Entenda a importância do prazo de validade dos alimentos

Entenda a importância do prazo de validade dos alimentos

Saiba quais são os perigos de comer um alimento fora da validade, como identificar um produto próprio para consumo e o que fazer quando o prazo de validade está próximo.

Se você pensa que o  prazo de validade de um produto não precisa ser levado tão a sério e que não vai fazer mal consumir um alimento vencido há poucos dias, precisamos dizer que você está equivocado. O prazo de validade, na verdade, é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para o consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Por isso, é preciso estar sempre de olho nessa informação.

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Mas, o objetivo deste artigo não é criar alarde em cima deste tema. O que queremos aqui é promover a conscientização sobre o consumo, que evita o desperdício de alimentos após o período de validade. Assim, vamos ensinar a importância de checar sempre essa informação no rótulo de cada produto.

Queremos que você chegue até o final deste artigo entendendo os perigos de comer um alimento fora da validade, como identificar um alimento próprio para consumo e o que fazer quando a data de validade de um alimento está próxima. Tudo isso para você otimizar os seus ingredientes e evitar descartar produtos sem necessidade.

Boa leitura!

Afinal, o que prazo de validade significa?

Esse prazo não é definido de forma aleatória. A data de validade é resultado dos chamados “testes de vida de prateleira”, que são estudos feitos em laboratório para identificar em que condições e em quanto tempo um produto permanece seguro para o consumo e mantém suas características nutricionais e sensoriais. Para chegar ao resultado, diversos fatores são analisados: aspecto, aroma, sabor, cor e quantidade de microrganismos presentes no produto ao longo do tempo.

A data de validade de um produto significa, portanto, o período em que a qualidade de um item é garantida pelo fabricante e ele pode ser consumido com segurança, desde que tenha sido armazenado em condições adequadas.

E se você já se perguntou se a data de validade faz mesmo sentido, visto que é impossível um produto estragar de um dia para o outro, saiba que, de certa forma, você tem razão. E é por isso, inclusive, que a data de validade é sempre estabelecida com uma margem de segurança.

Mas, atenção: isso não significa que você deve comer alimentos vencidos! Após a data de validade, o fabricante não assegura mais a qualidade e a integridade do produto. Outro ponto para observar é que, depois de aberto, o prazo de validade do alimento pode mudar — e essa informação deve estar sempre contida na embalagem do produto.

Dica: Saúde da mulher: como ter uma vida mais saudável

Quais são os perigos de comer um alimento fora da validade?

Em algumas situações, pode ser que a gente fique tentado a comer um alimento mesmo que ele esteja vencido, já que ele está com a aparência ótima e o cheiro inalterado. Mas, saiba que, mesmo assim, esse tipo de consumo é arriscado

A formação de substâncias tóxicas e o crescimento de microrganismos patogênicos podem não fornecer sinais visíveis de que o alimento se tornou inseguro para consumo. Isso porque nem sempre as características de deterioração são facilmente percebidas.

Por isso, o melhor a fazer é realmente consumir os alimentos antes da data de vencimento — ou, em último caso, descartar os produtos fora da validade. Senão, você pode aumentar a chance de desenvolver uma intoxicação alimentar, tendo sintomas como diarreia, vômito e dores estomacais.

Vale ressaltar que alguns alimentos são mais vulneráveis à proliferação de bactérias e que você deve ter ainda mais cuidado no consumo deles.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Como saber se um alimento está próprio para consumo?

Quando falamos sobre a data de validade dos alimentos, destacamos o prazo para, de forma geral, consumi-los de maneira segura. Apesar dessa ser uma informação extremamente importante, não é sinônimo de qualidade. Isso porque fatores externos podem afetar as condições de um alimento, que pode se deteriorar antes do vencimento.

Por isso, a dica é sempre observar as características do alimento antes de consumi-lo. Você pode fazer isso usando recursos que têm ao alcance das suas mãos, conforme nossas dicas abaixo:

Use o olfato

Cheirar o produto já é um hábito que muita gente tem e ele é, de fato, bastante recomendado no processo de identificar se um alimento está próprio ou impróprio para consumo. Por isso, não hesite em usar o olfato para perceber se o produto está com algum odor diferente do normal. E, lembre-se: na dúvida, prefira não consumir o alimento.

Dica: Óleo vegetal: tipos, para que serve e como utilizar

Use a visão

Quando um alimento já está impróprio para consumo, suas características físicas também podem ser alteradas. Por isso, é fundamental ficar de olho. Observe se há manchas, texturas, colorações, consistências, formatos, brilhos e opacidades que fogem das características padrão daquele alimento. Se qualquer uma dessas condições for observada, prefira descartar o produto.

