Restaurante self-service: como escolher a melhor opção?

Restaurante self-service: como escolher a melhor opção?

Quais cuidados você precisa tomar para não colocar sua saúde em risco ao comer em um restaurante self-service? Acompanhe a leitura para conferir!

Basta dar uma volta pelas ruas de uma grande cidade do Brasil para encontrar um estabelecimento comum na nossa cultura gastronômica: o restaurante self-service. Você, provavelmente, já almoçou em um lugar desse tipo e tem alguma ideia de como ele funciona.

Mas, você sabe o que precisa ser levado em conta para escolher uma boa opção de restaurante self-service? Quais cuidados você precisa tomar para não colocar sua saúde em risco ao se alimentar em um estabelecimento como esse? Como você pode manter uma alimentação saudável mesmo almoçando em um restaurante com tantas opções de comida como costumam ser os estabelecimentos self-services?

Banner canal Reclame

Pois é exatamente sobre essas questões que nós vamos falar no artigo abaixo. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é um restaurante self-service?

Restaurante self-service é um estabelecimento gastronômico comum no Brasil, onde os alimentos são disponibilizados para que os próprios clientes possam se servir, na quantidade e na variedade desejada. Em restaurantes desse tipo, a cobrança, geralmente, é feita por peso ou por refeição — os famosos self-services sem balança.

Normalmente, em restaurantes assim encontra-se uma grande variedade de pratos, visto que as opções precisam agradar a todos os gostos. Além disso, outra característica relevante dos self-services é que eles costumam funcionar apenas no horário do almoço.

Quais são as diferenças entre um restaurante self-service e full service?

Apesar de o conceito de self-service ser mais conhecido, os restaurantes full service também são bastante comuns no mundo, mesmo que muita gente não os conheça por esse nome.

Diferentemente do restaurante self-service, em que o próprio cliente serve a sua refeição, o full service é aquele em que o cliente é atendido por garçons e tem todas as comidas e bebidas servidas pela equipe de atendimento do local.

No geral, os brasileiros conhecem o serviço de full service como “restaurante à la carte”. Ou seja, aqueles em que você chega e faz pedidos com base nas opções disponíveis no cardápio.

Dica: Salada nutritiva e deliciosa: conheça as diferentes opções

Quais são os cuidados ao escolher um restaurante self-service?

Por mais que os restaurantes self-services sejam ótimas opções para quem busca refeições práticas, rápidas, saborosas e variadas, é fundamental ter em mente que alguns cuidados precisam ser tomados, especialmente levando em conta conceitos como segurança do alimento e vigilância sanitária. Confira abaixo alguns deles!

Higienização do ambiente

Não é raro ver nos noticiários nacionais casos de restaurantes multados ou interditados pela Vigilância Sanitária por falta de higiene no ambiente. Sujeira, falta de cuidados sanitários na hora de preparar os alimentos e até mesmo a presença de bichos, como ratos e baratas, são situações comuns nesse sentido.

Por isso, um dos primeiros fatores a serem observados na hora de escolher um restaurante self-service é a higienização do ambiente. Não deixe de reparar se o lugar é limpo, se os profissionais usam equipamentos de higiene adequados (como toucas e luvas) e se o local onde a comida é disponibilizada aos clientes está nas melhores condições de limpeza.

Conservação dos alimentos

O restaurante self-service tem uma característica muito importante: as comidas ficam expostas durante quase todo o horário de funcionamento do estabelecimento. Visto que o fluxo de clientes pode acontecer durante horas, os alimentos precisam ficar disponíveis, para que todos possam se servir no momento que for mais conveniente.

E é exatamente por isso que a conservação dos alimentos precisa ser observada com cuidado em estabelecimentos desse tipo. Os alimentos estão acondicionados de forma adequada? Eles estão protegidos de possíveis sujeiras do ambiente? O restaurante consegue manter a temperatura ideal de conservação durante todo o período de funcionamento?

Os alimentos quentes devem ser mantidos acima dos 60°C por no máximo seis horas, enquanto pratos servidos frios devem ser mantidos a temperaturas inferiores a 10°C. Esses são fatores que precisam ser considerados na hora de escolher um lugar para comer.

Qualidade dos alimentos

Além da conservação dos alimentos, também é preciso observar a qualidade deles. Até porque, para que eles se mantenham conservados por horas, sem perder o sabor e suas demais características, é preciso de um alto nível de qualidade.

E para saber se o alimento é de qualidade, vale se atentar a alguns aspectos, como a cor, a textura e a aparência de modo geral. Além disso, claro, é preciso levar em conta o sabor. Se, por algum motivo, você não se sentir confortável com o gosto do alimento, opte por não comer. Pode ser que ele não esteja mais apropriado para consumo.

Comentários dos consumidores

Com o poder da internet, você pode ter acesso à avaliação de consumidores que já visitaram o estabelecimento antes. Levar a opinião de outras pessoas em conta é mais uma dica de ouro para acertar na escolha do restaurante self-service.

