Ter uma vida social pode trazer muitos benefícios para as mães

Ter uma vida social pode trazer muitos benefícios para as mães

Encontros com as amigas podem ajudar a esvaziar a mente e liberar as tensões reprimidas, bem como fornecer outras perspectivas para os problemas

Sair com as amigas pode ser fundamental para o bem-estar e equilíbrio nas vidas das mulheres que são mães. Em editorial, o site da Pais&Filhos publicou a análise psicanalítica que aponta os motivos para que as mães apostem numa vida social ativa.

Conversar ajuda

A psicoterapeuta e mestra em psicologia pela USP, Monica Pessanha, mãe de Melissa, esclareceu a importância desse momento com as amigas. “Pensando em como essas relações de amizade são importantes para o bem-estar emocional, há nesses encontros a possibilidades de conversar. Isso faz com que as mães falem em voz alta sobre o que está acontecendo na sua cabeça”.

Segundo Monica, conversar ajuda a esclarecer as coisas que as preocupam. “Os amigos tendem a mostrar as situações através de outra perspectiva, com uma forma diferente de ver as dificuldades”, diz.

Esvaziando a mente

Ela ainda completa que o grande benefício desses encontros é esvaziar a mente e liberar as tensões reprimidas. “A oportunidade de um ‘vale night’ pode ser um momentinho para falar de sexo, de roupas, viagens e de fraldas. Não só sobre os cuidados com os filhos, mas sobre as fofocas comuns da vida”.

Segundo Monica, a maioria das mães não se permite existir individualmente, pois acreditam que estão falhando. “Posso garantir que viver momentos de prazer longe dos filhos só trará equilíbrio à rotina materna e calmaria à mãe”, conta a psicoterapeuta.

Ela também alerta que promover momentos de diversão, mesmo com a vida corrida de trabalho e família, podem evitar alguns dos problemas comuns entre adultos. “Alguns deles são estresse, dificuldades de concentração, falta de vínculos afetivos social, falta de energia e desanimo”.

Por isso, é muito importante que as mães tenham momentos só seus. Mesmo que seja apenas um jantar com amigas, uma pequena viagem no fim de semana ou até ir ao cinema.

Gostou de saber mais sobre a importância da vida social das mães? Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre bem-estar e saúde. Acesse o site da PROTESTE e conheça nossos serviços.