Agricultura sustentável: quais os benefícios das plantas de cobertura?

Agricultura sustentável: quais os benefícios das plantas de cobertura?

Conheça os benefícios e as práticas inovadoras das plantas de cobertura na melhoria do solo

O uso de plantas de cobertura é fundamental para melhorar as condições do solo, segundo especialistas como o engenheiro-agrônomo Lauro Krunwald. Essas plantas permanecem no mesmo lugar após completarem seu ciclo, beneficiando o solo e as culturas subsequentes.

As vantagens das plantas de cobertura incluem o combate à erosão do solo, proporcionando uma camada protetora contra o impacto direto das gotas de chuva. Além disso, essas plantas abrigam uma fauna benéfica e fornecem matéria orgânica essencial para a estruturação e retenção de umidade do solo.

Outro benefício é atuar como isolante térmico, reduzindo a temperatura do solo e evitando a evaporação da água. As plantas de cobertura também ajudam a evitar a compactação do solo, graças às suas raízes vigorosas que aumentam sua porosidade.

Essas plantas têm a capacidade de fixar nitrogênio no solo, o que é fundamental para o crescimento das culturas agrícolas. Além disso, contribuem para a redução do crescimento de plantas daninhas e funcionam como herbicidas naturais.

O sistema de plantio direto, que inclui o uso de plantas de cobertura, é amplamente recomendado. Após o ciclo vegetativo, essas plantas formam uma camada de palha sobre o solo, sem a necessidade de revolver o solo, promovendo assim um manejo mais sustentável da terra. As informações são do Ciclo Vivo.

Giovana