Insolação: os sintomas e como tratar

Insolação: os sintomas e como tratar

A insolação é algo que pode acontecer com qualquer pessoa que é exposta ao calor excessivo e tem sintomas leves e mais graves, que podem levar à morte. Saiba como se prevenir

As idas à praia, clubes e atividades ao ar livre se tornam mais frequentes no verão, e é nesse período que os riscos de insolação aumentam. O excesso de sol pode gerar complicações graves, mas que podem ser evitadas com algumas dicas simples.

Vale lembrar que vivemos em um país tropical, por isso a insolação pode acometer a qualquer um, independentemente da época do ano, sexo e idade. Os devidos cuidados ao fazer atividades ao ar livre ou ficar em lugares abafados são importantes em todas as estações para evitar problemas como a insolação.

Banner canal Reclame

É por isso que neste artigo você vai conferir os detalhes sobre o que é insolação, como tratar, os sintomas e a diferença para queimadura solar. Confira a seguir!

O que é insolação?

A insolação é um problema muito comum nos meses mais quentes do ano, já que ela ocorre por causa da exposição excessiva ao sol e ao calor. Essa é uma condição bastante séria, podendo até ser fatal em alguns casos. Quando ela ocorre, a temperatura corporal aumenta de forma muito rápida e o mecanismo de transpiração não consegue dar conta de resfriar o corpo. É nesse momento que a pessoa sente o mal estar da insolação e pode apresentar diversos sintomas.

Essa é uma condição que deve ser evitada ao máximo, já que ela pode levar ao coma e até mesmo à morte. Lembrando que a exposição excessiva ao sol, principalmente nos dias mais quentes, também contribui para as queimaduras na pele e aumentam os riscos do câncer de pele. E no caso do calor intenso, ele pode causar outros problemas, como a desidratação.

Segundo a Universidade de Harvard, a insolação pode se apresentar de duas formas. A primeira delas é a insolação por esforço, que acontece quando alguém pratica exercícios físicos em um ambiente quente ou faz atividades de grande intensidade. Costuma acontecer com pessoas jovens e saudáveis, que ignoram os primeiros sinais do problema. O segundo tipo é a insolação sem esforço, que ocorre em pessoas idosas, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas, que pode não ter a capacidade reduzida de regular a própria temperatura corporal. Assim, quando expostas ao calor extremo, elas não tem a atitude de evitar os sinais do problema.

Sinais que contribuem para a insolação

Ainda de acordo com Harvard, alguns sinais do corpo humano podem contribuir para a insolação, que podem ser: A desidratação; a obesidade; usar roupas quentes em dias de calor; privação do sono; não estar acostumado com o calor; o uso de alguns medicamentos, como laxantes e diuréticos; estar em um local com má ventilação; e, já ter tido insolação em outro momento da vida.

Principais sintomas da insolação

A insolação pode apresentar sintomas rápidos e longos, dependendo de cada caso. Mas é sempre importante ficar atento aos principais sintomas para evitar grandes complicações. De acordo com um artigo da Universidade de Harvard, o primeiro sintoma é a temperatura elevada, seguida de dor de cabeça, náusea, vômito e fadiga. Nos casos mais graves, a pessoa pode ter mudanças neurológicas, como confusão mental e perda da consciência. Isso acontece porque as membranas ao redor das células, principalmente no cérebro e coração, apresentam problemas de funcionamento em altas temperaturas. E a pessoa também pode ter problemas nos órgãos, o que pode levar à morte. 

Lembrando que crianças e idosos podem sofrer ainda mais com as consequências do excesso de sol, por isso eles precisam de cuidado especial. Confira a seguir quais são os sintomas da insolação.

Dores de cabeça

A dor de cabeça pode surgir lentamente e indica algo de errado no corpo. No caso da insolação, o sintoma pode surgir devido à alteração na temperatura corporal, que gera um sinal de alerta para o organismo.

Náuseas e vômitos

Outro sintoma comum da insolação é a náusea, que surge lentamente e também funciona como um sinal de alerta para o corpo. A náusea é uma sensação de mal-estar que surge no estômago e pode ser acompanhada de ânsia de vômito.

Dica: Como cuidar da pele no verão e evitar danos

Tontura

A tontura geralmente é um dos sintomas lentos da insolação, causando desorientação e desequilíbrio. Ela indica alterações no organismo, como alguma mudança na função cardíaca

Visão turva

A visão turva é outro sintoma que pode surgir com a insolação. Ele ocorre por diversos motivos, como a secura nos olhos e a exposição à luz com muita intensidade. 

Confusão mental

Por fim, outro sintoma muito comum causado pela insolação é a confusão mental. O paciente pode ficar desorientado ou completamente confuso sobre o que está acontecendo. Isso ocorre por causa das alterações no organismo, como o aumento da temperatura, que geram uma sobrecarga de todos os sistemas internos e interferem no raciocínio lógico.

Quando procurar ajuda médica?

A insolação tem diferentes níveis, podendo se tornar um problema grave e até fatal. Por isso, é importante saber quais são os casos extremos de insolação, como os sintomas se manifestam e quando é necessário buscar ajuda médica de emergência. Lembrando que em casos graves as ações devem ocorrer com agilidade para evitar complicações.

Os sintomas que indicam um caso de insolação grave são:

  • temperatura do corpo muito elevada;
  • extremidades arroxeadas (pés, mãos e lábios);
  • respiração rápida e com dificuldade;
  • palidez;
  • desmaio;
  • convulsão;
  • fraqueza muscular;
  • coma.

Se não tratada com urgência, a insolação grave pode levar à morte. Por isso, fique atento aos sintomas e procure ajuda médica rapidamente em caso de exposição excessiva ao sol ou quando identificar algum desses sintomas. 

Como tratar a insolação e como é o diagnóstico?

A insolação é tratada de acordo com o estado de saúde do paciente. Algumas pessoas podem apresentar quadros leves, com apenas alguns sintomas, enquanto outras apresentam sintomas mais graves, como desmaio, extremidades arroxeadas e até o coma.

Em todo caso, é sempre recomendado consultar um médico para saber a melhor forma de tratar o problema e reduzir o desconforto gerado pela insolação. O diagnóstico médico será feito a partir da avaliação clínica e também da realização de exames, como checar a temperatura, tomografia computadorizada, exames de sangue, punção lombar, exame de urina e checagem do funcionamento dos rins.

A recuperação do quadro de saúde de uma pessoa com insolação pode levar alguns dias ou até meses para o desaparecimento de todos os sintomas.

Confira abaixo a lista do que deve ser feito durante um caso de insolação:

Ir para um ambiente fresco e ventilado

Durante um caso de insolação, é fundamental que a pessoa fique em um ambiente fresco e ventilado para que aos poucos o seu organismo atinja a temperatura ideal. Portanto, procure abrigo em locais sombreados e cobertos, fique próximo às janelas com boa ventilação e remova o máximo possível de peças de roupa.

Evitar aglomeração

Outra dica importante para lidar com a insolação é evitar locais com muitas pessoas. As aglomerações geram uma sensação de sufocamento e aumentam a temperatura do ambiente, o que resulta em estresse, calor e complicações para quem está passando por um caso de insolação.

Dica: Salmonella: o que é, sintomas e tratamento

Ficar de repouso

Também é importante ficar de repouso para lidar com a insolação. Entenda que o organismo passou por uma situação muito desgastante por conta da exposição ao sol e ao calor. Portanto, ele precisa desse tempo em repouso para se recompor.

Beba água

Uma forma de baixar a temperatura corporal, se refrescar e se hidratar é bebendo bebidas geladas. Dê preferência para a água mineral. Vale ressaltar que as bebidas alcoólicas devem ser evitadas, já que elas podem causar ainda mais prejuízo para quem está sofrendo com a insolação. Os chás, água de coco e sucos naturais são opções, mas a água é sempre prioridade nesse quesito. 

Baixar a temperatura corporal

Outra dica para tratar a insolação é baixar a temperatura corporal. Existem várias técnicas diferentes, como tomar banho gelado, fazer compressa gelada, entre outras. É importante baixar a temperatura para fazer a regulação do organismo, já que esse mecanismo natural foi prejudicado por causa da exposição prolongada e excessiva ao sol e ao calor. Você também pode colocar compressas frias na cabeça, pescoço, axilas e virilhas. 

Casos mais graves

Nos casos mais graves, que pode ter desmaio e confusão mental, a recomendação é procurar o serviço de pronto-socorro mais próximo para que a pessoa possa receber a hidratação venosa e atendimento emergencial para evitar o desgaste dos órgãos internos por causa da temperatura elevada.

Guia do direito do consumidor

Como prevenir a insolação?

A melhor forma de evitar a insolação é através da prevenção. Felizmente, há algumas atitudes simples que podem ser aplicadas por qualquer pessoa para evitar esses sintomas. Veja as dicas que a PROTESTE trouxe para você e coloque-as em prática durante a ida à praia ou clube. 

Evitar a exposição ao sol em horários de pico

A principal dica para prevenir a insolação é evitar a exposição ao sol em horários de pico, quando a radiação solar é mais intensa e pode causar problemas como o aumento da temperatura corporal e queimaduras na pele. Mesmo com o protetor solar, ficar exposto ao sol e ao calor intenso pode trazer complicações como a insolação.

Consumir alimentos leves

Também é importante consumir alimentos leves para evitar a insolação. O processo digestivo consome bastante energia do nosso organismo, e isso pode acabar interferindo em outras funções básicas, como a regulação de temperatura corporal. Escolha alimentos leves, como frutas, vegetais in natura, saladas e lanches naturais.

Usar roupas frescas

Por último, ao ficar exposto ao sol ou a altas temperaturas, é importante usar roupas frescas. Dê preferência para tecidos leves e peças que permitam a ventilação do corpo, como shorts de tecido leve, bermudas, camisetas ou camisas soltinhas, vestidos e saias, calçados abertos e acessórios como chapéus, bonés, viseiras e óculos de sol.

Dica: Como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo

Queimadura solar

Popularmente, as pessoas chamam queimadura solar na pele de insolação. Porém, a insolação, como dito acima, é diferente e tem sintomas mais graves e que afetam a temperatura corporal e os órgãos internos. Enquanto isso, as queimaduras solares atingem a pele que recebe muito sol sem a proteção adequada. Por isso, antes de se expor ao sol, lembre-se sempre de passar o protetor solar e usar roupas, boné e guarda-sol para se proteger dos raios do sol.

Caso as queimaduras aconteçam na pele, alguns cuidados devem ser tomados. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a primeira dica é ir para um local protegido do sol. Então, você deve tomar banho frio para aliviar a dor na pele e se secar suavemente para não agredir a pele. Também é recomendado que beba bastante água natural para evitar a desidratação.

Caso a pele apenas apresente vermelhidão e esteja sem bolhas, você deve aplicar um hidratante com aloe vera, hidrocortisona ou loção pós-sol para ajudar a pele a recuperar a hidratação e evitar o ressecamento. Caso a pele apresente bolhas, você deve procurar um médico para checar o grau da queimadura e receber os cuidados adequados. Não deve-se estourar as bolhas, que devem desinchar naturalmente e precisam ficar protegidas contra infecções.

Ao apresentar queimadura solar, a pessoa deve evitar a exposição ao sol e proteger a pele com roupas leves e cuidar bem da cicatrização da pele para evitar problemas prolongados.

Outras consequências comuns são o envelhecimento celular e o câncer de pele. Portanto, é sempre recomendado utilizar o protetor solar adequado para cada tipo de pele, evitar os horários com maior incidência de radiação solar e utilizar acessórios de proteção, como chapéus.

Mantenha-se informado com a PROTESTE 

Viu só como a exposição ao sol e ao calor de forma excessiva podem ser prejudiciais ao organismo? Agora que você já sabe os problemas causados por essa exposição e como a insolação pode ter consequências graves, convidamos você a continuar se informando aqui na PROTESTE.

Conheça os blogs MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá para mais informações sobre saúde e bem-estar, direito do consumidor e tecnologia, respectivamente.

A maior associação de consumidores da América Latina realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado, de eletrônicos a itens alimentícios. As avaliações são realizadas em laboratórios credenciados e a partir de critérios rigorosos.

Também disponibilizamos o canal Reclame, desenvolvido para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Os associados PROTESTE têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesso o site ou ligue para 4020-7747.

Texto atualizado em 29/02/2024.