Ovos: como conservar e consumir

Ovos: como conservar e consumir

Você deve evitar utilizar o produto cru, pois é possível que existam bactérias nocivas. Ideal é cozinhar por 12 minutos

O ovo é bastante popular entre os consumidores, mas exige cuidado já que pode estar contaminado com bactérias. Confira nossas dicas para conservar e consumir ovos.

Dicas para conservar os ovos

Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo.
O ovo deve ser guardado dentro da geladeira, nas prateleiras, mais ao fundo. Não se deve deixar o alimento na porta
Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar é pôr o ovo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica.

Como consumir

  • Pessoas saudáveis podem consumir um ovo por dia. Porém, ele não deve ser a única fonte de proteína de sua refeição.
  • Não consuma ovos crus ou com a gema mole, pois bactérias como a Salmonella spp. podem estar presentes. A melhor forma de ingerir o ovo é após cozinhá-lo por 12 minutos.
  • Conheça a procedência do alimento. Verifique sempre no rótulo da caixa do ovo o selo da Inspeção do órgão público responsável.
  • Se você é esportista, pode ingerir até duas claras de ovos para conseguir proteínas que auxiliam a recuperação e restauração dos músculos. Só não as consuma cruas.
  • Fuja das dietas apenas a base de ovos.
  • Não use as claras de ovos com propósitos estéticos, pois o efeito das proteínas, nas condições em que estão no alimento, não é o ideal. Prefira cosméticos com proteínas já adaptadas.

Gostou das dicas para conservar e consumir ovos? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre alimentação e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.