PANCs: o que são e como consumir essas plantas comestíveis?

PANCs: o que são e como consumir essas plantas comestíveis?

Você sabe o que são PANCs? Essas plantas comestíveis estão fazendo sucesso entre quem busca uma vida mais saudável. Conheça algumas delas e saiba como incluí-las na sua alimentação.

PANCs: você já ouviu falar delas? O nome pode até parecer um tanto estranho, mas elas estão dando o que falar quando o assunto é alimentação saudável e sustentável, graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Ficou curioso? A gente te conta o que são PANCs, onde achá-las, quais as vantagens de incluí-las na sua alimentação e quais os principais tipos. Confira!

Banner canal Reclame

Afinal, o que são PANCs?

PANCs é uma sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, próprias para o consumo, mas que não são tão comuns comercialmente quanto às hortaliças e verduras que vemos no mercado, como alface, couve ou repolho. Muitas vezes consideradas apenas “mato” ou ervas daninhas que prejudicam a plantação, as PANCs já foram muito ignoradas. 

Vale destacar que o conceito de PANCs varia muito conforme a sua localidade. Muitas vezes, uma planta não é convencional em uma região, mas em outra é bastante comum. 

Felizmente, um olhar recente para essas plantas descobriu grande potencial nutritivo, já que elas são ricas em minerais, antioxidantes, fibras e até mesmo proteínas. Incluir as PANCs na alimentação é um modo fácil e barato de manter uma dieta mais saudável e com variedade. 

Porém, é preciso ficar atento: nem todas as plantas são PANCs. É necessário observar as características de cada uma, pesquisar bem e, se necessário, recorrer à opinião de um nutricionista.

Onde crescem as PANCs?

Na verdade, muitas PANCs foram descobertas em plantações espontâneas, surgidas perto de terrenos baldios, canteiros de obras, viveiros ou quintais. Isso mesmo! Muitas vezes, elas estão onde menos se imagina. Entretanto, é possível cultivar uma planta não convencional de forma intencional. 

Por serem plantas fáceis de cuidar, é possível plantar e cultivar as PANCs até mesmo no quintal de casa. Qualquer solo fértil pode ser bom para o plantio das plantas não convencionais. A dica é cobrir a plantação com uma camada de casca de árvores secas ou palha, pois isso conserva a umidade da terra e impede o surgimento de outras espécies de vegetais indesejados na sua horta particular

Quais são os benefícios das PANCs para a alimentação?

Atualmente, a alimentação natural está sendo uma tendência para quem deseja comer melhor e com mais qualidade – e as PANCs podem te ajudar nisso! Uma das principais vantagens de consumi-las é que elas são geralmente livres de agrotóxicos, não transgênicas e orgânicas. Só por isso, a sua dieta já pode ficar bem mais saudável, não é mesmo? 

Além disso, as PANCs são notavelmente nutritivas e saborosas. O consumo frequente delas também tem um impacto significativo na sustentabilidade e meio ambiente, já que esse tipo de plantação promove uma alimentação baseada na produção local e no pequeno comércio, fortalecendo a autonomia desde o início do ciclo do alimento até a chegada na sua mesa. Isso também colabora para a preservação da cultura local.

Dica: Salada nutritiva e deliciosa: conheça as diferentes opções

Quais são as principais variedades de PANCs?

As PANCs não são iguais: há uma diversidade de plantas que podem ser muito interessantes para incluir na sua dieta. Reunimos algumas para você garimpar nos comércios perto de você ou até mesmo plantar na sua casa, que tal? Confira!

Peixinho

Também conhecida como peixinho-da-horta, orelha-de-coelho ou lambarizinho, essa PANC é nativa do Oriente Médio, mas pode ser cultivada com facilidade em regiões brasileiras como Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O peixinho, ou Stachys byzantina (seu nome científico), é uma planta tão bonita que é comumente usada como decoração, mas seus benefícios para a saúde são ainda maiores.

Com alto potencial antioxidante, o peixinho previne a oxidação das células e combate os radicais livres, auxiliando na diminuição do risco de inflamações e doenças crônicas como diabetes, hipertensão, Alzheimer, Parkinson e até mesmo o câncer. A planta antioxidante também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e mantém a pele e o cabelo mais bonitos e saudáveis. O peixinho é muito nutritivo e pode ser consumido de diversas formas – até mesmo à milanesa!

Azedinha

A azedinha é uma hortaliça considerada comum nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mas em outras regiões do país ela é uma PANC praticamente desconhecida. Seu nome científico é Rumex acetosa L. Ela pode ser cultivada em regiões de clima ameno e pode crescer espontaneamente em áreas de altitude na região Centro-Oeste. 

Rica em vitamina C, a azedinha também contém antioxidantes, que contribuem para o sistema imunológico na prevenção de doenças. Além disso, ela possui potássio e magnésio, ajuda a prevenir problemas respiratórios como a bronquite, alivia problemas intestinais, aumenta o apetite e tem efeito diurético e adstringente. Incrível, né? O consumo mais comum da azedinha é in natura como salada, mas também pode ser apreciada em molhos, sopas e purês.

Dica: Restaurante self-service: como escolher a melhor opção?

Taioba

A taioba (Xanthosoma sagittifolium Schott) é uma planta típica de Minas Gerais, mas que também pode ser facilmente encontrada no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Bahia. É possível ser cultivada em casa, desde que em local quente, já que a PANC não reage bem a temperaturas abaixo de 15 ºC. 

