Protetor solar: por que usar e como escolher?
Alguns fatores podem influenciar na escolha do protetor solar ideal, como o tipo de pele e o tempo de exposição aos raios solares
O uso do protetor solar deve ocorrer durante o ano todo, já que o Brasil possui um clima tropical onde grande parte do ano possui bastante incidência de luz solar. Mas é com a chegada do verão que surge uma maior necessidade em se proteger contra os raios solares, o que inclui o uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus.
Essa preocupação ocorre devido aos altos números de câncer de pele e outras doenças que podem surgir devido à exposição prolongada ao sol. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano são registrados aproximadamente 185 mil novos casos de câncer de pele, sendo que desse total, 8,4 mil são do tipo agressivo.
Portanto, saber como se proteger da radiação solar, principalmente no verão, é uma forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele, evitar queimaduras e doenças como o câncer de pele. Se você ainda não sabe como se proteger, veja a seguir todas as dicas de como escolher o protetor solar adequado entre as opções disponíveis.
Índice:
O que é protetor solar?
Protetor solar, ou filtro solar, é um produto que possui em sua composição diversos filtros que podem ser físicos ou químicos. No caso dos filtros físicos, a proteção desse produto ocorre através da camada opaca que é criada sobre a pele com a aplicação. Ela, por sua vez, é responsável por refletir as radiações UVA e UVB, impedindo que atravessem a pele.
Já no filtro químico, a proteção ocorre com a absorção dos raios UV. Os componentes desse tipo de protetor são capazes de absorver a radiação solar para impedir os danos nocivos da exposição.
Sendo assim, a funcionalidade do protetor solar é impedir que as radiações penetrem ou sejam absorvidas pela pele. Dessa forma, é possível evitar danos como queimaduras e o envelhecimento celular.
Dica: Como cuidar da pele no verão e evitar danos
Quando usar o protetor solar?
É muito comum que as pessoas se lembrem do uso do protetor solar no verão, quando a exposição ao sol é ainda mais perigosa. Contudo, é importante ressaltar que a utilização desse cosmético deve ocorrer ao longo do ano todo, mesmo no inverno.
E não é apenas na praia que devemos utilizar o protetor solar, ok? Devemos aplicar o produto sempre que houver exposição prolongada ao sol ou em horários com maior incidência de radiações UVB. Portanto, ao sair para o trabalho, faculdade ou em um piquenique no parque, por exemplo, não se esqueça de proteger a pele contra a radiação solar.
Já a frequência da aplicação varia de acordo com cada situação. Na praia, por exemplo, o ideal é reaplicar o protetor cada vez que sair da água ou em um intervalo de 2 horas. Na cidade ou em locais onde a exposição não é elevada, mas ainda presente, a recomendação é reaplicar o produto a cada 3 horas.
Por fim, também é importante se atentar a quantidade ideal de protetor solar. É recomendado aplicar uma colher de chá para cada parte do corpo, dividindo a aplicação da seguinte forma:
- rosto e pescoço;
- parte da frente do tronco;
- parte de trás do tronco;
- braços;
- parte da frente das pernas;
- parte de trás das pernas;
- pés.
Tipos de protetor solar?
Há muitos tipos de protetor solar no mercado, sendo que cada um apresenta características diferentes. Por isso, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre qual opção escolher. Reunimos os principais tipos para você conhecer cada um deles.
Creme
Esse é o tipo mais comum, é o tradicional protetor solar que possui consistência de creme em diversas cores e com aspecto pastoso. Ele é indicado para todos os tipos de pele, sendo o mais acessível e fácil de encontrar no mercado.
O principal cuidado ao utilizar esse produto é garantir uma aplicação adequada na quantidade necessária e com a cobertura uniforme. O modo de usar segue aquele padrão que já mencionamos, uma colher de chá para cada parte do corpo já é o suficiente, com reaplicação a cada 2 ou 3 horas, dependendo das condições de exposição.
Spray
O protetor em spray é o queridinho das mamães e papais, já que é muito mais fácil de aplicar nas crianças. Ele é vendido em um frasco aerossol e possui consistência bem fluida, o que permite ser aplicado em jatos rápidos.
Esse tipo de filtro solar também é indicado para todas as pessoas, sendo mais procurado para crianças devido a sua fácil aplicação. E os cuidados são os mesmos, garantir uma cobertura uniforme conforme as características da exposição ao sol.
O modo de usar segue um método diferente, porém, muito mais fácil. Basta mirar a saída do aerossol no local de aplicação, na distância orientada pelo fabricante, e apertar o spray. Pronto, a proteção é feita de forma bem simples. E não esqueça a reaplicação, ok? A cada 2 ou 3 horas também!
Gel
Por fim, outra opção que há no mercado é o protetor solar em gel. Ele é bem parecido com a opção em creme, já que a sua aplicação acontece ao espalhar o produto sobre a pele. Também é importante ter o cuidado de aplicar a quantidade ideal para garantir que todas as áreas expostas sejam protegidas. Por fim, é preciso fazer a reaplicação dentro do período ideal para cada situação.
Dica: Verão: é preciso cuidado com a intoxicação alimentar
O que é fator de proteção solar (FPS)?
O fator de proteção solar, mais conhecido como FPS, também é uma característica que varia entre os protetores disponíveis no mercado. Contudo, essa é uma questão de grande importância, já que ela define o fator de proteção contra a radiação solar.
Os produtos vendidos já possuem o FPS informado no rótulo, mas o que você precisa saber é que cada opção é indicada para uma situação em específico que considera o tempo de exposição, o tipo de pele e as condições do clima. Veja a seguir o que significa cada fator e as indicações.
FPS 15
O FPS 15 tem a proteção mais baixa dentre as opções que existem no mercado. Ele é indicado para peles negras e para situações onde há pouca exposição ao sol. Além disso, é preciso fazer a reaplicação mais vezes, já que sua proteção não é tão prolongada.
FPS 30
O fator de proteção 30 oferece o dobro de tempo de proteção, se comparado à opção anterior, e é indicado para peles negras, morenas e claras. O uso desse FPS é mais comum em adultos.
FPS 50
Esse fator de proteção é indicado para crianças com menos de 12 anos de idade e também para pessoas que já possuem algum tipo de mancha na pele. Além disso, o protetor com FPS 50 pode ser usado por todos os tipos de pele, até mesmo por pessoas com pele muito clara e com sardas.
FPS 70
A proteção 70, que é encontrada em alguns protetores, é capaz de proteger a pele por mais tempo sem precisar de tantas reaplicações durante a exposição ao sol. É indicado para crianças e pessoas com a pele muito clara. Contudo, pode ser utilizado por todos.
Perigos do excesso do sol
A exposição prolongada ao sol sem nenhum tipo de proteção é prejudicial ao nosso organismo. Embora seja recomendado tomar 10 minutos de sol todos os dias, fora dos horários com maior incidência de radiação solar, é importante compreender que os danos causados pela exposição prolongada são cumulativos e podem desencadear diversos problemas, tais como:
- queimaduras e manchas na pele;
- aumento do risco de câncer de pele;
- envelhecimento celular do local exposto ao sol;
- danos ao DNA que podem contribuir para o crescimento desordenado de células defeituosas;
- melasmas;
- queratose;
- perda da elasticidade da pele;
- surgimento de rugas;
- catarata e outras lesões nos olhos.
O que é luz azul e quais são seus perigos?
Se você pensava que era preciso apenas se proteger contra o sol, então temos que te alertar que a luz azul é outra fonte de radiação que pode trazer prejuízos à saúde. A luz artificial está presente em todos os lugares, como lâmpadas e aparelhos eletrônicos que emitem brilho. A exposição prolongada a essa radiação também causa os malefícios que mencionamos no tópico anterior.
Além do dano para a nossa pele, a luz artificial também é prejudicial para os olhos e para o funcionamento adequado do corpo, já que ela confunde o “relógio biológico” e causa desordem nos processos metabólicos.
Como escolher o protetor solar?
Para escolher o protetor solar ideal é importante considerar alguns aspectos importantes. Veja a seguir os critérios de avaliação ao escolher a proteção ideal para você.
Tom de pele
É importante considerar o tom de pele para escolher o FPS mais adequado. Lembre-se, FPS 15 é indicado para peles negras e a partir do FPS 30 é aconselhado para todos os tons de pele.
Tipo de pele
Outro critério importante é se atentar ao seu tipo de pele. Peles oleosas, por exemplo, devem utilizar protetor solar sem óleo. Já as peles ressecadas precisam de opções que sejam mais hidratantes.
Alergia
Também é preciso considerar se você possui algum tipo de alergia aos componentes do protetor solar. Nesse caso, leia o rótulo do produto e se possível opte por versões com formulações mais naturais.
Estações do ano
Por fim, outro critério importante é observar a estação do ano em que o protetor será utilizado. No verão, é indicado utilizar um protetor com FPS maior, ok?
Dica: Por que o câncer da pele é tão comum no Brasil e como você pode se prevenir?
Câncer de pele
Não poderíamos deixar de falar um pouco sobre o câncer de pele, um assunto que merece atenção para a prevenção. Essa é uma doença que surge a partir do crescimento descontrolado e anormal de células da pele. Os tipos de cânceres que afetam o órgão mais comuns são os espinocelulares e os carcinomas basocelulares, que registram aproximadamente 177 mil novos casos todos os anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O melanoma, por outro lado, possui menor incidência, mas é o que apresenta maior letalidade.
Lembrando que uma das medidas utilizadas para prevenir o câncer de pele é utilizar o protetor solar adequado à exposição ao sol, além de usar outros adereços para reduzir os danos dos raios solares, como chapéus, bonés, óculos escuros e roupas.
Mantenha-se informado com a PROTESTE
Vimos até aqui a importância de utilizar o protetor solar e de escolher o FPS adequado considerando cada situação. Agora convidamos você a conhecer a PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina.
Além dos conteúdos que você encontra aqui no blog MinhaSaúde, a PROTESTE oferece testes comparativos de produtos e serviços que auxiliam na escolha das melhores opções com um bom custo-benefício. Os itens avaliados vão desde comidas e eletrônicos até serviços de internet e seguros.
O canal Reclame auxilia na solução de problemas de consumo com a ajuda de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Eles acompanham desde o envio da reclamação até a resposta dos fornecedores. Também é possível entrar em contato através do telefone: 4020-7747.
Visite os blogs SeuDireito e ConectaJá para conteúdos sobre direitos do consumidor e novidades de tecnologia.

