Saiba mais sobre o câncer de próstata e problemas que afetam a saúde do homem

Saiba mais sobre o câncer de próstata e problemas que afetam a saúde do homem

Além da conscientização sobre o câncer de próstata, as ações da campanha Novembro Azul têm o objetivo de alertar a população acerca de doenças comuns aos homens.

O câncer de próstata tem evolução silenciosa, pois seus sintomas são, frequentemente, associados a outras condições, como a idade do paciente. Um dos sinais que pode indicar problemas é o aumento da frequência urinária, que pode tanto ser reflexo de um crescimento benigno da próstata, quanto motivado pela doença. 

Por isso, é importante ter atenção a mudanças nos hábitos urinários. Além disso, em pacientes idosos, o aumento da frequência urinária pode trazer outros problemas, especialmente durante a noite, como maior risco de quedas e menor qualidade do sono, prejudicando o humor e a qualidade de vida. 

O problema, conhecido como noctúria ou bexiga hiperativa, afeta até 70% dos homens com mais de 80 anos de idade. Pelo menos metade dos indivíduos acima de 50 anos pode sofrer com isso. Os sintomas incluem aumento da frequência urinária, urgência, incontinência, esvaziamento incompleto da bexiga, hesitação, micção prolongada, gotejamento e jato de urina fraco. Além do aumento da próstata ou bexiga hiperativa, a maior frequência urinária também pode ser causada por lesões na uretra.

cancer de prostata
É possível reduzir esses sintomas?

Alguns estudos apontam que substâncias como beta-sitosterol, extrato de casca de pygeum, licopeno, boro e melatonina contribuem para reduzir a frequência urinária noturna. 

O beta-sitosterol, principal fitosterol presente nos vegetais e nas frutas, atua como um inibidor de uma enzima da próstata, chamada 5-α-redutase, que converte a testosterona em di-hidrotestosterona. A substância ajuda a reduzir o aumento da próstata relacionado à idade.

Pygeum africanum é o nome científico da cerejeira africana. O extrato de sua casca tem efeitos anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a hiperatividade da bexiga e reduzem o aumento da próstata.

O licopeno, encontrado no tomate e em algumas outras frutas e vegetais vermelhos ou rosados, também tem propriedades anti-inflamatórias. A substância tende naturalmente a se concentrar na próstata.

Assim como o beta-sitosterol, o licopeno também tem a capacidade de reduzir a produção de di-hidrotestosterona na próstata, evitando um dos principais fatores de aumento da glândula. Além disso, a substância tem propriedades antiproliferativas, prevenindo o crescimento anormal de células. 

O mineral boro tem demonstrado um papel importante ao reduzir vários marcadores de inflamação, como TNF-α , IL-6 e proteína C reativa . Ele também modula a função do hormônio sexual e melhora o impacto dos fatores de aumento da próstata.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal que ajuda na indução do sono. Alguns estudos atestam que seu uso em homens que sofrem de noctúria significativa, acordando em média três vezes por noite para urinar, são beneficiados ao suplementar a substância. 

“Importante lembrar que todos os homens com mais de 40 anos de idade devem realizar o exame de próstata anualmente, pois ele auxiliará na identificação de câncer de próstata, que é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Procure um urologista ou proctologista e agende o quanto antes a sua consulta”, destaca Pryscilla Casagrande, especialista da PROTESTE.

Faça sempre as melhores escolhas para a sua saúde e o seu bolso! E se tiver problema de consumo, envie uma reclamação! SAIBA MAIS arrow_right_alt