Muito nutritiva, ela é um alimento que pode ajudar na prevenção da anemia, pois é rica em ferro e outros minerais, como o cálcio e o fósforo, tornando os ossos mais fortes e saudáveis. A taioba também é rica em vitamina C e A, auxiliando na saúde da pele e do cabelo, protegendo os olhos e prevenindo a prisão de ventre. O consumo também é versátil, podendo comê-la refogada, como recheio de tortas ou quiches e ainda em sopas, molhos e caldos.

Bertalha

Comum no Rio de Janeiro, Minas Gerais e também no norte e nordeste brasileiro, a Basella alba L. é uma PANC de fácil cultivo doméstico, bastando um solo rico em matéria orgânica (o que pode ser resolvido colocando casca de ovos na terra para adubá-la, por exemplo). Ela reage bem a ambientes mais quentes. 

Seus benefícios para a saúde também são inúmeros: rica em vitaminas (A e C) e minerais (cálcio, fósforo, potássio e ferro), ela também contém proteínas e ação antioxidante. É uma planta que pode fazer muito bem para o cérebro, não só prevenindo doenças degenerativas como também auxiliando no funcionamento cerebral. Ela também pode fazer bem para o coração, contribuindo no combate à anemia e ajudando na prevenção e tratamento da depressão. As formas de consumo mais comuns da bertalha são: cozida, refogada ou na salada.

Guia do consumidor

Ora-pro-nobis

Você já ouviu falar da ora-pro-nobis? Se você for de São Paulo ou Minas Gerais, é bem provável que sim. Também conhecida como carne de pobre, a Pereskia aculeata mill é também de fácil cultivo doméstico, demandando apenas de luz solar para florescer. 

Rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio, a ora-pro-nobis tem ação anti-inflamatória e ajuda a prevenir doenças cardíacas, além de fortalecer o sistema imunológico. Boa para as gestantes, graças à sua grande quantidade de ácido fólico, ela também favorece o trânsito intestinal e é uma ótima opção para compor um mix de substituição de proteína animal para os vegetarianos quando consumida em forma de farinha. Também é possível apreciá-la em saladas, tortas e sopas.

Hibisco

Há algum tempo, o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis L.) vem sendo uma PANC cada vez mais procurada graças aos seus benefícios. A flor é facilmente encontrada em todo país, mas reage melhor nas regiões litorâneas, em especial no Sudeste, onde seu plantio e cultivo é mais fácil. 

Geralmente consumida em forma de chá (gelado ou quente), a flor de hibisco é anticoagulante, anti-inflamatória, diurética, tem efeito detox e possui ação expectorante, germicida e antioxidante. O hibisco também é considerado uma planta medicinal, pois auxilia no combate do diabetes, pressão alta, cálculos renais e problemas menstruais. Ele também fortalece a imunidade e ajuda a tratar feridas. 

Dente de leão

Você provavelmente já viu um dente de leão e ficou admirado por sua beleza. Mas por trás de seu aspecto encantador, a Taraxacum officinale também é uma PANC que pode ser muito interessante para incluir na alimentação. Ela é uma planta muito versátil, se adaptando a diversos tipos de solo e podendo ser cultivada com facilidade.

O dente de leão é rico em fibras e minerais, além de vitamina A, aminoácidos e antioxidantes. Ele auxilia no funcionamento do sistema imunológico e do sistema digestivo, protegendo o fígado e a saúde gastrointestinal, e contribui com a perda de peso. Essa PANC ainda ajuda no tratamento da gripe e na prevenção de doenças cardíacas.

Como consumir as PANCs?

Decidiu incluir as PANCs na sua dieta? Apesar de muitas vezes desconhecidas, o consumo dessas plantas é muito versátil e pode ser experimentado de várias formas. Além da tradicional salada, você pode incluir as PANCs na sua sopa, como recheio de salgados e pães, incluir em sucos, smoothies e shakes e até mesmo como acompanhamento no prato principal. As possibilidades são inúmeras! Porém, é muito importante higienizá-las bem antes de comer, ok?  Além disso, também é indicado consultar um nutricionista para fazer escolhas mais assertivas.

Dica: Conheça 9 benefícios do abacate para sua saúde

Saúde, tecnologia e muito mais com a PROTESTE

A PROTESTE te ajuda a cuidar não só da sua saúde e alimentação, mas também está do seu lado em todos os momentos! Há mais de 18 anos ajudando os brasileiros a fazer as melhores escolhas de consumo e defendendo os direitos do consumidor, ela também oferece conteúdos incríveis! 

Aqui no MinhaSaúde, você encontra tudo sobre saúde e bem-estar. No ConectaJá, a gente te ajuda a ficar por dentro das novidades da tecnologia. Já se o assunto for direitos do consumidor, planejamento financeiro e consumo consciente, o SeuDireito está disponível para tirar todas as suas dúvidas!

Com os testes comparativos, você pode ter orientações sobre qual produto ou serviço escolher, com os prós e contras de cada opção. Os especialistas da PROTESTE testam desde eletrônicos a itens de alimentação.

Envie seu problema de consumo para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa reclamada, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Rafael Moura

Rafael Moura

Coordenador do Centro de Competências em Alimentação e Saúde da Proteste