Bacalhau: rico em nutrientes e com baixo teor de gordura

Bacalhau: rico em nutrientes e com baixo teor de gordura

Peixe é uma das espécies consideradas magras, também conhecidas como peixes brancos, e é fonte de proteína com baixa caloria

O amor dos portugueses pelo bacalhau teve inicio do século XVI, quando Portugal liderava a exploração marítima. Embora a pesca em Portugal tenha terminado nos anos 70, a paixão pelo bacalhau continua viva. No Brasil, não é diferente, o pescado está tradicionalmente nas refeições na Páscoa, no Natal e no ano novo. E além de saboroso, o bacalhau é rico em nutrientes e tem baixo teor de gordura, afirma a coordenadora do Centro de Competência de Saúde e Alimentação da PROTESTE, Pryscilla Casagrande.

“Em relação ao teor de gordura, os peixes podem ser classificados como magros, semi-gordos ou gordos. As espécies magras, também conhecidos como peixes brancos, de que são exemplo as espécies que habitam o fundo dos oceanos ou mares, designadamente o bacalhau, o linguado e a pescada, apresentam um teor de lipídios na fração muscular inferior a 5%”, afirma Pryscilla. Além disso, uma porção de bacalhau cru com cerca de 100 gramas possui 100 calorias, 23 gramas de proteína e gordura total inferior a 1 grama.

No entanto, o bacalhau não fornece tanto ômega 3 quanto se pensa, segundo artigo da nutricionista na Faculdade de Medicina da Universidade Leonard M. Miller, Sheah Rarback, publicado no Miami Herald. Segundo suas análises. cerca de 100 gramas de bacalhau contém, em média, 228 mg de ácidos graxos ômega 3. O salmão, por exemplo, possui cerca de 2.944 mg de ácidos graxos ômega 3 por 100 gramas.

Uma alternativa para obter mais ômega 3 do bacalhau é combiná-lo com sardinha. Segundo ela, aproximadamente 100 gramas de sardinha podem ter mais de 1.400 mg de ácidos graxos ômega 3. Além de ser um pescado de custo acessível e amplamente disponível nos mercados.

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Óleo de fígado

Ela explica que todos os ácidos graxos ômega 3 no bacalhau estão no fígado, o que não faz parte do filé. “O óleo de fígado de bacalhau era uma parte importante da dieta de uma criança pequena, quando o leite ainda não era fortificado com vitaminas A e D. Uma dose diária ajudou a prevenir o raquitismo e um tipo de cegueira”, conta a nutricionista.

E o óleo de fígado de bacalhau ainda pode ser algo a considerar. Uma colher de chá tem 890 mg de ácidos graxos ômega 3. Além disso, essa quantidade possui 90% da vitamina A recomendada e 113% da vitamina D.

Sheah destaca, ainda, que a American Heart Association recomenda o consumo de pelo menos duas porções por semana de peixe gordo. “Isso inclui salmão, cavala, arenque,sardinha e atum albacora. E para uma terceira porção, eu recomendo bacalhau”, finaliza.

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