6 hábitos que vão te deixar mais ativo no dia a dia

6 hábitos que vão te deixar mais ativo no dia a dia

Existem alguns hábitos no dia a dia que podem servir como uma verdadeira atividade física e trazer benefícios à saúde

Alguns hábitos que mantemos em nosso dia a dia podem ser uma atividade física. A prática regular, e não esporádica, de alguma atividade física pode prevenir doenças como hipertensão e diabetes. Mas só isso não faz diferença na vida das pessoas. É preciso existir uma mudança de outros hábitos.

Optar pela academia ou praticar algum esporte, por exemplo, tem um impacto maior no seu gasto calórico, mas nem sempre é viável para todas as pessoas e não é a única saída para estar em movimento. Por isso, as as atividades domésticas podem ser um apoio para nos manter ativos. Por exemplo, uma caminhada mais longo ou exercícios de fortalecimento muscular.

Sendo assim, confira 6 tarefas que estão escondidas na sua rotina e que valem como atividade física:

Levar o cachorro para passear

Levar o cachorro para passear é uma atividade aeróbica super prazerosa. Além de saudável, ela ajuda a estreitar os laços afetivos com seu companheiro.

Limpeza doméstica também é atividade física

As tarefas do lar sempre são pesadas. Tirar o pó, varrer ou esfregar o chão são atividades físicas aeróbicas, que é uma modalidade importante para estimular o sistema cardiorrespiratório. Uma dica é fazer isso com música, para tornar a atividade mais agradável.

Subir escadas é ótima atividade física no dia a dia

Em casa, no trabalho ou na rua, opte pelas escadas em vez do elevador ou das escadas rolantes. Essa é a atitude mais lembrada quando se fala em opções de atividades físicas no dia a dia. Além de aumentar a frequência cardíaca, a prática trabalha músculos importantes das regiões dos glúteos e pernas.

Cuide do jardim

Cuidar do jardim tem o benefício de estar perto da natureza e servir como prática de atividade física. Capinar, cavar, plantar, regar e rastelar são tarefas que recrutam bastante os músculos dos membros superiores, da região abdominal e dorsal (costas). Se você optar por fazer uma horta, por exemplo, ainda garante um incremento saudável na sua alimentação.

atividade física no dia a dia
Tire um momento para lavar o carro

Além de economizar, você ainda vai estar praticando alguma atividade física. Melhor ainda se essa lavagem for feita com baldes, pois vai recrutar ainda mais a sua força e te fazer agachar algumas vezes. Além de ser uma forma consciente de consumo da água.

Lavando roupa à moda antiga

Todo mundo sabe que na correria fica quase impossível abrir mão da máquina de lavar. Mas existem peças que sempre merecem mais atenção. Que tal aproveitar e separar algumas para lavar à mão? Essa também é uma atividade cujos movimentos trabalham os músculos dos membros superiores.

É sempre bom lembrar que um profissional da saúde deve ser consultado antes de iniciar qualquer atividade física. O Serviço Saúde da PROTESTE permite marcar consultas e exames com preços populares.