Versátil e saborosa: granola Kobber é a MELHOR DO TESTE

Versátil e saborosa: granola Kobber é a MELHOR DO TESTE

De olho nas informações nutricionais, a PROTESTE realizou um teste comparativo para avaliar diversas marcas desse mix saudável

Se alimentar bem é um desafio enfrentado por todos que pensam e almejam melhorar seus hábitos e consequentemente sua saúde. Para que se tenha sucesso nessa missão é importante estar atento aos valores nutricionais dos alimentos, visando compor uma dieta saudável e nutritiva.

No entanto, muitas vezes a rotina puxada e a falta de tempo acabam sendo os principais obstáculos para quem quer comer melhor. Mas existem alternativas, como alguns snacks que são saudáveis e estão  ganhando o gosto do público pela sua praticidade. A granola é um dos mais procurados!

Mas como saber se o produto que você consome é realmente de boa qualidade e nutritivo? 

Para ajudar o consumidor em sua escolha, a PROTESTE realizou um teste comparativo entre diversas marcas de granola no mercado para identificar quais delas entregam os atributos necessários. A grande vencedora foi o produto da Kobber, eleita MELHOR DO TESTE

Confira a seguir mais sobre o teste! 

Quais são os benefícios do consumo de granola na alimentação? 

Primeiramente, é importante destacar que no Brasil não existe uma legislação que defina a composição da granola. Por isso, a falta de padronização permite que cada empresa desenvolva a sua própria receita conforme sua conveniência, objetivos nutricionais e sensoriais. 

De forma geral, a granola se destaca por oferecer abundância de fibras alimentares, energia, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e até ácidos graxos insaturados. Sendo assim, quando adicionada a dieta, em quantidades equilibradas, apresenta-se como um alimento saudável e de alto valor nutritivo, auxiliando o funcionamento adequado de todo o organismo. 

O consumidor deve saber que a granola normalmente inclui cereais diversos, castanhas, frutas secas e, na grande maioria dos casos, contém algum tipo de açúcar. 

Para ajudar na sua escolha, a PROTESTE avaliou a qualidade de marcas disponíveis no mercado.

Cuidados ao consumir a granola 

Os cereais integrais, grãos e sementes da granola podem fornecer um produto com menor índice glicêmico em razão dos carboidratos complexos, que são mais lentamente digeridos. Isso acarreta uma liberação em menor velocidade da glicose no sangue em comparação com outros carboidratos simples, como o açúcar refinado. 

Mas o consumidor deve ficar atento aos rótulos, pois apesar de ser associada a um alimento saudável, a granola pode apresentar altas quantidades de gorduras saturadas e açúcares em sua composição. Portanto, ao comprar sua granola não deixe de verificar a tabela nutricional e a lista de ingredientes.

“Na hora de comprar a granola, verifique a lista de ingredientes, que são sempre apresentados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista está em maior quantidade. Além disso, fique atento aos ingredientes utilizados para adoçar, e prefira as granolas que contêm mel, açúcar demerara ou melado de cana, em vez de açúcar cristal, xarope de glicose ou açúcar invertido, por exemplo. Compare também as tabelas nutricionais e repare a quantidade de fibras e de gordura saturada. Dependendo da sua dieta, pode ser mais vantajoso escolher uma com maior quantidade de fibras e menor de gorduras saturadas e açúcares.” alerta Mylla Moura, especialista responsável pelo teste. 

Como testamos a granola 

Os produtos foram adquiridos de forma anônima pela PROTESTE e a análise dos mesmos foi conduzida por laboratório que possui as análises acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), habilitada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e credenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O objetivo foi analisar a composição do alimento, avaliando seu valor nutricional e a clareza dessa informação nos rótulos. Além disso, através da verificação da qualidade nutricional, foi possível identificar aspectos relacionados à saudabilidade e à veracidade das informações nutricionais.

Neste caso, já levando em consideração alguns parâmetros da nova legislação de rotulagem, que entrou em vigor em outubro de 2022. 

Entre os parâmetros analisados pelos especialistas estavam: 

  • Rotulagem:

Observamos se as informações dos rótulos respeitam a legislação e se orientam o consumidor adequadamente.

  • Veracidade das informações nutricionais:

Analisamos em laboratório as informações nutricionais sobre valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra total e sódio. Comparamos com os valores fornecidos pelas tabelas nutricionais das embalagens.

  • Análises de contaminantes alimentares:

Investigamos se as amostras apresentavam presença das micotoxinas (aflatoxinas B1 + B2 + G1 + G2, Dosoxinivalenol (DON), Ocratoxina A e Zearalenona) e dos metais pesados (arsênio total, cádmio e chumbo), conforme Instrução Normativa n°160/2022 (ANVISA).

  • Análises microbiológicas:

Avaliamos a presença de bolores e leveduras, Salmonella e Escherichia coli conforme os padrões microbiológicos descritos no item Instrução Normativa n°161/2022 (ANVISA).

  • Análise físico-química:

Avaliamos a umidade.

  • Análises macroscópicas e microscópicas:

Analisamos a presença de matérias estranhas macroscópicas ou microscópicas, ácaros mortos, fragmentos de pelo de roedor, fragmentos de insetos e o percentual de cinzas insolúveis em ácido, conforme a RDC n° 623/2022 (ANVISA).

Após completa a avaliação, os especialistas elegeram a Kobber como a MELHOR DO TESTE. A marca, além de ter ido muito bem na avaliação de todos os quesitos, ainda se destacou por apresentar o melhor custo-benefício*.

* Para análise do custo benefício, foram considerados, além do desempenho no teste, os preços praticados nas lojas (mercados, sites, etc). Para fins de padronização das gramaturas, foi levado em consideração o preço médio equivalente a 1 kg de granola de cada marca.

Imagem ilustrativa de embalagem da granola da Kobber de 250g

O que o selo diz para o consumidor sobre o produto

A análise e avaliação de produtos alimentícios, como a granola, ajudam o consumidor a realizar uma compra mais consciente. O que ajuda a estimular o consumo de alimentos realmente saudáveis que cumprem todas as novas normas de rotulagem brasileiras. 

A clareza dessas informações é essencial para que o consumidor tenha uma experiência segura e saudável após a compra. Possibilitando que adicione a granola na sua dieta e sabendo que está adquirindo um produto capaz de melhorar e diversificar sua alimentação. 

Assim, conquistar o Selo de Melhor do Teste, é sem dúvidas, um grande diferencial para a Kobber, que tem os méritos do seu produto reconhecidos e expostos para os consumidores. 

“Que orgulho fazer parte desta conquista! Como líder da linha de granolas, fico imensamente feliz em contribuir com a Kobber para entregar uma granola com alta qualidade e um sabor maravilhoso para nossos consumidores”, comenta Elias de Castro – Líder de Produção de Granolas da Kobber.

Se alimente melhor com a ajuda da PROTESTE

No blog MinhaSaude, através de testes e conteúdos, a PROTESTE te ajuda a consumir e se alimentar com segurança e consciência. Visite o blog para saber ainda mais como os hábitos saudáveis podem melhorar sua qualidade de vida. 

Agora, se tiver qualquer problema na compra de produtos, envie sua reclamação para o nosso canal Reclame. A plataforma foi desenvolvida exclusivamente para colaborar positivamente nas relações de consumo. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução. 

Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue agora mesmo para 4020-7753. Para outros assuntos como tecnologia e Direito do Consumidor, visite nosso hubs ConectaJá e SeuDireito.