Verifique as condições da embalagem

Você deve estar pensando que, em muitos casos, só será possível observar as características do alimento depois de comprá-lo, visto que, no supermercado, os produtos estão embalados e, portanto, não dá para cheirar nem para identificar más condições físicas. Nossa sugestão é para que você verifique as condições da embalagem antes de adquirir um produto.

Nos enlatados, por exemplo, o estufamento pode indicar a presença de gases, que podem ser indicativos da produção de gás, oriundo de uma contaminação microbiológica. Nos demais alimentos, também é preciso garantir que as embalagens estão intactas. Observe se há vazamentos ou microfuros, se ela está bem soldada, com lacre e selos sem rompimentos parciais ou totais, sem deformação e sem deposições metálicas ou de materiais estranhos. 

Por fim, observe também o rótulo do produto, avaliando se ele está íntegro, legível e sem nenhum sinal de remarcação da data de validade. E aqui, a dica final é a mesma: na dúvida, prefira não comprar!

Observe mais do que a data de validade

Como dissemos acima, data de validade não é sinônimo de qualidade. Isso porque existem diversos outros fatores que podem influenciar no alimento. Condições de transporte e armazenamento são os principais exemplos nesse sentido. Basta deixar uma carne fora da geladeira por dois dias para ter certeza que ela não está mais própria para consumo.

A dica para se proteger desses fatores externos é, antes de qualquer outra coisa, observar os produtos, como ensinamos no tópico acima. Além disso, é válido priorizar estabelecimentos nos quais você confia e sempre dar preferência para produtos frescos.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

E quando a data de validade está próxima?

Se você é do tipo de pessoa que prefere não consumir um alimento quando a data de validade dele está próximo, queremos que você tenha consciência sobre alguns dados:

  • 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano no Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU);
  • 750 bilhões de dólares é a perda de economia do planeta devido ao desperdício de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO);
  • 10% da produção de gases de efeito estufa, prejudiciais para o meio ambiente, ocorrem pelo descarte de alimentos.

Esses dados são mais do que suficientes para levantar um alerta em relação à necessidade de falarmos sobre consumo consciente.  E isso passa, claro, por aproveitar os alimentos que estão próximos da data de vencimento. Como dissemos mais acima, desde que as condições de qualidade permaneçam inalteradas, o consumo desses alimentos é permitido e, inclusive, recomendado para aliviar o seu bolso.

Isso acontece porque oferecer produtos próximos da data de validade com desconto tem sido uma prática cada vez mais adotada pelo varejo brasileiro. Já existem, inclusive, empresas focadas em atender esse nicho, como é o caso de SuperOpa, B4waste e Food to Save. Essa pode ser uma excelente estratégia para o consumidor economizar nas compras da semana e, para aproveitar a oportunidade com segurança, basta ficar de olho no rótulo e nas condições do produto.

Vale ressaltar que, mesmo por esses aplicativos, é proibida a comercialização de produtos vencidos. Itens fora do prazo de validade, de acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), são considerados impróprios para consumo. 

De acordo com o artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, constitui crime contra as relações de consumo comercializar produtos impróprios para consumo. A pena é de detenção e pode variar de 2 a 5 anos, podendo ser reduzida caso não se observe intenção de dano por parte do fornecedor.

A comercialização de produtos vencidos fora da validade constitui infração contra coletividade de consumidores. O ideal é que o consumidor faça uma denúncia ao PROCON. Mas caso você tenha comprado um produto fora da validade, pode usar o Reclame, plataforma desenvolvida pela PROTESTE para envio de reclamações.

Dica: Quando o consumismo vira uma doença? Conheça a oneomania

O segredo é informação de qualidade

Como você pôde ver ao longo do artigo, o prazo de validade dos alimentos é um fator muito importante no que diz respeito ao consumo. E o segredo para entendê-lo de maneira correta é a informação.

É por isso que a PROTESTE é uma excelente parceira no seu dia a dia como consumidor. A associação oferece uma série de informações de qualidade, para auxiliar nas suas decisões de consumo e resguardar seus direitos.

A maior associação de consumidores da América Latina também fornece informações gratuitas para o público por meio do canal exclusivo no Telegram e do App da PROTESTE

A PROTESTE realiza testes comparativos de produtos e serviços disponíveis no mercado e também oferece o canal Reclame, espaço para consumidores registrarem problemas que tiveram com empresas dos mais diversos segmentos.

Associados da instituição também podem ter acesso ao serviço de intervenção extrajudicial e auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com fornecedores. São muitos benefícios, não é mesmo? Não perca mais tempo e clique aqui para se associar agora mesmo à PROTESTE!

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