Avalie os comentários disponíveis nas redes sociais, no site do restaurante (se existir), no Google e em páginas que reúnem a avaliação de clientes (como Tripadvisor). Acredite: esse hábito pode te ajudar a se livrar de ciladas e também fazer descobertas incríveis em relação aos restaurantes self-services da sua cidade.

Dica: Rótulos de alimentos: mudanças na rotulagem nutricional

Quais são os problemas causados pela contaminação em restaurantes self-services?

Alimentos contaminados podem causar problemas de saúde, desde situações mais simples, como uma diarreia corriqueira, até situações mais severas, que podem levar a óbito. E em restaurantes self-services, o risco de contaminação costuma ser maior, exatamente porque os alimentos ficam expostos às impurezas do ambiente.

Infecções causadas pela bactéria Salmonella, por exemplo, são doenças conhecidas quando falamos de alimentos contaminados. A bactéria é encontrada, geralmente, em pratos mal cozidos, especialmente provenientes de animais, como carnes, ovos e leite. Além disso, opções sensíveis ao calor, como a maionese, também favorecem o surgimento da bactéria, que pode causar náuseas, diarreia e febre.

Outro tipo de infecção bastante comum é a causada pela bactéria Escherichia coli, que pode se proliferar, principalmente, em carnes mal passadas ou em saladas mal higienizadas. Os sintomas desse tipo de infecção incluem diarreia, febre baixa e, em alguns casos, sangue nas fezes.

Por fim, vale ressaltar também a infecção causada por Staphylococcus aureus, bactéria que costuma se proliferar em alimentos com muito sódio, principalmente os embutidos, como linguiça e salsicha. Apesar de normalmente estar presente no nosso corpo, o contato dela com nosso sistema gastrointestinal provoca inflamação na mucosa, ocasionando náusea, vômito e diarreia.

Guia do consumidor

Como montar um prato saboroso e nutritivo?

Agora que você entendeu o que precisa levar em conta para acertar na escolha do restaurante self-service, é hora de aprender como montar um prato saboroso e nutritivo, mesmo diante da enorme variedade de alimentos disponível em estabelecimentos como esse.

Avalie as opções de alimentos

Antes de começar a preencher seu prato, circule pelo buffet e observe todas as opções de alimentos disponíveis. Assim, você pode se planejar em relação ao que vai comer, levando em conta as combinações mais adequadas e o equilíbrio do seu prato — misturar strogonoff com dobradinha, por exemplo, pode não ser uma boa ideia.

Comece pela salada

É comum que as primeiras opções dispostas nos buffets dos restaurantes self-services sejam as saladas. E isso não é por acaso! A dica é realmente começar por elas e preencher o máximo possível do seu prato com alimentos nutritivos. Mas, atenção: a falta de higienização das hortaliças e verduras é uma das principais causas de infecções causadas por contaminação. Por isso, em um restaurante self-service, opte pelos legumes cozidos e pelas verduras refogadas.

Evite o excesso de frituras

Equilíbrio é a palavra-chave em um restaurante self-service. Por isso, procure não colocar todas as opções de fritura disponíveis no seu prato — que, em estabelecimentos desse tipo, não costumam ser poucas — e busque variar alimentos mais pesados com outras opções mais leves e saudáveis.

Pegue a sobremesa depois de comer

Se você é do tipo que, em um restaurante self-service, já pega a sobremesa com o almoço, para economizar uma ida ao buffet, saiba que você pode estar jogando contra a sua saúde. A dica é terminar de almoçar antes de pensar na sobremesa, até para ter certeza se ela será mesmo necessária ou se vai sentir saciedade após a refeição.

Dica: Dieta cetogênica: o que é, alimentos e cuidados

Conheça o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos

Como você pôde ver ao longo do artigo, existem muitos riscos envolvidos no hábito de comer em restaurantes self-services, assim como possuem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizá-los. De toda forma, a opção mais saudável sempre será preparar sua própria refeição em casa, aproveitando todo o potencial nutritivo dos alimentos.

Se você já tem ou deseja adquirir o hábito de cozinhar em casa, temos uma dica importante: a PROTESTE oferece gratuitamente o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos, no qual você terá a oportunidade de aprender a utilizar cascas, sementes, folhas e talos dos vegetais. Além de aproveitar integralmente o potencial nutritivo dos alimentos, colocando esse aprendizado em prática, você contribui para o meio ambiente e evita o desperdício, favorecendo o seu bolso.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Esse curso é apenas mais uma das iniciativas da PROTESTE. Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos informativos sobre saúde e bem-estar. Visite o ConectaJá e o SeuDireito para conhecer as novidades da tecnologia e dos direitos do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realiza diversos testes comparativos que ajudam você a tomar as melhores decisões de compra. Nossos especialistas testam os principais produtos e serviços do mercado e indicam a melhor opção, de acordo com o custo-benefício. 

Envie seu problema de consumo contra um fornecedor de produto e serviço para o canal Reclame. Nós enviamos sua mensagem diretamente para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