Uma taça de vinho alivia o estresse e reduz a ansiedade

Uma taça de vinho alivia o estresse e reduz a ansiedade

Componente presente em sementes e cascas de uva escura, e também no vinho tinto, faz especialistas assegurarem: vinho alivia estresse

Uma taça de vinho no fim do dia alivia o estresse. E não é o senso comum quem diz isso, mas a ciência. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, o componente “resveratrol”, presente em sementes e cascas de uva escura, e também no vinho tinto, possui efeitos antiestresse. Separada do álcool presente no vinho, a substância poderia ser usada até em tratamentos médicos contra a depressão.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque o resveratrol ajuda a bloquear a manifestação de uma enzima ligada ao controle do estresse e da ansiedade no cérebro. O composto também está presente em outras frutas vermelhas. Até então, a relação entre o componente e essa enzima, a “phosphodiesterase 4” (PDE4), ainda era desconhecida. Essa enzima é influenciada pelo hormônio do estresse, a corticosterona.

Conheça um novo jeito de cuidar da sua saúde.

De acordo com uma das autoras do estudo, Ying Xu, os antidepressivos que atualmente estão à disposição no mercado tendem a se concentrar no controle das funções dos hormônios serotonina e noradrenalina no cérebro.

Vinho alivia estresse mas precisa ser consumido com moderação

Ela explica, porém, que somente um terço dos pacientes com depressão conseguem normalizar suas funções neurológicas, em resposta aos medicamentos. Segundo a cientista, como o resveratrol é capaz de inibir a expressão da enzima PDE4, a substância poderia ser estudada e aplicada como alternativa.”O resveratrol pode ser uma alternativa efetiva a medicamentos usados para tratar pacientes que sofrem de desordens ligadas à depressão e à ansiedade”.

Porém, apesar do vinho auxiliar contra o estresse, vale destacar que o consumo de álcool é altamente nocivo a pacientes com depressão, podendo levar à dependência química. Por isso, os pesquisadores destacam que o resveratrol precisaria ser sintetizado e administrado separadamente.