Qual é o peso ideal durante a gravidez?

Qual é o peso ideal durante a gravidez?

Excesso de peso pode ser prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê; saiba qual dever se o peso ideal durante o período

Qual é o peso ideal da mamãe durante a gravidez? O excesso de peso durante a gravidez pode ser prejudicial, tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, manter o peso em uma faixa saudável durante a gestação é fundamental. Embora as mulheres não devam se preocupar em emagrecer durante esse período, elas não precisam comer mais do que o necessário.

Em mulheres que apresentam obesidade ou excesso de peso, os riscos incluem diabetes gestacional, hipertensão gestacional (pressão alta), parto cesáreo, defeitos congênitos e até morte fetal. Além disso, nesses casos, aumentam as chances da criança ter obesidade posteriormente.

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Sendo assim, a alimentação durante a gestação deve ser observada e mantida de acordo com as necessidades de cada uma. Isso dependerá do Índice de Massa Corporal (IMC) antes da gravidez, a taxa de ganho de peso, idade e apetite. Todas as grávidas devem seguir uma dieta variada, que contenha alimentos ricos em nutrientes. Também pode ser necessário tomar um suplemento vitamínico e mineral, se recomendado por um médico.

Muitas mulheres já iniciam a gravidez com o IMC alto, e durante a gravidez acabam ganhando mais peso do que é saudável, o que pode ser danoso à saúde. Pesquisas apontam que o risco de problemas durante a gestação e o parto é menor quando o ganho de peso é mantido dentro de uma faixa saudável.

Controle na alimentação ajuda a manter peso ideal na gravidez

Em geral, as mulheres que apresentaram um IMC saudável antes de engravidar, precisam consumir entre 2.200 e 2.900 calorias por dia durante a gestação. O ideal é que haja um aumento gradual de calorias à medida que o bebê cresce. Por isso, o primeiro trimestre não requer calorias extras. Durante o segundo trimestre, são recomendadas 340 calorias adicionais por dia.

Já para o terceiro trimestre, é recomendado o consumo de 450 calorias a mais por dia do que era ingerido antes da gravidez. No entanto, é importante estar atento ao que for comer. As calorias adicionais devem vir de alimentos ricos em nutrientes. Por isso, a dieta deve conter proteína magra, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura, vegetais e frutas.

alimentação saudável

Para evitar calorias extras desnecessárias, o ideal é reduzir os alimentos ricos em gorduras sólidas e adicionados de açúcares. Nessa lista, entram os refrigerantes comuns, doces e frituras. A atividade física também pode ser uma boa aliada para o controle de peso durante a gravidez. O recomendado é que mulheres pratiquem 150 horas semanais de exercícios na gestação. Porém, é importante que as grávidas conversem com um médico antes de iniciar ou continuar qualquer rotina de exercícios durante a gravidez.

Diretrizes de peso

As diretrizes que apontam quanto peso as grávidas podem ganhar são baseadas no IMC dessas mulheres antes da gestação. Para entender quais são essas referências, confira abaixo os índices publicados pela Academia de Dietética e Nutrição dos EUA:

Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5
Peso normal: 18,5 a 24,9
Excesso de peso: 25,0 a 29,9
Obeso: 30.0 e acima

Vale destacar que não há diretrizes definidas para o ganho de peso IMC em caso de gêmeos.

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