Pílula do dia seguinte: como ter acesso?

Pílula do dia seguinte: como ter acesso?

Informação é a ferramenta mais importante da mulher. Veja como é possível conseguir o medicamento

O contraceptivo de emergência, popularmente conhecido como pílula do dia seguinte, gera sempre muitas dúvidas entre as mulheres. Principalmente em como se consegue uma no momento de necessidade. Essa pílula é uma importante ferramenta para evitar uma gravidez não planejada e abortos inseguros. Diante disso, o site do Drauzio Varella respondeu as principais perguntas.

O que pouca gente sabe é que desde 2012, é possível conseguir a pílula do dia seguinte em qualquer unidade básica de saúde. E não há a necessidade de passar por uma consulta ou ter uma receita médica em mãos.

Nas farmácias, o contraceptivo de emergência custa entre R$15 e R$20. E não há nenhum tipo de exigência para a compra.

Nos serviços públicos de saúde está disponível gratuitamente o levonorgestrel de 0,75mg. Ele deve ser utilizado em até cinco dias após a relação sexual. Importante: não é necessário esperar até o dia seguinte para tomar o medicamento. Pelo contrário, quanto mais próximo da relação sexual desprotegida a mulher tomar a pílula, maior sua eficácia.

Atendimento nos postos

O serviço à mulher nos postos deve ser simples. A mulher faz a solicitação à atendente. O pedido seria encaminhado a uma enfermeira. Por sua vez, a profissional entrega o medicamento acompanhado de algumas dicas básicas de uso.

Portanto, o fornecimento desses medicamentos deve ser o mais simples e eficiente possível. Não deve ter nenhum tipo de exigência, como fazer ficha no posto. E o profissional de saúde não deve fazer julgamentos.

Por isso, a informação é uma grande ferramenta para a mulher. Ela precisa saber do seu direito de obter gratuitamente a medicação. A pílula do dia seguinte pode ser muito útil para evitar uma gravidez indesejada.

No entanto, ela só deve ser usada como último recurso. Nunca se deve substituir métodos contraceptivos tradicionais como preservativos. Pois além de evitarem a gravidez, também protegem contra doenças sexualmente transmissíveis.