimentos de origem vegetal devem ser consumidos, mas também é necessário ingerir alimentos ricos em vitamina C para facilitar a absorção do nutriente. Uma opção saudável de cardápio é arroz, feijão e ovos acompanhados de suco de laranja ou limão.

O tratamento também pode utilizar reposição de nutrientes ou dietas direcionadas. A escolha vai depender do médico, por isso é fundamental contar com o diagnóstico completo diante de um quadro de anemia.

Guia do consumidor

Dicas para evitar anemia ferropriva

A alimentação é um dos aspectos fundamentais para evitar o desenvolvimento de anemia ferropriva. Como a doença é causada pela falta de nutrientes, um cardápio de qualidade ajuda a manter a presença de ferro sempre em dia. 

Conheça os alimentos que, em geral, mais contribuem para evitar o aparecimento de anemia ferropriva.

Feijão

O feijão é um alimento de origem vegetal conhecido pela presença de ferro, por isso é importante que ele esteja na maioria das dietas. O grão ajuda o organismo a repor o mineral, evitando os sintomas da doença.

Nossos especialistas realizaram um teste comparativo com as 10 principais marcas de feijão preto presentes no mercado. Os resultados mostraram que, em média, as opções analisadas possuem 13,19 mg de ferro não-heme em cada 100 g de feijão cru. Os dados também mostram a quantidade de outros nutrientes importantes para o corpo humano. A qualidade dos grãos também foi avaliada. Saiba mais sobre a avaliação clicando aqui.

Veja o resultado do teste:

Torne-se um associado PROTESTE e tenha acesso a outros testes comparativos, como o realizado com as principais marcas de feijão preto do mercado. Nossos especialistas avaliam os produtos mais populares e classificam as melhores opções, de acordo com critérios importantes para a avaliação do consumidor.

Carne 

A carne vermelha, com destaque para o fígado e as vísceras, é rica em ferro heme, que é absorvido pelo organismo de forma mais fácil. Vale destacar que a maioria das carnes de origem animal contribui para a presença de ferro.

Alimentos integrais

Alimentos e grãos integrais, como castanhas e nozes, também contam com ferro e ajudam a manter os níveis do nutriente no corpo, mesmo sendo opções de origem vegetal. Consumi-los de maneira regular também proporciona outros benefícios, como a melhora da aparência da pele.

Alimentos enriquecido com ferro

Atualmente, existem alimentos como leite, farinhas de trigo, de milho e cereais que são enriquecidos com ferro. Eles ajudam a aumentar a presença do nutriente no organismo e devem ser complementares a uma dieta equilibrada.

Beterraba

A beterraba também pode ajudar o organismo na manutenção dos níveis de ferro no sangue. Porém, vale lembrar que trata-se de ferro não-heme, ou seja, o organismo tem mais dificuldade em absorver.

Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para evitar a anemia ferropriva, pois facilita e acelera a absorção de ferro. Se consumida logo após ingerir alimentos com ferro, pode potencializar os benefícios do mineral.

Entre os principais alimentos com vitamina C, estão:

  • Brócolis;
  • Goiaba vermelha;
  • Pimentão;
  • Caju;
  • Laranja;
  • Acerola;
  • Salsa.

Dica: Conheça 4 curiosidades sobre o feijão

Consulte um nutricionista

O nutricionista é um dos profissionais essenciais para definir uma dieta equilibrada, que ajuda a prevenir a anemia ferropriva e, também, a reverter quadros da doença já diagnosticados.

Por isso, consulte um nutricionista para manter uma alimentação saudável e com os nutrientes necessários para o corpo. O profissional é capaz de elaborar um cardápio adequado às necessidades de cada paciente, potencializando os benefícios.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Como vimos, a anemia ferropriva é um problema que traz grandes impactos para o bem-estar de uma pessoa e interfere diretamente na rotina. Porém, com uma boa dieta e diagnóstico correto, é possível evitar a doença ou reverter quadros de deficiência de ferro no organismo.

É fundamental se informar para manter a alimentação saudável e evitar enfermidades como a anemia. Por saber como a informação é importante na vida das pessoas, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, produz uma série de conteúdos que ajudam as pessoas na tomada de melhores decisões para a sua vida.

Nos portais MinhaSaúde (saúde e bem-estar), ConectaJá (tecnologia) e SeuDireito (direito do consumidor), você encontra artigos e conteúdos diversos que fazem a diferença nas escolhas de sua vida e que trazem novidades, tendências e discussões importantes em cada área.

Além disso, a PROTESTE também realiza os testes comparativos com centenas de produtos e serviços para levantar as informações necessárias para você avaliar as melhores opções de compra antes de adquirir uma mercadoria ou contratar um serviço.

Outra ferramenta é o canal Reclame, plataforma desenvolvida para que qualquer pessoa possa registrar sua reclamação e receber respostas de empresas. Os associados PROTESTE possuem auxílio de especialistas em direito do consumidor. Além do site, você pode ligar para o telefone 4020-7747. Faça a sua reclamação e obtenha uma solução com a PROTESTE.