Como identificar os sintomas da menopausa e reduzir as ondas de calor?

Como identificar os sintomas da menopausa e reduzir as ondas de calor?

Existem diferentes estratégias alimentares que podem ser eficazes

Os sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, que desempenham um papel crucial na regulação da temperatura no hipotálamo, parte essencial do cérebro responsável pelo controle térmico, incluem fogachos, que são manifestados por ondas de calor no peito, suor, rubor e calafrios.

Tais sintomas afetam diretamente a qualidade de vida das mulheres que imediatamente buscam alternativas de diminuir os sinais. Embora a terapia de reposição hormonal seja a abordagem mais comum para tratar esses sintomas, uma estratégia baseada em dieta também pode ser eficaz.

Um estudo da Sociedade Norte-Americana da Menopausa revelou que uma dieta à base de plantas, rica em soja, reduziu os fogachos em 84%, passando de quase cinco por dia para menos de um. Durante o estudo de 12 semanas, quase 60% das mulheres ficaram livres desses sintomas. O ensaio WAVS demonstrou que mudanças na dieta podem ser mais eficazes do que se pensava, sem o uso de medicamentos hormonais.

A nutricionista Alessandra Paiosin sugere que incorporar os alimentos certos, como produtos de soja, linhaça, frutas vermelhas e alimentos ricos em fitoestrógenos, pode ajudar a aliviar os sintomas. A dieta mediterrânea, com muitos vegetais, macarrão integral e azeite de oliva, também mostrou reduzir as ondas de calor em 20%.

Para amenizar os fogachos, é recomendável evitar alimentos como carboidratos simples, bebidas alcoólicas, excesso de cafeína, pimenta e suplementos termogênicos. A nutricionista também destaca o consumo de chá da folha da amoreira para ajudar no controle dos sintomas.

Muitas mulheres se perguntam como reconhecer os primeiros sinais de entrada na menopausa, e essa dúvida é comum nos consultórios ginecológicos e nas buscas online. Antes mesmo de a menopausa começar, é crucial compreender a fase pré-menopausa, um período de transição em que os níveis de hormônios femininos começam a declinar.

Durante a pré-menopausa, que antecede a menopausa, as menstruações ainda podem ocorrer, mas de forma irregular. Além disso, sintomas como ondas de calor, secura vaginal e dificuldades para dormir são comuns. Vale destacar que, na menopausa, a mulher cessa completamente a menstruação, geralmente entre os 45 e 55 anos, sendo um processo natural da vida que, com o suporte médico adequado, pode ser enfrentado para aproveitar essa fase sem os desconfortos típicos. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.