Confira a importância da conscientização ambiental

Confira a importância da conscientização ambiental

Consumo e sustentabilidade não precisam estar dissociados; no entanto, é preciso que as pessoas passem a consumir de maneira consciente

“Cuidar bem da natureza é um cuidado conosco também. Procuro pensar que a forma como as pessoas tratam o planeta é semelhante à lei do inquilinato. Quem aluga um imóvel não precisa devolvê-lo nas mesmas condições em que o encontrou? Então, é obrigação do ser humano fazer o mesmo”, disse o jornalista André Trigueiro, referência na cobertura de meio ambiente, que conversou com a PROTESTE sobre a importância da conscientização ambiental.

Em sua avaliação, é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de mudança de comportamento, para evitar um colapso ambiental. “Já houve uma grande evolução nesse quesito, mas a humanidade ainda tem muito que caminhar”, afirmou o jornalista, que é repórter e apresentador da TV Globo e Globo News e foi capa da revista PROTESTE de junho

Na avaliação de André, algumas transformações sociais e econômicas são fundamentais para a preservação do planeta. “Hoje, as pessoas já têm um olhar mais atento para o consumo consciente. Exemplos disso são as construções sustentáveis, as mudanças na forma de mobilidade urbana, a preocupação com a economia de água e de energia, entre outros aspectos”, destacou. 


Educação é fundamental para a conscientização ambiental

Segundo André, o processo de conscientização é lento, mas progressivo. E uma das maneiras de promover atitudes social e ambientalmente responsáveis é investindo na educação das pessoas. 

“A forma como geramos resíduos no dia a dia, as emissões de gases poluentes e o avanço sobre as florestas trazem grandes riscos ao ser humano, como a pandemia que vivemos atualmente. Por isso, é fundamental que o ser humano se conscientize sobre as boas práticas de preservação”, ressaltou. 

Como exemplo, ele abordou a importância de ter um olhar consciente acerca do consumo. “Ao comprar um determinado produto, é importante que o consumidor avalie não apenas a sua necessidade, mas também como foi o processo produtivo desse item. Ele foi fabricado por uma empresa ambiental e socialmente responsável? Qual o caminho dessa mercadoria desde a matéria-prima até a sua casa?”, exemplificou. 

Redução de resíduos faz parte da conscientização ambiental

O jornalista também abordou a importância de reduzir a geração de resíduos, evitando o desperdício e minimizando o acúmulo de lixo que, além de sobrecarregar aterros, também polui o solo e o lençol freático, causando doenças e outros males sociais à população.

“A maior parte dos resíduos sólidos pode ser encaminhada à reciclagem, gerando inclusive renda para comunidades de catadores. Essa prática, que é o princípio da economia circular, além de reduzir o acúmulo de lixo, também fornece insumos para a indústria de transformação”, apontou. 

Já o lixo orgânico pode ser tratado em casa, por cada consumidor, por meio de uma composteira doméstica ou encaminhamento a composteiras comunitárias, que fornecem materiais (adubo) para hortas orgânicas. “Em minha casa, sou lixo zero, não produzo resíduos”, disse André. Segundo ele, todos os resíduos são separados e enviados à coleta seletiva ou compostagem. 

“É fundamental que as pessoas mudem suas atitudes, em todo o ciclo de consumo. Ao optar por comprar de empresas responsáveis, a tendência é de que cada vez mais os fabricantes enxerguem a importância de transformar os métodos produtivos. Além disso, a redução de resíduos e o consumo consciente são essenciais para a preservação do planeta”, afirmou.