Não deixe de usar filtro solar quando estiver fora de casa

Não deixe de usar filtro solar quando estiver fora de casa

Seja curtindo os bloquinhos, passando o dia na praia ou passeando na serra, o protetor solar é fundamental para proteger a pele de doenças futuras

O Carnaval é o momento em que aproveitamos para curtir a folia ou os dias de folga, porém o período exige alguns cuidados com a saúde. Um dos pontos que merece atenção é a pele. Seja para pular nos bloquinhos ou passar o dia na praia, é importante manter o uso do filtro solar, principalmente se houver grande exposição ao sol.

O protetor é fundamental para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol como as queimaduras na pele, envelhecimento precoce e até mesmo o perigo de desenvolver algum tipo de câncer de pele. Por isso, todas as pessoas, independente do tipo de pele e da idade, devem utilizar o filtro solar, para evitar problemas futuros.

Utilize filtro solar com FPS de pelo menos 30

Se você tiver a pele muito clara, problemas cutâneos ou hipersensibilidade à luz do sol, use os chamados bloqueadores solares, com FPS acima de 50, que bloqueiam a radiação ultravioleta. No entanto, fique atento, pois o protetor solar pode não impedir totalmente a passagem dos raios UV e dos raios infravermelhos, que também provocam queimaduras.

E mesmo as pessoas de pele negra devem se proteger, pois a melanina deste tipo de pele corresponde a um FPS 4, o que não evita queimaduras ou risco de câncer.

+Leia também: Qual é o melhor protetor solar facial?

As recomendações são as mesmas para quem for passar o Carnaval em regiões altas, como serras. Por isso, não se descuide! A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. Mesmo se o tempo nublado (mormaço), é importante aplicar protetor. Além disso, não deixe de usar o produto mesmo sob guarda-sol ou barracas.

E não se esqueça: o ideal é aplicar o filtro solar entre 30 minutos e uma hora antes da exposição ao sol. Agora é só se proteger e ir curtir a folia!