Evite o desperdício e saiba como aproveitar os alimentos integralmente

Evite o desperdício e saiba como aproveitar os alimentos integralmente

São muitos os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos, já que contribui para a saúde e o meio ambiente

Você sabia que um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado? Outro dado chocante é que um décimo da população mundial estava subalimentada em 2020, o que é equivalente a 811 milhões de pessoas. Esse é apenas um dos motivos pelos quais devemos aprender como aproveitar os alimentos integralmente.

Além do combate ao desperdício de alimentos, utilizar partes de itens que seriam jogados fora, como sementes, folhas e cascas, eleva o valor nutritivo das refeições, contribui para o meio ambiente e ainda é benéfico para as finanças pessoais. 

Mudanças simples, que podem ser feitas por qualquer pessoa, já contribuem para o melhor aproveitamento dos alimentos. A seguir, acompanhe dicas e informações sobre a importância de aproveitar os alimentos integralmente. 

O que é aproveitamento integral dos alimentos?

O aproveitamento integral dos alimentos consiste em elaborar um cardápio que evita desperdícios e possibilita aproveitar os alimentos de forma integral. Neste cardápio é incluído todo o planejamento alimentar da semana, considerando os alimentos que serão consumidos e os possíveis pratos para evitar o desperdício. 

Dica: Entenda o que é desnutrição e a importância do diagnóstico

Além da elaboração do cardápio, é possível aproveitar os alimentos integralmente ao montar uma compostagem caseira para que os resíduos dos alimentos sejam utilizados como adubo para as plantas ou horta doméstica. 

Outras práticas para evitar o desperdício incluem:

  • identificar as melhores verduras, legumes e frutas durante a compra;
  • saber como conservar os alimentos por mais tempo;
  • aprender receitas saborosas que possibilitam aproveitar os alimentos integralmente;
  • fazer uma lista de compras econômicas e funcionais;
  • fazer escolhas alimentares assertivas para a saúde e meio ambiente;
  • saber analisar rótulos de alimentos para fazer escolhas conscientes.

Em resumo, o aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar todas as partes, o que inclui sementes, casca, polpa, folhas, talos e a rama, para a preparação de refeições saborosas e nutritivas, como sucos, tortas, chás, saladas, sopas, entre outros pratos.

Nutrientes das cascas e sementes

Uma estimativa compartilhada pela Universidade de Caxias do Sul  mostra que 40% dos alimentos são desperdiçados durante o processo de produção das refeições. O número é destacado pelos pesquisadores, pois representa quase a metade do volume total descartado.  

Cascas, talos e sementes, por exemplo, não são consumidas convencionalmente pela maioria das pessoas, mesmo tendo um alto valor nutricional que pode contribuir para uma alimentação mais saudável. 

A alta concentração de nutrientes nessas partes dos alimentos é um dos principais motivos para incluí-las nas refeições diárias, evitando o desperdício. O consumo de cascas, sementes e outras partes comumente jogadas no lixo podem oferecer os seguintes benefícios para a saúde:

  • digestivo;
  • equilíbrio da flora intestinal;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • prevenção e tratamento da anemia por deficiência de ferro;
  • combate ao envelhecimento precoce.

Dica: 7 dicas para melhorar o bem-estar físico e mental

Aproveitamento integral dos alimentos e sustentabilidade

Outro motivo pelo qual precisamos olhar para o aproveitamento integral dos alimentos de uma forma diferente é a sustentabilidade social e ambiental. Os hábitos alimentares da população mundial refletem na sua relação com a sociedade e o meio ambiente, podemos observar isso pela quantidade de alimentos que são desperdiçados todos os anos, e pelo número exorbitante de pessoas que passam fome no mundo. 

É importante pensar que para a produção de cada alimento é gasto uma grande quantidade de água, um dos recursos naturais mais importantes para a vida na Terra. Portanto, desperdiçar alimentos também impacta no desperdício de água, de outros recursos e energia. 

Outro problema é a emissão de gases nocivos, como o metano e o óxido nitroso, na camada de ozônio, algo que ocorre quando esses alimentos iniciam o processo de degradação. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a emissão de gases gerados nesse processo, considerando o total de alimentos desperdiçados no mundo todos os anos, equivale à poluição gerada pelo parque automotivo mundial.

Evite o desperdício de alimentos

Reunimos uma série de dados que mostram a importância de evitar o desperdício de alimentos, a começar pela estimativa de que 931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo. Desse valor, 570 milhões de toneladas vêm do lixo doméstico. 

Os dados são do Índice de Desperdício de Alimentos 2021 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), e mostram o impacto social, econômico e ambiental do desperdício alimentar no mundo.

