Limão: alimento polivalente e cheio de benefícios

Limão: alimento polivalente e cheio de benefícios

Usado em forma de suco, tempero ou ingrediente compondo outros pratos, o limão é rico em vitaminas e faz bem à saúde; saiba mais sobre a fruta!

O limão sempre esteve presente na mesa dos brasileiros, como tempero, suco ou mesmo usado no preparo de bolos e doces, entre outros usos. Por ser rico em vitaminas C e B1, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio) e flavonoides (hesperidina e limoneno), ele melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim (LDL), ajuda na formação de colágeno e na absorção do ferro não-heme (ferro proveniente das verduras verdes-escuras e feijão), além de ter ação antibactericida.

Mais recentemente, muitas pessoas começaram a relatar benefícios no consumo de suco de limão em jejum. Porém, Fernanda Taveira, nutricionista da PROTESTE, destaca que apesar dos vários benefícios proporcionados pela fruta, não há evidência de que o uso desta forma possa trazer algum resultado extra, como o emagrecimento. “O limão contém um tipo de fibra chamada de pectina, que auxilia na saciedade. No entanto, a água com limão é basicamente o suco da fruta diluído em água, deixando apenas pouca quantidade da pectina”, esclarece a especialista. 

Independentemente do tipo, o suco de limão é baixo em fibras e em calorias. “Neste sentido, a água por si só gera saciedade, mas a inclusão do limão é uma ótima alternativa para quem quer evitar o consumo de refrigerantes e aí, sim, reduzir o peso corporal. A fruta não tem quase nenhuma gordura e muito pouco carboidrato em sua composição”, afirma Fernanda.

 

Efeito detox não tem comprovação

É importante salientar ainda que o limão não desintoxica; apenas o fígado e o pâncreas desempenham essa função no organismo. Também não alcaliniza o corpo. O que acontece é que a fruta ativa a secreção pancreática, que é necessária para a neutralização de ácidos que chegam ao intestino, e a biliar, que favorece a emulsificação das gorduras. 

“Por este motivo, o consumo de água com limão é uma opção para a melhora da digestão e um auxílio na modulação do sistema intestinal”, explica Fernanda.suco de limaoSeja do jeito que for, a água com limão pode ser consumida a qualquer hora do dia, pois trará os mesmos benefícios que em jejum. “No almoço e no jantar seria até melhor, uma vez que, por conter vitamina C, melhora a absorção de ferro”, afirma.

 

Versatilidade do limão

Para se beneficiar das propriedades do limão, há variadas maneiras além da mistura com água. Ele pode ser usado no cozimento do arroz, como amaciante da carne, no tempero dos peixes e até para dar um toque especial aos chás. 

“Também há diversas formas de incrementar a água com limão, por meio da inclusão de própolis, cacau, cúrcuma, canela, gengibre, guaraná-cipó, óleo essencial de copaíba, spirulina e ora-pro-nóbis em pó, tornando, assim, a bebida ainda mais nutritiva”, garante a especialista.

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt