Como escolher o filtro solar ideal para sua pele

Como escolher o filtro solar ideal para sua pele

Exposição excessiva à radiação solar pode resultar em uma série de danos ao organismo como queimaduras, câncer de pele e envelhecimento prematuro da pele

O verão já chegou, e com ele, devemos redobrar os cuidados com a pele, a começar pelo filtro solar. A atenção deve ser maior principalmente ao se expor ao sol. Isso porque a exposição excessiva à radiação solar pode resultar em uma série de danos ao organismo como queimaduras, câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele, manchas escurecidas, entre outros.

Para proteger a pele e o organismo das ações nocivas resultantes da exposição ao sol, o uso de um bom protetor solar é fundamental. Os protetores solares são preparações para uso tópico que reduzem os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, tendo ação preventiva na formação desses problemas na pele.

Como escolher o filtro solar adequado?

Para que o protetor solar possa exercer adequadamente sua função, é preciso atentar-se para a escolha do produto correto de acordo com o tipo de pele e a exposição à radiação UV.

A PROTESTE tem um comparador completo com as principais marcas de filtros solares. Escolha o seu!

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção, publicado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica o uso de protetor solar com FPS mínimo de 30. Para pessoas mais sensíveis ao sol, que tenham pele muito clara, com antecedentes pessoais ou familiares de câncer de pele, a recomendação é que utilizem um protetos com FPS mais alto, acima de 50. O mesmo é recomendado para aqueles que estão em tratamento contra fotodermatoses , em tratamento dermatológico (lasers para rejuvenescimento, peelings, tratamentos para cicatrizes de acne, etc.) e expostas a maior quantidade de radiação solar.

Pessoas com pele mais escura podem até, eventualmente, optar por produtos com FPS abaixo de 30 por apresentarem melhor perfil adaptativo dos efeitos da radiação solar, incluindo risco mais baixo para o desenvolvimento de câncer de pele e fotoenvelhecimento.

Porém, além de apresentarem maior tendência a desordens de pigmentação, pessoas com pele étnica podem sim desenvolver câncer de pele e, geralmente, têm diagnóstico tardio justamente por ter menos preocupação com a fotoproteção. Portanto, o uso de protetor solar é essencial em qualquer tipo de pele e o FPS 30 atende bem aos diferentes tipos.

Além da proteção UBV e UVA, outros aspectos também devem considerados no momento da compra de um protetor solar facial. É importante atentar-se para as informações do rótulo, pois existem produtos formulados especialmente para pele oleosa e outros para pele seca.

Em geral produtos em gel, gel-creme, fluido e sérum têm textura mais leve e são mais adequados para peles mais oleosas. Já os cremes e loções são mais adequados para peles normais à secas.

Vai escolher um protetor solar? Use o nosso comparador.


Como se expor ao sol com segurança

Não é necessário esconder-se do sol, mesmo porque ele é benéfico para o organismo: ajuda a sintetizar a vitamina D, que combate a osteoporose, traz bem estar físico e psicológico. Receber todos esses benefícios sem correr nenhum risco é possível.

Basta seguir, além das dicas sobre o uso/conservação de protetores solares citadas anteriormente, algumas outas regras bastante simples. Confira as orientações da PROTESTE:

  • O protetor solar precisa estar na bolsa todos os dias, assim como o batom. E jamais deve ser esquecidos nas idas à praia ou ao clube.
  • Inicie a proteção solar precocemente. Estudos demonstram que, quando se cuida da pele até os 18 anos, cerca de 85% dos casos de câncer podem ser evitados.
  • Crianças (a partir dos 6 meses) só devem utilizar produtos destinados ao público infantil
  • O uso de filtros solares durante a gravidez não somente é seguro como é também recomendado, em razão dos riscos elevados de discromias hiperpigmentares nessa fase.
  • Cuidado com rótulos. Existem alguns que qualificam os seus protetores como “Amplo espectro UV”, “à prova d’água” e com fator de proteção elevado (60 ou mais), dando a impressão que, após usá-los, estamos totalmente protegidos, podemos mergulhar e ficar expostos ao sol à vontade. Lembre-se de que não existem fotoprotetores que nos protejam totalmente contra a irradiação UV.
  • Hidrate a pele depois de se expor ao sol com géis ou cremes, para restaurar a umidade perdida, evitando assim o seu ressecamento e descamação.


Filtro solar mesmo em dias nublados

  • Mesmo em dias nublados, boa parte dos raios UV atravessa as nuvens e a neblina. Por isso, use filtro solar também nesses dias.
  • Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, na neve, nas salinas, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.
  • Use o bom senso ao escolher os horários adequados para expor-se ao sol. A menor incidência de raios ultravioleta B, os UVB, que são nocivos e causam a vermelhidão da pele, ocorre entre 7 horas e 9h30 e 16h30 e 19 horas. Ficar exposto ao sol das 11h30 às 14h30 não é aconselhável, pois, justamente nesse período, a intensidade dos raios UVB é mais alta.
  • Mesmo com protetor, use chapéu com aba para cobrir as orelhas, óculos escuros (com lentes que protejam contra o ultravioleta) e guarda-sol.
  • Um chapéu de aba larga oferece uma boa proteção do sol para os olhos, orelhas, face e pescoço. Já um boné ou viseira fornecem boa proteção para o nariz, mas deixam as bochechas e o pescoço desprotegidos.
  • Permaneça na sombra sempre que possível. Usar protetor solar é apenas uma medida protetiva a mais. Mesmo com o auxílio deste tipo de produto, a exposição ao sol ainda deve ocorrer de forma responsável.
  • Vá ao dermatologista se uma pinta aumentar de tamanho ou de cor em seu corpo