Descubra como comprar um chocolate de boa qualidade

Descubra como comprar um chocolate de boa qualidade

Você sabia que para ser chamado de chocolate, o produto precisa ter pelo menos 25% de cacau? Confira as dicas da PROTESTE antes de comprar o seu!

Branco, preto, amargo, meio-amargo, com castanhas, amendoim, passas ou outro recheio: quem não gosta de chocolate? No entanto, o que pouca gente sabe é que, para poder levar esse nome, o produto precisa ter, ao menos, 25% de cacau na composição. Quanto maior o percentual, melhor a qualidade do chocolate – afinal, isso significa que o produto final contém menos gordura e açúcar, por exemplo. 

Os demais ingredientes são leite, açúcar e gordura, que normalmente é a manteiga de cacau. Além disso, podem estar presentes na composição a  lecitina de soja, aromatizantes, gordura hidrogenada, edulcorantes sintéticos e maltodextrinas, entre outros.

Existem propostas de elevação da quantidade de cacau para que o produto possa ser chamado de chocolate. “Uma resolução de 1978 exigia que o chocolate tivesse ao menos 32% de cacau. Porém, em 2005, o percentual mudou para os atuais 25%”, explica Pryscilla Casagrande, coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE.

Segundo ela, atualmente o Congresso Nacional discute projetos que sugerem o aumento desse percentual. Um deles, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe mudança de 25% para 27% na quantidade de cacau no chocolate; outro, que está no Senado, sugere subir o percentual para 35%. “A PROTESTE apoia o projeto do aumento desse percentual de cacau para 35%, pois assim o Brasil estaria se igualando ao resto do mundo e os consumidores ganhariam um chocolate com mais qualidade e benefícios à saúde, já que teriam um produto com mais cacau”, afirma Pryscilla.

Atenção aos rótulos

“É fundamental que os rótulos façam a diferenciação entre chocolates e produtos que têm sabor de chocolate, mas não o são de fato, a exemplo de alguns bombons”, diz Pryscilla.

De acordo com a especialista, o cacau é um alimento funcional, com elevada concentração de fitoquímicos que beneficiam a saúde, quando ingeridos de forma regular. “Os polifenóis do cacau possuem ação antioxidante e atuam na prevenção de doenças. Mas, ao analisar o rótulo, o consumidor deve observar se o cacau é o primeiro ingrediente da lista. Isso significa que é a substância presente em maior quantidade”, ressalta.

Confira as dicas para aproveitar os benefícios do chocolate

“É preciso atenção à qualidade e também à quantidade consumida”, alerta Pryscilla. Além disso, veja as dicas da PROTESTE para aproveitar essa delícia!

  • Prefira os chocolates que declaram o percentual de cacau na embalagem e opte sempre por aquele que trouxer maior quantidade de cacau.
  • Consuma, de preferência, o chocolate em barra do tipo amargo e sem recheios.
  • Evite bombons, chocolate branco e outros alimentos que levam cobertura ou recheio com esse sabor. Muitas vezes, essa cobertura traz pouco chocolate de verdade, além de muita gordura vegetal e açúcar.
  • Para aproveitar os benefícios do chocolate, prefira o cacau em pó aos achocolatados. Além de conter pouco cacau, esses produtos são, geralmente, ricos em açúcar e aditivos alimentares.
  • Evite o chocolate que apresenta açúcar como o primeiro item da lista de ingredientes.
  • Diga não àqueles que apresentam gordura vegetal, óleo de milho, óleo de palma ou outra gordura, além da manteiga de cacau, na lista de ingredientes.
  • Só escolha chocolate diet se for diabético. Com a retirada do açúcar, muitos fabricantes de chocolate diet adicionam mais gordura (e geralmente de outra fonte vegetal) para atingir a textura desejada.
  • Saboreie o chocolate sempre com calma e mastigue devagar. Com isso, você não cai na tentação de comer mais do que deve.
Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt