Calor extremo: como as altas temperaturas afetam a sua saúde?

Calor extremo: como as altas temperaturas afetam a sua saúde?

Forte onda de calor atinge o Brasil com temperaturas de até 45°C

Nos últimos dias o Brasil vem enfrentando dias de calor intenso e a tendência é piorar ainda mais, já que as previsões meteorológicas indicam temperaturas recordes nos próximos dias. 

Estar exposto ao calor extremo associado ao tempo seco sem cuidados básicos pode causar alterações no organismo que trazem riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde mais fragilizada. Por isso, todo cuidado é pouco.

O nosso corpo mantém uma temperatura interna em torno de 36 graus. Ao ser expostos a um estresse térmico (como as, altas temperaturas), o nosso organismo inicia uma série de adaptações para tentar regular a temperatura interna e resfriar.

A primeira reação é eliminar o calor por meio do suor, que é um mecanismo natural. O problema é que o excesso de suor, quando não acompanhado da hidratação oral adequada, pode levar a quadros de desidratação. 

Por sua vez, a desidratação torna o sangue mais espesso, aumentando o risco de formação de coágulos sanguíneos, aumentando o risco de problemas cardíacos. Além disso, o estresse térmico coloca uma carga adicional sobre o coração, fazendo com que ele bombeie mais rápido para dissipar o calor do corpo.

O excesso de calor também pode ser um dos responsáveis pela insolação, caracterizada pelo aumento da temperatura corporal, pele avermelhada e quente, pele seca, dor de cabeça, confusão, náuseas e até mesmo desmaios.

“Essa condição é potencialmente perigosa e requer atenção imediata, pois pode levar a danos graves ao organismo e, em casos extremos, risco de morte. É fundamental buscar abrigo à sombra, hidratar-se e resfriar o corpo em casos suspeitos de insolação”, orienta a infectologista Emy Akiyama Gouveia, do Hospital Israelita Albert Einstein, ao UOL.

Devido à temperatura muito alta associada ao ar seco e poluído, outros sintomas podem ser comuns, entre eles estão sangramento nasal, dificuldade para respirar, tosse e até mesmo crises asmáticas em pessoas predispostas.

O que posso fazer para me proteger do calor?

  • Beba bastante água e não a substitua por bebidas alcoólicas;
  • Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia;
  • Mantenha a sua casa fresca, com janelas abertas;
  • Tome banhos mais frios;
  • Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
  • Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de raios UV, das 11h às 17h.