Plantas medicinais no alívio da tosse

Plantas medicinais no alívio da tosse

Saiba como usar as plantas medicinais no alívio da tosse, quais são os cuidados necessários e as principais opções para tratar o sintoma.

O uso de plantas medicinais para o tratamento e alívio dos sintomas de diversas enfermidades ocorre desde os tempos mais antigos, quando não existiam remédios preparados em laboratórios. Mesmo nos dias atuais, com tantas opções de medicamentos para os mais variados sintomas e doenças, muitas pessoas ainda recorrem ao uso milenar das plantas medicinais para tratar problemas como a tosse.

Banner canal Reclame

Neste conteúdo, nós falaremos sobre as plantas medicinais usadas no tratamento da tosse e explicaremos se elas são realmente eficazes para lidar com esse problema tão comum. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto e os cuidados que você deve ter!

O que são plantas medicinais?

As plantas medicinais são espécies vegetais com capacidade de auxiliar no tratamento ou aliviar os sintomas de algumas doenças e têm uso tradicional, ou seja, longo histórico de utilização.  Porém, apesar de serem naturais e apresentarem propriedades benéficas ao organismo, a orientação com um profissional de saúde é fundamental para o uso seguro. 

Segundo a Embrapa, geralmente, essas plantas são bastante perfumadas e apresentam substâncias conhecidas como óleos essenciais. Além do aroma peculiar, eles possuem efeito medicinal e atuam no organismo de diversas formas, dependendo das propriedades de cada substância que a compõem.

Qual é a diferença entre planta medicinal e medicamento fitoterápico?

A Anvisa explica que existem diferenças entre o uso de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos. 

As plantas medicinais são espécies vegetais – que possuem a capacidade de aliviar sintomas ou tratar enfermidades, devido à presença de componentes com propriedades terapêuticas. Muitas são usadas há milênios como remédio natural por diversas comunidades. Elas devem ser comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico e geralmente são encontradas em locais específicos, como farmácias. Atenção: plantas obtidas em locais impróprios apresentam risco elevado de contaminação.

No entanto, para usá-las corretamente é preciso conhecer a planta, saber onde colher (ou comprar) e como prepará-la. É importante compreender que assim como os medicamentos, seu uso pode oferecer riscos à saúde caso não ocorra de forma correta.

Os medicamentos fitoterápicos são tecnicamente preparados a partir de matéria-prima vegetal, plantas medicinais ou seus derivados, sem o uso de substâncias isoladas. Todos os fitoterápicos industrializados devem ser autorizados pela Anvisa antes de serem comercializados. A aprovação da agência tem como finalidade garantir que todos tenham acesso a medicamentos eficazes, seguros e com qualidade comprovada

A partir da aprovação da Anvisa, é possível minimizar a exposição do consumidor a produtos passíveis de contaminação e fazer com que exista uma padronização da quantidade e da forma como o medicamento deve ser usado. Tudo isso garante uma maior segurança no uso dos fitoterápicos.

Dica: Água de coco: conheça os principais benefícios

Plantas medicinais para tosse

Como descrito por diversos estudos, o uso de plantas pode auxiliar na melhora da tosse, desde que consumidas de forma adequada.

Agora vamos apresentar as principais plantas e as suas propriedades: 

Eucalipto

O eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) tem indicação como auxiliar no alívio da tosse produtiva associada a gripe e resfriado comum. É contra-indicado para gestantes, lactantes e crianças abaixo de 12 anos. 

Alcaçuz

O alcaçuz (Glycyrhiza glabra) tem indicação no alívio da tosse associada a gripes e resfriados. É contra-indicado para gestantes, lactantes, menores de 18 anos, diabéticos e hipertensos.

Funcho-amargo

O Funcho-amargo (Foeniculum vulgare Miller subsp. vulgare var. vulgare) tem indicação como expectorante nos casos de tosse associada ao resfriado comum em adultos. É contra-indicado para crianças, gestantes e pessoas que fazem uso de medicamentos sedativos ou que apresentam síndromes epilépticas. 

Erva-doce, Anis

A erva-doce (Pimpinella anisum L.) tem indicação como auxiliar no alívio da tosse produtiva associada ao resfriado comum (contra-indicado para crianças menores de 12 anos, lactantes e gestantes).

