Protetor solar: por que usar e como escolher?

Protetor solar: por que usar e como escolher?

Vamos te ajudar a entender os efeitos da exposição excessiva ao sol, como aplicar o protetor solar para se proteger deles e como escolher o produto certo na prateleira do supermercado ou da farmácia!

O uso do protetor solar deve ocorrer durante o ano todo, já que o Brasil possui um clima tropical e em grande parte do ano possui bastante incidência de luz solar. Mas é com a chegada do verão que surge uma maior necessidade de se proteger contra os raios solares, o que inclui o uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Essa preocupação ocorre devido à alta incidência de câncer de pele e outras doenças que podem surgir devido à exposição prolongada ao sol. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano são registrados aproximadamente 185 mil novos casos de câncer de pele, sendo que desse total, 8,4 mil são do tipo agressivo.

Banner canal Reclame

Portanto, saber como se proteger da radiação solar, principalmente no verão, é uma forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele, evitar queimaduras e doenças como o câncer de pele. Se você ainda não sabe como se proteger, veja a seguir todas as dicas de como escolher o protetor solar adequado entre as opções disponíveis.

Além disso, vamos te ensinar como aplicar o protetor solar da forma correta para se proteger dos efeitos nocivos da exposição excessiva ao sol, e como escolher o produto certo na prateleira do supermercado ou da farmácia. O que queremos é que você chegue ao fim deste artigo preparado para cuidar mais da sua pele e ciente do que você precisa fazer para se expor ao sol com saúde e segurança.

Vamos lá?

O que é protetor solar?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), protetor solar é qualquer preparação cosmética destinada a entrar em contato direto com a pele e lábios, tendo a finalidade exclusiva ou principal de proteger contra a radiação UVB e UVA, absorvendo, dispersando ou refletindo a radiação.

Os filtros solares podem ser do tipo físico ou químico. No caso dos filtros físicos, a proteção ocorre através da barreira criada sobre a pele com a aplicação do produto. Ela, por sua vez, é responsável por refletir e espalhar as radiações UVA e UVB, impedindo que atravessem a pele. 

Já no filtro químico, a proteção ocorre com a absorção dos raios UV. Os componentes desse tipo de protetor conseguem absorver a radiação solar para impedir os danos nocivos da exposição, simulando a ação fotoprotetora natural da melanina. 

Sendo assim, a funcionalidade do protetor solar é impedir que as radiações penetrem ou sejam absorvidas pela pele. Dessa forma, é possível evitar danos agudos como queimaduras e irritação cutânea, e também danos a longo prazo como envelhecimento precoce e predisposição ao câncer de pele.

Dica: Como cuidar da pele no verão e evitar danos

Quando e como usar o protetor solar?

É muito comum que as pessoas se lembrem do uso do protetor solar no verão, quando a exposição ao sol é ainda mais perigosa. Contudo, é importante ressaltar que a utilização desse cosmético deve ocorrer ao longo do ano todo, mesmo no inverno. E mais do que isso: o sol não é uma exigência para a aplicação do filtro solar — é preciso usar o produto mesmo em dias nublados, pois ainda assim boa parte dos raios solares conseguem atingir a superfície.

Também não é apenas na praia que devemos utilizar o protetor solar, ok? Devemos aplicar o produto sempre que houver exposição ao sol, especialmente em horários com maior incidência de radiação UVB. Portanto, ao sair para o trabalho, faculdade ou em um piquenique no parque, por exemplo, lembre-se de proteger a pele contra a radiação solar. E não esqueça: para garantir sua eficácia, o filtro solar deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol.

Já a frequência da aplicação varia de acordo com cada situação. Na praia, por exemplo, o ideal é reaplicar o protetor cada vez que sair da água ou em um intervalo de 2 horas — mesma frequência de reaplicação recomendada para casos de transpiração excessiva. Em locais onde a exposição não é elevada, mas ainda presente, a recomendação é reaplicar o produto a cada 3 horas. Sim, para proteger sua pele, você precisa andar com filtro solar na bolsa ou na mochila! Vale lembrar que as diferentes formulações disponíveis no mercado têm suas particularidades, sendo importante ficar atento às instruções e recomendações de uso disponíveis no rótulo de cada protetor solar!

Por fim, também é importante se atentar a quantidade ideal de protetor solar. A porção aplicada deve ser adequada, pois do contrário, o nível de proteção será significativamente reduzido. É recomendado aplicar cerca de uma colher de chá para cada parte do corpo, dividindo a aplicação da seguinte forma:

  • rosto e pescoço;
  • parte da frente do tronco;
  • parte de trás do tronco;
  • braços (uma colher de chá para cada);
  • parte da frente das pernas;
  • parte de trás das pernas;
  • pés.

