Temperatura sobre controle para todas as situações: copo térmico da Pacco recebe selo de Melhor do Teste

Temperatura sobre controle para todas as situações: copo térmico da Pacco recebe selo de Melhor do Teste

Thermocup foi superior aos concorrentes na manutenção da temperatura do líquido além de apresentar boa construção com qualidade nos materiais

De tempos em tempos, aparecem certas tendências no mercado que acabam vindo para ficar. Recentemente, os copos térmicos passaram a fazer parte do imaginário do consumidor brasileiro, que adotou o produto como companheiro valioso seja no dia a dia ou para usar em eventos ou viagens.

Mas, como funcionam esses copos e suas promessas de manter as temperaturas de bebidas quentes e geladas por um longo período? Saber se realmente funcionam e quais são suas características mais importantes são essenciais para uma compra acertada por parte do consumidor.

Levando isso em consideração, para ajudar nesse processo, a Proteste realizou um comparativo entre 9 marcas de copo térmico do mercado e colheu os resultados de desempenho em laboratório. O grande vencedor foi o Thermocup da Pacco, eleito Melhor do Teste.

Confira abaixo sobre como foi feito o teste!

Quente e gelado: qual é a ‘mágica’ dos copos térmicos?

Quando estamos tomando alguma coisa, seja quente ou gelada, o maior dilema fica sempre entre beber rápido para aproveitar a temperatura ideal ou desfrutar da bebida por mais tempo, mas aceitando que ela vai esfriar ou esquentar naturalmente.

Os copos térmicos aparecem para solucionar esse problema, mas como fazem isso?

O propósito de um recipiente térmico é impedir que aconteça a transferência de calor entre o líquido em seu interior e o ambiente externo — assim funcionam os copos e as garrafas térmicas.

Dessa forma, seja para conservar o café bem quente por mais tempo, em uma região com temperatura amena, ou manter a cerveja gelada, em um típico dia de verão, o uso de um frasco térmico é adequado.

A maioria das versões de copos térmicos encontrados no mercado, têm uma camada interna e outra externa de plástico ou metal, separadas por duas camadas de vidro com vácuo entre elas. O vidro é revestido com uma camada refletiva.

Em alguns recipientes, em vez de vidro, há duas camadas de aço inoxidável, com vácuo e uma camada refletiva entre elas. Normalmente, uma tampa bem apertada  é adicionada à parte superior do frasco. Dessa forma, este produto minimiza a troca de calor por todos os lados, mantendo a bebida próxima à temperatura inicial por mais tempo do que um copo comum.

Clique para conferir o vídeo onde nosso especialista explica como funciona um copo térmico.

Dicas para usar seu copo térmico

Algumas dicas valiosas podem fazer com que seu copo térmico seja ainda mais útil e eficiente, além de durar muito mais tempo, confira:

  1. Para melhorar a manutenção da bebida, é preciso escaldar o copo com água quente ou fria, de acordo com a temperatura do líquido que será adicionado. Para isto, deve-se, primeiro, lavar bem o copo com água e detergente neutro. Depois, aplicar água fervendo, se o líquido a beber for quente, ou gelada, se for fria. Faça movimentos circulares por 10 segundos com o líquido durante o escaldo e jogar fora o líquido. Insira a bebida desejada imediatamente.
  2. Além do exposto acima, usar o copo com a tampa melhora muito seu desempenho, na maioria dos casos.
  3. O copo térmico pode facilmente substituir o uso de copos plásticos, principalmente nos ambientes de trabalho e em confraternizações, o que vai impactar menos o meio ambiente.
  4. O copo térmico não pode ser utilizado em fornos elétricos, micro-ondas ou qualquer tipo de fogão.
  5. O copo não deve ser usado como apoio, pois isso poderá causar amassamento e comprometer a isolação térmica.
  6. O copo pode ser lavado em lava-louça.

Como testamos os copos térmicos

Na hora de avaliar a qualidade de um copo térmico existem diversos fatores a serem considerados. Adquirindo os produtos de forma anatomia nos pontos de venda os levamos a laboratório com metodologias credenciadas.

 Entre os pontos analisados estiveram:

Manutenção de temperatura:

Medimos o tempo de manutenção de temperatura de um líquido gelado (por volta de 0,5°C), considerando o copo com e sem tampa, num ambiente a 30°C, até que a temperatura atingisse 12°C. O copo térmico Thermocup da Pacco foi o melhor produto no geral, pois manteve a temperatura do líquido nesse intervalo por 3 h sem a tampa e por mais de 5 h com a tampa, o que foi considerado excelente.

Capacidade:

Verificamos se o copo, sem tampa, comporta pelo menos o volume de líquido descrito na embalagem. O modelo copo térmico Thermocup da Pacco foi muito bem na avaliação, pois comportou os 600 ml que indicava.

Resistência:

Com o intuito de testar a resitência, foram feitos testes de queda, simulando 4 posições diferentes, de uma bancada de 92 cm para verificar a integridade do copo. Após os ensaios, o copo foi reanalisado simulando o teste de manutenção de temperatura para verificar se houve alguma mudança no comportamento. O Pacco Thermocup suportou muito bem as quedas, continuando apto para ser utilizado.

Peso:

Neste caso, os copos foram pesados com a tampa. O copo térmico Thermocup da Pacco foi bem na avaliação, sendo o terceiro mais leve dentre os copos avaliados. Para o usuário, quanto mais leve for o copo, melhor, pois a tendência é que ele fique segurando o produto, sem apoiar, por bastante tempo.

Informação ao usuário:

O manual de instruções e as informações contidas no produto foram avaliados quanto às instruções de uso e limpeza, bem como a clareza do conteúdo. O copo térmico Thermocup da Pacco veio apenas com um QR Code na caixa, que leva a uma página com as informações. Isso pode dificultar para o usuário, uma vez que precisa de um celular conectado à internet para ter acesso ao conteúdo.

Facilidade de uso:

Nesta avaliação, checamos os seguintes itens:

  •   Facilidade para colocar e retirar a tampa
  •   Facilidade de limpeza.
  •   Recursos para facilitar o uso.
  •   Risco da bebida transbordar com o copo em movimento.

O Pacco Thermocup foi muito bem na facilidade de limpeza e na retirada e colocação da tampa. Em relação aos recursos para facilitar o uso, esse modelo não apresentou abridor de garrafa, nem a base de borracha que minimiza o risco do copo escorregar em superfícies lisas. Além disso, verificamos o risco da bebida transbordar no caso do consumidor utilizar a capacidade indicada de 600 ml com a tampa.

O que o selo no thermocup significa para o consumidor

 A presença do selo da Proteste no produto significa um grande ganho de confiabilidade por parte do consumidor, uma vez que reconhece um produto testado e avaliado em todas as suas capacidades de forma técnica.

 Isso sem dúvida resulta em um ganho de segurança e transparência para o consumidor na hora da compra. O Selo “Melhor do Teste”, além de demonstrar que o modelo avaliado, dentre todos aqueles analisados, foi o que teve a melhor avaliação global, compartilha uma experiência de transparência e preocupação com as relações de consumo por parte da empresa.

“A amostra do produto PACCO THERMOCUP 600 ml, apresentou excelente desempenho em conservar o líquido gelado, além de ser resistente e leve, conforme demonstraram os testes realizados pela PROTESTE. Os resultados encontrados na amostra inspiram segurança e confiabilidade na utilização deste produto”, afirma Dino Lameira, especialista da Proteste responsável pelo teste.

Quem é a proteste

A Proteste é a maior associação de consumidores da América Latina, parte integrante do Grupo Euroconsumers, líder global em defesa dos direitos dos consumidores, atuante há mais de 20 anos no Brasil. Realizamos rigorosos testes de forma independente e isenta, aumentando, através dos selos Proteste, a confiança dos consumidores nos produtos e serviços avaliados.

 No nosso canal Reclame, você também pode enviar sua reclamação caso tenha qualquer problema na compra de produtos ou contratação de serviços. A plataforma foi desenvolvida exclusivamente para colaborar positivamente nas relações de consumo. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, e buscaremos juntos uma solução.

 Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor, basta acessar o site ou ligar para 4020-7753. Para outros assuntos como tecnologia e Direito do Consumidor, visite nosso hubs ConectaJá e SeuDireito.

Quer saber os resultados de outros produtos? SEJA ASSOCIADO arrow_right_alt