Alerta: onda de calor extremo vai atingir 5 estados brasileiros

Alerta: onda de calor extremo vai atingir 5 estados brasileiros

Inmet emitiu alerta amarelo, dizendo que as temperaturas podem chegar a 45°C

Estados do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil vão enfrentar uma onda de calor extremo que deve se estender pelo menos até sexta-feira (10).

A informação é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu alerta de nível amarelo para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Este alerta é dado sempre que a previsão indica que a temperatura ficará 5°C acima da média, pelo período de pelo menos dois dias consecutivos. 

No Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nesta semana. Na tarde de terça-feira (7), o município de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, já registrou 42,3°C. Em Cuiabá, no Mato Grosso, a temperatura chegou a 40,4°C.

A cidade de São Paulo está em estado de atenção para altas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o ar quente e seco mantém o tempo estável nesta quinta-feira (9).

Os termômetros na capital paulista oscilam entre a mínima de 20°C ao amanhecer e a máxima de 34°C no meio da tarde, segundo a Meteoblue.

O Inmet segue monitorando a situação. A partir do sábado, 11, se a situação persistir, o aviso de onda de calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.

Previsão do tempo para esta sexta-feira (10), de acordo com a Meteoblue:

– São Paulo: entre19ºC e 30ºC
– Belo Horizonte: entre 19ºC e 32ºC
– Cuiabá: entre 26ºC e 41ºC
– Goiânia: entre 19ºC e 37ºC
– Campo Grande: entre 26ºC e 37ºC