Outro fator muito importante, que acaba sendo esquecido por muita gente, é que não basta apenas aplicar o produto nas regiões expostas e na quantidade correta. É preciso também espalhar o filtro solar, de maneira uniforme, por todo o corpo. Para ter uma ideia do quanto as pessoas negligenciam esses cuidados, uma pesquisa apresentada na Conferência Anual da Associação Britânica de Dermatologistas de 2017 mostrou que, ao aplicar filtro solar no rosto, as pessoas deixam cerca de 10% da pele desprotegida.

Além de aumentar o risco de desenvolver câncer de pele, essa falta de cuidado pode acelerar o envelhecimento da pele. Em setembro de 2022, circulou na internet, a foto de uma idosa que afirma ter aplicado filtro solar no rosto por 40 anos, deixando, no entanto, o pescoço de fora da aplicação. A foto deixa bastante nítida a diferença entre as características da pele de cada uma das partes do corpo, evidenciando maior envelhecimento na região que ficou desprotegida.

Diferentes formas cosméticas para o protetor solar

Há muitas versões de protetor solar no mercado, sendo que cada uma apresenta características diferentes. Por isso, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre qual opção escolher. Reunimos os principais tipos para você conhecer cada um deles e identificar, o mais recomendado para o seu tipo de pele ou para a situação na qual você pretende utilizar o produto.

Creme

Essa é a versão mais comum, o tradicional protetor solar, facilmente encontrado nos mercados e farmácias. Já existem opções com cor e também oil control, com toque mais seco e controle da oleosidade da pele. 

O principal cuidado ao utilizar esse produto é garantir uma aplicação adequada na quantidade necessária. 

Spray

O protetor em spray é o queridinho das mamães e papais, já que é mais fácil e prático de aplicar nas crianças. Ele é vendido em um frasco aerossol e possui consistência bem fluida, o que permite ser aplicado em jatos rápidos. É importante ressaltar que crianças devem utilizar um protetor solar específico para sua faixa etária.  

Os cuidados são os mesmos, garantir uma cobertura uniforme conforme as condições da exposição ao sol. 

Quanto à aplicação, basta mirar a saída do aerossol no local de aplicação, na distância orientada pelo fabricante, e apertar o spray. Pronto, a proteção é feita de forma bem simples. E não esqueça a reaplicação, ok? 

Gel

Por fim, outra opção disponível no mercado é o protetor solar em gel. Assim como o creme, é uma preparação semi sólida. Para aplicar, é preciso utilizar a quantidade recomendada pelo fabricante e espalhar de maneira uniforme sobre a pele, garantindo que todas as regiões expostas fiquem protegidas da radiação solar. 

Por ter uma textura mais leve, ele costuma ser indicado para peles oleosas, que também podem se beneficiar das versões oil free.

Dica: Verão: é preciso cuidado com a intoxicação alimentar

Fator de proteção solar (FPS)

O fator de proteção solar, mais conhecido como FPS, também é uma característica que varia entre os protetores disponíveis no mercado. Contudo, essa é uma questão de grande importância, já que ela define o grau de proteção contra a radiação solar. Quanto maior o FPS, maior o nível de radiação UV que será filtrado pelo produto, deixando então a pele mais protegida.

Os produtos vendidos informam seu FPS no rótulo, mas você também precisa saber que cada opção tem uma indicação específica que considera o tempo de exposição, a tonalidade e o tipo de pele. Veja a seguir o que significa cada fator de proteção solar e suas indicações.

FPS 15

O FPS 15 tem a proteção mais baixa dentre as opções que existem no mercado. Ele pode ser utilizado em peles negras, sendo o FPS mínimo recomendado, e para situações com pouca exposição ao sol. Além disso, é preciso fazer reaplicações mais vezes, já que sua proteção não é tão prolongada.

FPS 30

O fator de proteção 30 oferece o dobro de tempo de proteção, se comparado à opção anterior. Ele é indicado para peles negras, morenas e claras. O uso desse FPS é mais comum em adultos.

FPS 50

Esse fator de proteção é indicado para crianças com menos de 12 anos e também para pessoas que já possuem algum tipo de mancha na pele. Além disso, o protetor com FPS 50 pode ser usado por todas as tonalidades de pele, até mesmo por pessoas com pele muito clara e com sardas. 

FPS 70

A proteção 70, encontrada em alguns protetores, consegue proteger a pele por mais tempo sem precisar de tantas reaplicações durante a exposição ao sol. É mais indicado para crianças e pessoas com a pele muito clara. Contudo, pode ser utilizado por todos.

Guia do direito do consumidor

Como escolher o protetor solar?

Para escolher o protetor solar ideal é importante considerar alguns aspectos importantes. Veja a seguir os critérios de avaliação ao escolher a proteção ideal para você.

Faixa etária

A escolha de um protetor recomendado para sua faixa etária é essencial. Bebês e crianças não devem deixar de se proteger do sol e, para isso, existem versões específicas destinadas a estes grupos. Para crianças abaixo de seis meses, é necessário consultar um médico. 

Vale destacar que crianças e bebês devem evitar a exposição prolongada ao sol.

Tom de pele 

É importante considerar o tom de pele para escolher o produto mais adequado. Lembre-se, a partir do FPS 30 é aconselhado para todos os tons de pele, e quanto mais clara a tonalidade, maior será o potencial de proteção necessário. Pessoas com pele negra também necessitam de proteção solar, e devem optar por protetores com FPS 15, no mínimo.

Tipo de pele

Outro critério importante é o seu tipo de pele. Peles oleosas, por exemplo, devem utilizar protetor solar sem óleo. Já as peles ressecadas precisam de opções mais hidratantes. É fundamental levar esse critério em consideração para que seja possível incluir o uso do produto na rotina sem aumentar a oleosidade ou ressecar a  pele.

Alergia

Também é preciso considerar se você possui algum tipo de alergia aos componentes do protetor solar. Nesse caso, busque orientação de um dermatologista, leia o rótulo do produto e prefira as versões hipoalergênicas.

Estações do ano

Por fim, outro critério importante é observar a estação do ano em que o protetor será utilizado. No verão, há uma maior incidência de radiação solar, sendo indicado utilizar um protetor com FPS maior, ok? 

Entenda a importância de ler o rótulo do filtro solar

Se você chegou até aqui, já sabe que usar o protetor solar é fundamental para a sua saúde. Mas, precisamos fazer um alerta importante: usar o filtro solar pode não ser suficiente se você não estiver utilizando um produto adequado e de qualidade. Por isso, é fundamental ler o rótulo do protetor e conferir algumas informações que asseguram a sua qualidade.

O primeiro passo é checar se, na embalagem, há um número de registro do produto na Anvisa. Isso garante que o filtro solar segue os padrões estabelecidos e está em condições de ser comercializado. Também é importante conferir a indicação do fator de proteção solar. Lembre-se que o FPS mais indicado para você vai variar de acordo com o tipo da sua pele e com as condições da exposição ao sol — já falamos sobre isso mais acima e vale a pena reler o tópico caso tenha ficado alguma dúvida.

O “modo de usar” que vem indicado na embalagem do produto também precisa ser lido com atenção e seguido conforme indicação da empresa responsável pela produção. Nessa parte, você vai encontrar informações importantes sobre a forma de aplicação, a necessidade de reaplicação e o intervalo necessário entre a aplicação do produto e a exposição ao sol. Orientações e advertências, como “Atenção: este produto não oferece nenhuma proteção contra a insolação” também precisam ser observadas.

Cuidado com a validade

O prazo de validade do filtro solar é mais uma informação presente no rótulo que precisa ser observada com atenção, para garantir a eficácia do produto. Protetores solares vencidos não oferecem a mesma proteção do que o produto em condições normais e, por isso, devem ser descartados e substituídos por novos. Eles também podem apresentar algum tipo de reação adversa por estarem fora do prazo indicado de utilização.

Dica: Por que o câncer da pele é tão comum no Brasil e como você pode se prevenir?

Como aproveitar o sol com segurança

Você já entendeu a importância do protetor solar para a proteção contra os efeitos negativos da exposição excessiva ao sol e também já aprendeu que esses efeitos podem causar grandes danos à sua saúde. O que queremos que você saiba agora é que, além do filtro solar, é possível adotar outras medidas para aproveitar o sol de forma segura e saudável.

Optar por roupas fabricadas com tecido especial com fator de proteção é uma excelente medida. Além disso, usar óculos de sol e proteção para a cabeça (boné, chapéu ou viseira) também são ótimas escolhas para proteger sua pele e seus olhos dos efeitos dos raios UV.

Na hora de se expor ao sol, evite os horários em que há maior incidência de raios UVB, o que acontece entre 10h e 16h. Opte pela exposição mais no início da manhã ou no fim da tarde, e mesmo assim, sempre com uso do protetor solar. A hidratação intensa também é um fator relevante nesse sentido e você não pode esquecer da importância de beber bastante água. Vale também optar por alimentos mais leves, especialmente nos dias em que você sabe que a exposição ao sol será maior.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Vimos até aqui a importância de utilizar o protetor solar e de escolher o FPS adequado considerando cada situação. Agora convidamos você a conhecer a PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina. 

Além dos conteúdos que você encontra aqui no blog MinhaSaúde, a PROTESTE oferece testes comparativos de produtos e serviços que auxiliam na escolha das melhores opções com um bom custo-benefício. Os itens avaliados vão desde comidas e eletrônicos até serviços de internet e seguros.

O canal Reclame auxilia na solução de problemas de consumo com a ajuda de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE para nossos associados. Eles acompanham desde o envio da reclamação até a resposta dos fornecedores. Também é possível entrar em contato através do telefone: 4020-7753

Visite os blogs SeuDireito e ConectaJá para conteúdos sobre direitos do consumidor e novidades de tecnologia, respectivamente.

Adrielle Rodrigues

Adrielle Rodrigues

Assistente do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da Proteste Técnica em Química pelo IFRJ e Graduanda em Farmácia (UFRJ)

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt