Novo remédio contra queda de cabelo é aprovado pela Anvisa

Novo remédio contra queda de cabelo é aprovado pela Anvisa

A Agência aprovou a medicação para tratamento da alopecia areata, doença que provoca queda capilar

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no mês passado o primeiro tratamento para alopecia areata, doença inflamatória que provoca a queda de cabelo.

A alopecia areata é caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas, ou ovais do couro cabeludo, ou em outras partes do corpo, como cílios, sobrancelhas, e barba.

Aproximadamente 1% a 2% da população é afetada pela doença, indiferente de sexo e etnias, podendo aparecer em qualquer idade. Apesar disso, 60% dos casos dos seus portadores terem menos de 20 anos.

A medicação, o baricitinibe, também conhecido pelo nome comercial de Olumiant, poderá ser administrado em pacientes adultos com o quadro grave da doença.

Além da alopecia areata, esta medicação também é indicada para o tratamento contra artrite, dermatite e no Brasil, o Olumiant também é aprovado para tratar de alguns casos da COVID-19.

Em estudos, o baribaricitinibe teve grande eficácia para o tratamento da queda de cabelo causada pela alopecia areata. O medicamento chegou a comprovar pelo menos 80% de cobertura capilar do couro cabeludo em pacientes após 36 semanas de tratamento.

Como se trata de uma nova indicação terapêutica, o medicamento já está disponível. Em nota, a fabricante Eli Lilly do Brasil informou ao G1 que a dosagem de 4 mg tem um preço máximo ao consumidor (PMC) de R$ 5.648,25, sem impostos. Em farmácias online, porém, o preço de varejo do medicamento tende a ser mais caro.