Nova onda de calor intensa pode elevar temperaturas para acima de 40°C

Nova onda de calor intensa pode elevar temperaturas para acima de 40°C

Esta onda de calor é caracterizada por uma sequência prolongada de dias ou até semanas

Uma nova onda de calor está prevista para atingir o Brasil a partir de quinta-feira, dia 14, com pelo menos oito estados enfrentando temperaturas superiores a 40°C. As informações são da CNN

Os estados afetados incluem parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins e oeste da Bahia, com as temperaturas projetadas para ficarem mais de 5°C acima do padrão para esta época do ano. A persistência desse fenômeno está programada até o dia 20 de dezembro de 2023.

Esta onda de calor é caracterizada por uma sequência prolongada de dias ou até semanas, nos quais as temperaturas em uma determinada região permanecem cerca de 5°C ou mais acima da média. Esta será a quinta ocorrência consecutiva desse fenômeno no país, com registros anteriores nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Para o restante do país e as áreas destacadas em laranja, também são esperadas temperaturas elevadas, embora não de forma tão prolongada quanto nas regiões marcadas em vermelho. Nessas áreas mais críticas, a previsão é de mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal. 

A população deve estar atenta aos impactos potenciais desse calor intenso e tomar medidas adequadas para se proteger.