Você sabe como deve ser uma consulta médica?

Você sabe como deve ser uma consulta médica?

Muitas vezes, o paciente sai do médico com a sensação de que não foi examinado direito; saiba quais são as características de uma consulta ideal

Frequentemente, pacientes saem de consultas médicas com a sensação de que não foram atendidos com a devida atenção. É comum existirem queixas como “ele mal me examinou” ou “o médico nem me deixou falar direito”. Mas será que existe um protocolo de consulta médica a ser seguido? O médico precisa sempre tocar o paciente?

Entrevista

Ainda na faculdade, o especialista aprende que para conseguir formular um diagnóstico, é necessário ouvir atentamente a queixa do paciente. Para isso, devem ser feitas perguntas gerais, como as relativas aos sintomas e à época do seu início e à região do corpo afetada.

Também é importante perguntar questões específicas, como se há alguém na família com o mesmo problema ou se o paciente viajou para uma região com doenças endêmicas.

Esse processo é chamado de anamnese médica ou entrevista clínica. Não existe uma duração pré-determinada para essa etapa, mas uma coisa é certa: é um pouco difícil realizá-la com eficiência em cinco minutos.

Avaliações

Além disso, também é recomendado conferir a pressão arterial do paciente e a frequência do pulso para detectar se há alguma irregularidade cardíaca. Outras avaliações podem ser necessárias quando indicadas pela anamnese ou achadas no exame físico.

Agende uma consulta em nosso serviço Saúde.

Alguns exemplos são a pesagem corporal, para casos de pacientes com sobrepeso, e testes de reflexos, quando há suspeita de doenças neurológicas como epilepsia.

Na página do médico Drauzio Varella no UOL, o dr. Carlos Jardim indica quais são as etapas necessárias para uma consulta médica eficiente:

De olho no paciente

Na consulta, o especialista costuma realizar três condutas básicas que são classificadas como inspeção, palpação e percussão. A famosa tríade médica “ver, sentir e escutar”. À primeira vista, esses são procedimentos simples, mas se forem feitos com atenção permitem descobrir as primeiras pistas para um diagnóstico certeiro.

Inspeção

Nessa etapa, o médico deve olhar atentamente o paciente. Como isso será feito, dependerá muito da especialidade médica do profissional.

Um pneumologista, por exemplo, vai atentar mais para a região do pulmão. Além de ouvir as queixas, ele conseguirá diagnosticar problemas anatômicos como o pectus (deformidade do tórax que faz com que a pessoa tenha a região afundada ou projetada para a frente) apenas observando o paciente.

Já um reumatologista, pode ter pistas sobre um possível caso de lúpus só de atentar para a face do paciente. Nesses casos, a doença costuma causar vermelhidão nas bochechas, próximo aos olhos.

Palpação

Esta é a fase em que o médico toca o paciente. A ausência da palpação costuma gerar reclamações como “o médico nem encostou em mim”.

Assim como os demais procedimentos, tocar é de extrema importância. Por exemplo, um simples toque na região na perna permite verificar se há retenção de líquidos, por meio da identificação de edemas.

No entanto, dependendo da queixa, a inspeção ou o relato do paciente podem ser mais importantes para investigação do que o toque.

Em suma, para uma análise completa, o profissional não deve pular nenhuma etapa. Porém, se o profissional rapidamente identificar o problema sem palpar, essa fase pode tomar menos tempo da consulta médica que os demais procedimentos.

Percussão e ausculta

A percussão restringe-se basicamente a ouvir os sons do corpo. Se o paciente chega ao hospital se queixando de desconforto abdominal, por exemplo, ao apalpar o abdômen, o especialista consegue perceber se o fígado está aumentado. Desta forma, poderá perceber se há sinais de alguma doença hepática como cirrose ou esteatose (gordura no fígado).

Ao dar leves batidas na região, também é possível notar se há presença de gases ou corpo sólido que poderia estar provocando uma eventual prisão de ventre.

A ausculta também está relacionada ao ouvir os ruídos do organismo, mas ela requer a ajuda de um aparelho, em geral o estetoscópio, que permite escutar de forma ampliada o ruído da passagem do ar pelos pulmões e os batimentos cardíacos. Assim, o médico detecta se há acúmulo de líquido, muco ou secreção dentro dos pulmões, que podem ser em consequência de inflamações ou infecções como pneumonia.

Clique aqui e leia esta matéria: Saiba quais são as doenças ligadas à má alimentação

Excesso de exames

De acordo com o dr. Carlos Jardim, o excesso de exames que muitos médicos solicitam em determinadas consultas pode se dar à dificuldade de escutar o paciente. “Infelizmente, isso ocorre com certa frequência com especialistas de convênio e serviços públicos. Isso acontece porque esses profissionais precisam atender um número determinado de pacientes diariamente, num intervalo de tempo relativamente curto”, afirma.

Assim, a falta de disponibilidade para ouvir, muitas vezes faz com que as pistas que poderiam ser coletadas com a anamnese básica fiquem a cargo de exames. “Normalmente, os pacientes que chegam aos ambulatórios apresentam queixas comuns. Em muitos casos, não necessitam de exames sofisticados como ressonância ou tomografia”.

Segundo o médico, somente situações bem específicas e definidas justificam o excesso de exames. De qualquer forma, a escuta precisa ser bem apurada.

Como cobrar o médico?

Enfim, se durante uma consulta médica o paciente sentir que suas queixas não foram bem compreendidas, a saída é avisar o médico. É muito importante, também, que cada um conheça e expresse com clareza os detalhes importantes dos sintomas.

Por exemplo, ao invés de dizer que está se sentindo mal, informe se teve febre, tosse, o nível de dor. Também deve avisar se há dificuldade para respirar, se os sintomas pioram em algum período do dia e quando começaram.