Andar descalço faz bem para a saúde?

Andar descalço faz bem para a saúde?

Desvendando os segredos ancestrais dos pés descalços e os impactos positivos na saúde física

Nos tempos modernos, o uso constante de calçados limita certas habilidades físicas herdadas de nossos antepassados, como caminhar descalço por longas distâncias ou subir em árvores.

Kiki Martínez, especialista em hatha yoga e yogaterapia, destaca a importância dos pés como base estrutural do corpo. Ela ressalta a complexidade dessa parte do corpo e sua relação direta com problemas nos joelhos, quadris e coluna, enfatizando a função dos receptores na planta do pé.

Agustín Guarna, pesquisador evolutivo em saúde, salienta a necessidade de fortalecer os músculos dos pés em vez de depender de calçados acolchoados, respeitando a maneira como nosso corpo foi geneticamente projetado. Ele alerta para os danos causados pela falta de uso dos músculos do pé devido ao uso constante de sapatos.

Para quem deseja adotar atividades físicas descalço, Martínez recomenda consultar um profissional para avaliação e sugere a prática de yoga como uma forma de fortalecer os pés e melhorar o equilíbrio.

Guarna sugere uma transição progressiva para treinos descalço, evitando lesões causadas pela adaptação brusca. As informações são do Extra.