Palestra de lançamento do Você Chef no Rio é um sucesso

Palestra de lançamento do Você Chef no Rio é um sucesso

Para uma audiência de entusiastas de gastronomia, a chef Cris Leite falou sobre as principais tendências para quem quer investir no próprio negócio no ramo

A chef Cris Leite realizou na quinta-feira (12/3) a palestra de lançamento do curso online Você Chef: Da cozinha ao lucro, na Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro. E o evento foi um sucesso, com participação ativa do público, formado sobretudo por potenciais donos de pequenos negócios gastronômicos, futuros investidores e estudantes. As inscrições para o curso de capacitação para negócios nesse segmento estão abertas. E as vagas são limitadas, não perca tempo.  

Cris apresentou ao público as principais tendências de negócios nesse segmento. E deu dicas importantíssimas para quem está começando um negócio na área. Além de contar sua história de sucesso nesse ramo.

A chef pontuou que o mercado brasileiro de alimentação está em franca expansão. No entanto, o pequeno investidor precisa entender o desejo do consumidor e atendê-lo da melhor forma possível. “O brasileiro está comendo mais fora de casa. Ou seja, tem público, tem mercado, mas é preciso entender esse consumidor”, afirma Cris. 

E por onde começar? O primeiro passo é identificar a principal habilidade na cozinha. E treinar muito com amigos e familiares antes de tentar ganhar o público em geral.

Mas ela faz um alerta. Há negócios nessa área que estão extremamente saturados, por isso é preciso fugir do óbvio. “Existem nichos que ainda não estão sendo bem explorados. Por exemplo, quem tem habilidade na cozinha pode ter um negócio de chef em casa em vez de abrir um restaurante. Esse serviço é muito procurado e tem alto valor agregado” afirma.

Mas os exemplos não ficaram por aí. Comidas naturais para festas infantis, merendas para crianças, lanches saudáveis para funcionários de empresas e até mesmo comidas especiais para bichos de estimação foram alguns dos exemplos dados.

Aliás, foi assim que a chef começou sua jornada no ramo de gastronomia. Quando seu filho era pequeno, ela precisou montar um kit festa para um aniversário dele. E logo seu talento para aquilo foi reconhecido. Foi o pontapé inicial para atuação nessa área.

dicas para quem quer comecar
Dicas valiosas para quem quer começar

Ao fim do evento, a chef Cris Leite conversou com o MinhaSaúde e deu mais algumas dicas. Veja os principais pontos da conversa. 

De todas as dicas que você deu, qual você diria que é a mais importante para quem quer empreender em gastronomia?

É preciso achar sua vocação. Se você tem uma habilidade em algo, use-a a seu favor. Não empreenda com comida asiática só porque é moda. É preciso ter uma conexão com aquilo que se faz.

Por que essa conexão é importante?

Porque um produto com uma história pessoal é muito mais valorizado. Além disso, é importante ter foco, não abrir muito o leque de opções no início, por isso deve-se empreender naquilo que já se sabe fazer.

E qual é a importância de se capacitar para abrir um negócio próprio?

Hoje é muito mais fácil ter acesso a capacitação. O curso online Você Chef da PROTESTE, por exemplo, com sete módulos, por um valor bastante acessível, é um presente para quem deseja empreender. Quem quiser se sobressair no mercado, precisa se qualificar e se manter atualizado.

É importante sempre inovar?

É importante estar atento às demandas dos consumidores. Quando você tem um produto de sucesso, você não pode colocar todas as suas fichas nele. Os produtos têm ciclos de alta e baixa de venda, mas é preciso estar sempre pensando em novas opções. As grandes marcas também fazem isso.

Quais os principais erros cometidos por pequenos empreendedores?

O principal é a falta de um plano de negócios. E não é preciso ter um conhecimento técnico profundo para fazer um. Plano de negócios é aquilo que você faz no ano novo na sua casa, planejando o ano que começa. É importante saber onde se quer chegar. 

Como escolher um segmento para atuar?

A oportunidade muitas vezes está do seu lado. Um amigo que não pode comer glúten, por exemplo, é um potencial cliente que é muito mal atendido hoje. Aí certamente vai estar um nicho de negócio interessante. 

É preciso grandes investimentos para começar?

Muitas vezes, a pessoa que sabe cozinhar quer abrir um restaurante. Mas será que isso é o melhor para ela? Se ela optar por esse caminho, vai ter que deixar de fazer o que gosta (cozinhar) e administrar o restaurante. Aí vem a frustração. Seria melhor, para ela, cozinhar na casa das pessoas em eventos específicos. 

Chegou a hora de abrir seu negócio

As dicas da chef Cris Leite são um bom ponto de partida para quem pensa em abrir um negócio gastronômico. E a PROTESTE pode te ajudar no próximo passo, com o Você Chef: Da cozinha ao lucro