Tanchagem

A tanchagem (Plantago lanceolata L) tem indicação como auxiliar no tratamento sintomático de irritações orais e da faringe associadas à tosse seca (contra-indicado para crianças menores de 12 anos, lactantes e gestantes).

Dica: Como fazer sopa de legumes e quais são seus benefícios

Cuidados importantes

Embora as plantas sejam fortes aliadas no tratamento de doenças e no alívio de sintomas como a tosse, é preciso ter alguns cuidados ao consumí-las. 

Muitas plantas possuem nomes diferentes, dependendo de cada região. Isso pode gerar certa confusão na hora de escolher a opção ideal para utilizar no tratamento, podendo acarretar em problemas como intoxicação.

Por isso, é fundamental saber qual a espécie da planta que de fato tem indicação para  determinada doença ou sintoma. Além de ter conhecimento de qual parte da planta (folha, flor, raiz etc) tem propriedade medicinal e como deve ser utilizada.

Mas atenção, pois alguns grupos precisam ter cuidados especiais no uso de plantas, como é o caso de gestantes e crianças. Há diversas opções que possuem efeito abortivo e tóxico, dependendo da quantidade consumida. Logo, costumam ser contra-indicadas nestes casos.

Plantas medicinais podem interagir com medicamentos, podendo provocar ou potencializar efeitos adversos. Portanto, é muito importante avisar ao médico caso faça uso de planta medicinal ou fitoterápico, principalmente antes de cirurgias.

Guia do consumidor

Resfriado, gripe ou pneumonia

Mas antes de começar a tratar a tosse com plantas ou outros medicamentos que você encontra na farmácia para gripe e resfriado, é sempre importante lembrar que a tosse pode indicar algo mais grave, como uma pneumonia, por exemplo. 

A tosse é um sintoma comum para as três doenças: gripe, resfriado e pneumonia. Por isso, muitas vezes é difícil saber a causa sem exames e uma avaliação médica

Mas há algumas diferenças que você deve ficar atento para ajudar a distinguir cada um desses problemas e descobrir se o seu caso precisa de cuidados específicos, como a internação, por exemplo. 

A primeira coisa que você precisa saber é que as pneumonias são infecções nos alvéolos e em outras estruturas pulmonares, podendo ser causada por vírus, bactérias, alérgenos, substâncias irritantes e até fungos. 

Os sintomas da pneumonia incluem febre alta, fadiga, tosse com secreção, calafrios, falta de ar e respiração acelerada. Mas nem sempre eles se manifestam de forma simultânea

No caso da gripe, os sintomas costumam ser mais moderados do que na pneumonia, visto que normalmente não evoluem para o pulmão.

Já o resfriado costuma causar congestão nasal, tosse e mal-estar. Normalmente, é o caso mais leve, sendo combatido com repouso e medicamento para alívio dos sintomas. 

Dica: Chá de camomila: benefícios e como fazer

Quando procurar um médico?

Tosse pode ser coisa séria, um sintoma que não deve ser negligenciado. O uso de plantas medicinais e de medicamentos para o alívio não podem substituir o acompanhamento médico para ter certeza de que não é nada grave. 

Em alguns casos, a tosse também pode ser um sintoma de asma, bronquite crônica, infecções respiratórias, refluxo gastroesofágico, tuberculose e alergias. Por isso, é preciso entender a sua causa para começar o tratamento mais adequado.

Fique atento aos seguintes sintomas que acompanham a tosse e procure um médico em caso de: febre persistente (mais de três dias), muco com sangue, muco verde-amarelado, perda de peso, tosse persistente, dor no tórax ao respirar, fadiga excessiva e dor no corpo.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Agora que você já sabe que as plantas medicinais podem ajudar no tratamento da tosse e no alívio desse desconforto, é importante investigar a causa do sintoma e aliar o seu uso  ao tratamento mais adequado para a enfermidade. 

Continue se informando com os nossos conteúdos. No blog MinhaSaúde, você encontra artigos informativos sobre saúde e bem-estar

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também desenvolve conteúdos sobre as novidades da tecnologia e dos direitos do consumidor nos blogs ConectaJá e SeuDireito, respectivamente. 

Conheça os testes comparativos desenvolvidos pelos nossos especialistas. Nós testamos as principais marcas dos produtos e serviços mais populares do mercado para ajudar você na escolha da melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

Envie seu problema com um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em direito do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