De acordo com o relatório da UNEP, se o desperdício de alimentos fosse um país, ele seria o terceiro maior emissor de gases nocivos à camada de ozônio. O documento estima que os gases emitidos pela biodigestão representam de 8% a 10% do total das emissões globais.

Somente no Brasil, o desperdício de alimentos é estimado em 23,6 milhões de toneladas, o que representa mais de 40 kg por pessoa. Em paralelo, em 2020,19 milhões de brasileiros passaram fome, e mais da metade dos domicílios sofreram com algum grau de insegurança alimentar durante a pandemia de Covid-19. 

Guia-do-consumidor

Benefícios do aproveitamento integral dos alimentos

O aproveitamento integral dos alimentos oferece várias vantagens ao consumidor, além de ser benéfico para o meio ambiente e para a sociedade de um modo geral. A seguir, você vai conferir cada benefício em aproveitar os alimentos de forma integral:

Propriedades nutricionais

Consumir cascas, sementes, talos, flores, folhas e outras partes dos alimentos comumente jogados fora oferece uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. 

A casca da banana, por exemplo, é rica em triptofano, um dos nutrientes essenciais para a sensação de bem-estar e prazer. A semente e a casca da melancia, por exemplo, possuem grande concentração de licopeno, um nutriente associado à prevenção de várias doenças, como o câncer de próstata. Veja mais nutrientes que podem ser encontrados em grandes concentrações nas partes desperdiçadas dos alimentos:

  • casca e bagaço da laranja são ricos em vitamina C;
  • casca do abacaxi possui fibras, vitamina C e enzima bromelina.
  • casca da abóbora é rica em betacaroteno;
  • sementes de abóbora possuem grandes quantidades de potássio, magnésio, zinco e ferro;
  • talos de hortaliças possuem grandes quantidades de magnésio, cálcio e fibras.

Portanto, consumir os alimentos integralmente resulta em uma alimentação rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. 

Sustentabilidade

Outra vantagem de aproveitar os alimentos integralmente é a redução do desperdício e o estímulo ao consumo consciente. Ao reduzir o descarte de partes boas para o consumo estamos economizando recursos essenciais como água e energia, que são gastos durante o processo de produção dos alimentos. Além disso, há uma redução significativa da emissão de gases nocivos e da poluição de solos e águas que ocorrem pela degradação desses produtos. 

Também é importante avaliar pelo ponto de vista social. É injusto pensar que tantos alimentos estão sendo desperdiçados enquanto há tantas pessoas que passam fome no mundo. Por isso, o consumo consciente é um reflexo do aproveitamento dos alimentos de forma integral. 

Economia

Utilizar os alimentos em sua totalidade também resulta em economia doméstica. As cascas, sementes e outras partes que poderiam ser jogadas fora se transformam em novos pratos e refeições. Isso reduz a necessidade de comprar mais alimentos para compor as refeições e impacta na redução de custos no orçamento familiar. 

Cardápio diversificado

Por fim, outra vantagem que precisa ser mencionada é a transformação alimentar proporcionada pelo preparo integral dos alimentos, com a criação de um cardápio mais diversificado. Aproveitar os alimentos totalmente possibilita criar novos pratos e combinações que podem agradar diversos paladares. 

Dica: Alimentação e diabetes: prevenção e cuidados

Saiba mais sobre aproveitamento integral dos alimentos

Agora que você já conhece a importância do consumo integral dos alimentos e os benefícios para a saúde, meio ambiente e sociedade, que tal aprender mais sobre o assunto?

A PROTESTE oferece um curso totalmente gratuito e online para todos os interessados em aprender mais sobre consumo integral. O curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos” conta com os seguintes temas:

  • planejamento de compras para fazer as melhores escolhas;
  • elaboração de uma lista de compras inteligente;
  • higiene e segurança alimentar no manuseio dos alimentos e preparação de refeições;
  • aproveitamento integral dos alimentos.

Ao se cadastrar no curso você também recebe materiais de apoio, como a apostila completa do curso, e-book com receitas para aproveitamento integral dos alimentos, calendário com as frutas e vegetais de cada estação, template para uma lista de compras inteligente e um template sobre a correta higienização das mãos para a manipulação dos alimentos.

Já os benefícios do curso são inúmeros, você aprenderá como aproveitar os alimentos integralmente, poderá economizar dinheiro com escolhas mais assertivas em suas compras, terá uma alimentação mais variada e nutritiva, contribuirá com o meio ambiente e adotará o consumo consciente. Muitos benefícios, não é mesmo?

Então faça o seu cadastro agora mesmo em nosso curso e dê o primeiro passo para reduzir o desperdício de alimentos.