Pilates ajuda a aliviar sintomas da TPM, veja como

Pilates ajuda a aliviar sintomas da TPM, veja como

Saiba como os exercícios do Pilates ajudam as mulheres a diminuir as cólicas, desinchar e relaxar antes e durante o período menstrual

Os sintomas da tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, atingem boa parte das mulheres e costumam ser bem desagradáveis. Dentre os mais comuns estão a irritabilidade, cansaço, ansiedade, incluindo sensibilidade emocional, passando pela compulsão alimentar. Mas o Pilates pode ser um alívio para alguns sintomas da TPM.

A fisioterapeuta do Instituto Pilates de Guarulhos Ana Luísa Marçal garante que as aulas de Pilates podem ser grandes aliadas das mulheres nesta fase, em artigo publicado no portal Minha Vida.

Embora o Pilates possa aumentar o fluxo menstrual se a mulher já estiver no período, isso não é motivo para faltar as aulas, afirma a fisioterapeuta. Afinal, os benefícios superam as dificuldades, principalmente o que diz respeito às cólicas e ao inchaço.

Segundo ela, os exercícios de mobilidade pélvica no geral são excelentes para alívio da cólica, já que aumentam a circulação sanguínea, gerando outro benefício, drenando o inchaço corporal naturalmente.

Além disso, a atividade física por si só, aumenta a circulação sanguínea e linfática. Assim, após a aula é comum que a mulher urine bastante. Isso confirma que os movimentos aceleraram a drenagem no sistema linfático, ajudando na eliminação desse líquido.

Pilates ajuda na TPM e no período menstrual

Além disso, o profissional pode priorizar exercícios de relaxamento, se a aluna estiver com maior irritabilidade, ou exercícios de mobilidade, se a cólica estiver forte.

A fisioterapeuta conta que, no geral, mescla os exercícios de modo a promover o relaxamento da musculatura lombar e abdominal. Dessa forma, é possível aumentar a oxigenação, fazendo com que as contrações uterinas sejam menos doloridas.

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.