Vitamina C e seus aliados: entenda os benefícios as sua saúde

Vitamina C e seus aliados: entenda os benefícios as sua saúde

No dia a dia, caprichar na alimentação costuma suprir as nossas necessidades de vitamina C, mas veja como associá-la a outros componentes

No dia a dia, caprichar na alimentação costuma suprir as nossas necessidades de vitamina C, micronutriente essencial para o nosso organanismo, por suas ações antioxidante e de melhora do sistema imunológico. Mas conheça também a vitamina C e seus aliados.

Em casos específicos, podem ser indicados suplementos alimentares à base de vitamina C, diponíveis, por exemplo, em comprimidos efervescentes, como os testados pela PROTESTE na revista de junho. Eles também podem vir em associação com outros nutrientes e/ou substâncias bioativas, como vitaminas, minerais, aminoácidos. Saiba como reconhecer os benefícios da vitamina C e seus aliados.

A vitamina C

Uma importante vitamina hidrossolúvel, o ácido ascórbico ou vitamina C é bem conhecido por seu papel como auxiliar no funcionamento imunológico, atuando por exemplo, na proteção das membranas celulares contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, esse potente antioxidante também desempenha diversos outros papéis importantes, como produção de colágeno, metabolismo energético e absorção de ferro.

A deficiência de vitamina C pode resultar no desenvolvimento do escorbuto, uma doença marcada por sinais e sintomas como cansaço, perda de peso, mal-estar, sangramentos e má cicatrização. Apesar do organismo humano não ser capaz de sintetizar a vitamina C, no dia a dia, caprichar na alimentação costuma suprir as nossas necessidades desse micronutriente essencial, através da ingestão de alimentos fontes, especialmente verduras e frutas cítricas.

O sistema imunológico é complexo e seu funcionamento adequado depende também do papel integrado de diversos micronutrientes específicos, incluindo a própria vitamina C, mas também outros, como vitamina D e zinco em especial, que desempenham papéis fundamentais e muitas vezes sinérgicos nas diferentes fases da resposta imune. Como se fosse um exército, estes nutrientes entram em campo, auxiliando no bom funcionamento do organismo através de uma combinação de benefícios. Conheça alguns dos principais aliados da vitamina C.

Vitamina D

Uma vitamina lipossolúvel que também atua como hormônio, uma espécie de “mensageiro”. Refere-se tanto à vitamina D3 (colecalciferol) quanto à vitamina D2 (ergocalciferol), sendo que a primeira tem uma potência cerca de dez vezes maior que a segunda, conforme demonstram alguns estudos. “Em nosso teste, os suplementos que tem vitamina D em sua composição trazem a forma D3”, informa Adrielle Rodrigues, especialista PROTESTE.

Entre suas ações, uma das principais é manter os níveis de cálcio e fósforo em estado normal, de modo que sejam capazes de fornecer condições para a maioria das funções metabólicas, incluindo a mineralização óssea. Assim, atua na formação e saúde de ossos e dentes e também no funcionamento muscular. Além desses efeitos clássicos, a vitamina D3 desempenha um papel importante no sistema imunológico.

Por exemplo, o calcitriol (forma ativa da vitamina D) estimula a expressão de alguns peptídeos antimicrobianos nas células que revestem o trato respiratório, protegendo os pulmões de infecções. Também estimula a expressão de determinadas proteínas na barreira intestinal, que é uma importante linha de defesa das células epiteliais em conjunto com a microbiota.

Apenas cerca de 10% da vitamina D necessária é obtida a partir de alimentos, cujas principais fontes incluem: animais, como peixes frios de águas profundas, por exemplo, atum e salmão (vitamina D3) e plantas, como cogumelos comestíveis (vitamina D2). O restante é produzido pelo próprio organismo, em um processo que depende de exposição à luz solar e envolve vários processos de metabolização no fígado e nos rins, resultando na formação final de calcitriol. Vários fatores como pigmentação da pele, envelhecimento e uso de filtro solar podem reduzir a produção dessa vitamina pelo corpo. A deficiência de vitamina D tem sido bastante estudada em relação à associação com doenças incluindo infecções.

Zinco

É um mineral essencial para a integridade do sistema imunológico, dentre outras funções, desempenhando um papel importante na defesa do organismo contra patógenos (organismos que são capazes de causar doenças). Ajuda na proteção dos danos causados pelos radicais livres e na manutenção da visão, dos ossos, do cabelo, da pele e das unhas.

Pesquisas apontam que em todo o mundo, um percentual relevante das infecções do trato respiratório inferior ocorre devido à carência de zinco. “Sua deficiência é considerada uma das principais causas de morbidade nos países em desenvolvimento, diminuindo a atividade de células importantes do sistema imune que estão envolvidas na destruição de agentes agressores como vírus e bactérias”, explica Adrielle.
Ação combinada para mais energia.

Arginina

L-Arginina (Arg) é um aminoácido que desempenha uma variedade de papéis fisiológicos importantes como a produção de proteínas, produção de óxido nítrico (NO) – um vasodilatador endógeno, e atuação no sistema imunológico. Evidências mostram que a Arg é necessária para defesa contra vírus, bactérias, fungos e outros agentes causadores de doenças. Sua suplementação também está relacionada com a melhora do desempenho físico e diminuição do cansaço.

Cafeína

Substância bioativa da classe das metilxantinas presente naturalmente nos grãos de cacau e café. Ela é bem reconhecida por sua propriedade de melhorar o desempenho físico e por um tempo, seu uso foi restrito a atletas. Também por colaborar no aumento do estado de alerta, na melhora da concentração e na capacidade de resistência. Desse modo, suplementos contendo cafeína podem ser utilizados com esta finalidade, isoladamente, ou em combinação com outros componentes, como foi o caso de um dos produtos avaliados em nosso teste.
Recomendações e precauções

Ao pensar no bom funcionamento do sistema imunológico, deve-se considerar que são muitos os fatores envolvidos. Além do próprio estado nutricional, o estilo de vida e outras particularidades do indivíduo como idade, sexo e condições de saúde, podem impactar bastante. Uma rotina estressante, sono desregulado e falta de atividades físicas também podem prejudicar seu bom funcionamento.

São muitos os benefícios da vitamina C e também de sua associação com outros componentes, além das vantagens inerentes aos suplementos alimentares em si, como praticidade e exatidão na dose, dependendo da qualidade do produto. Contudo, a recomendação é de fazer suplementação apenas por indicação profissional, para que a composição, quantidade e modo de uso sejam ajustados às suas necessidades e características individuais. Assim como a falta de micronutrientes pode prejudicar o organismo, o consumo excessivo e/ou feito de forma errada também oferece riscos. Em nosso teste, estes e outros pontos foram levantados para os suplementos de vitamina C + associação, em comprimidos efervescentes, e você poderá conferir com mais detalhes.

Gostou das informações? Conseguimos ajudá-lo? A PROTESTE está sempre atenta a sua saúde e bem-estar. Acompanhe nossas notícias e conteúdo sobre o tema. Nosso Centro de Competência de Alimentação e Saúde atua na realização de testes de qualidade que analisam alguns dos principais alimentos disponíveis no mercado, sobretudo, quanto às informações divulgadas em seus rótulos. Acesse a nossa página de testes.