Soja ajuda a diminuir os sintomas da menopausa? Veja 4 benefícios
Descubra como essa leguminosa versátil pode transformar sua saúde com sua riqueza nutricional
Reconhecida por sua reputação nutricional abrangente, a soja oferece uma variedade de benefícios à saúde, graças à sua composição completa de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Com origens no leste da Ásia, a soja se destaca como uma leguminosa versátil e altamente nutritiva, encontrando-se amplamente integrada à culinária global em diversas formas. Essa reputação é reforçada pelo reconhecimento da soja como um alimento funcional, que não apenas fornece nutrientes essenciais, como vitaminas A, complexo B, C, D, E e minerais, mas também pode contribuir para a prevenção de uma série de condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, ósseas e hormonais.
4 benefícios da soja:
- Alívio dos sintomas da menopausa: A presença de isoflavonas na soja pode reduzir a intensidade e frequência de sintomas como ondas de calor e suores noturnos, oferecendo alívio para mulheres durante a menopausa.
- Prevenção da osteoporose: A soja fornece cálcio, magnésio e fósforo, fundamentais para a saúde óssea. As isoflavonas presentes também são associadas à redução da perda óssea, tornando-a uma aliada na prevenção da osteoporose.
- Combate ao envelhecimento precoce: Compostos vegetais da soja têm efeitos benéficos na pele, reduzindo sinais de envelhecimento precoce e promovendo uma aparência mais saudável e vital.
- Prevenção de doenças cardiovasculares: O consumo regular de soja pode reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim), graças à presença de fitoesteróis, isoflavonas e fibras, contribuindo para a saúde cardiovascular ao melhorar o funcionamento das artérias.
As informações são do portal EdiCase.