Cupuaçu protege as células dos radicais livres? Conheça benefícios

Cupuaçu protege as células dos radicais livres? Conheça benefícios

Além de seu sabor único, o cupuaçu oferece diversos benefícios nutricionais, incluindo cálcio, fósforo, ferro e vitamina C

O cupuaçu é apreciado não só por seu sabor, mas também por suas propriedades curativas, conhecidas e utilizadas pelos índios. Prevê-se que o cupuaçu se torne mais popular que o açaí devido aos seus benefícios superiores e à facilidade de cultivo da árvore, que não prejudica as florestas tropicais.

Além de seu sabor único, o cupuaçu oferece diversos benefícios nutricionais, incluindo cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Suas sementes são utilizadas para extrair uma manteiga rica em ácidos insaturados, mais saudável que a manteiga de cacau. Com alto índice de digestibilidade e ausência de cafeína, o cupuaçu é amplamente absorvido pelo organismo, tornando-se uma escolha nutritiva e saudável.

A árvore pode atingir até 10 metros de altura, com folhas longas e flores de cor vermelha-escuro. A fruta possui diferentes variedades, incluindo o cupuaçu redondo, o cupuaçu mamorama e o cupuaçu mamau, cada um com suas características distintas.

3 benefícios do cupuaçu:

Energia: O cupuaçu é uma fonte de energia devido à presença de teobromina, semelhante à cafeína, o que o torna ideal para consumo antes de atividades físicas, proporcionando alerta e facilitando a queima de calorias.

Saúde cardiovascular: A teobromina no cupuaçu atua como vasodilatadora, ajudando a diminuir a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares, o que o torna benéfico para a saúde do coração.

Proteção e imunidade: Rico em vitamina C, o cupuaçu possui propriedades antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, a vitamina C estimula a produção de colágeno, promovendo firmeza e elasticidade à pele. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.